Páginas

segunda-feira, 13 de abril de 2015

FAMÍLIA SEM FILHOS

Segundo o IBGE, a taxa de fecundidade maternal, no Brasil, começou a cair a partir de 1965 (6 filhos por mulher), a média nos idos de 2000 ficou em torno de 2,2, caindo para 1,7 em 2010. Observamos que, nas décadas de 40 e 50, no interior do Pais, era comum as mães terem 10 ou mais filhos.
O fato econômico foi determinante para que houvesse essa queda de taxa de fecundidade maternal e o aumento dos casais sem filhos nos primeiros anos de casamento ou mesmo, em muitos casos, durante todo o relacionamento, pois as despesas com a criação de um filho, a partir do nascimento até a idade de 23 anos, é em torno de 2 milhões de reais para a classe rica e ½ milhão para a classe pobre.
É muito comum o relacionamento do casal acabar quando acaba o dinheiro, tanto na fase do namoro quanto no período em que estavam morando juntos, casados ou não. A crise financeira de uma empresa, de uma nação atinge as pessoas isoladas ou em grupos.
O modelo econômico sustentado pelo sistema financeiro internacional que estipula o dinheiro como meio circulante, os sistemas de governo, democratas ou não, estão no paradigma da consciência planetária que se mantém viva pela competitividade e separatividade, intimamente interligadas. Isto abrange a tudo e a todos que precisam de meios para sobreviver.
A transição planetária está em pleno funcionamento na vida de uma parcela da humanidade, anteriormente abordada, que vive em cinco pilares: simplicidade, humildade, transparência, alegria e gratidão. É este o contingente de multidão de pessoas, vivenciando um patamar a mais na consciência global, que irá contribuir maciçamente para modificar o paradigma atual.
Aquele olhar de Jesus em Jerusalém em que foi dito “não ficará pedra sobre pedra” se estende também na transição planetária, sendo que a última pedra a cair será o sistema financeiro, pois não serviu a todos, acumulando fortunas nas mãos de poucos e miséria na maioria.
Em outra vertente do pensamento onde a realidade nos chega mais perto e palpável, vemos a presença dos cientistas que contribuíram para que a humanidade tivesse o telefone celular e toda essa gama de inventos originários da física quântica, citamos apenas um, no parágrafo a seguir:
Prêmio Nobel de Física (1963), Eugene Paul Wigner afirmou que não é possível formular as leis da mecânica quântica sem recorrer ao conceito de consciência. Ele alegou que a medida quântica requer um observador consciente, sem a qual nada acontece no Universo [The Information Philosopher]. – in PÉGASO (XIX) – 12 de março de 2015 – Blog Fernando Pinheiro, escritor.
Será que todos têm noção do que acontece no mundo ou a mídia o faz pensar no paradigma vigente? Onde está o conceito de consciência que o cientista Wigner explicitou, se a maioria nem sabe que até os insetos têm consciência? Nem vamos falar sobre o dinheiro do fundo líbio que sumiu. Será que 1 bilhão de dólares é pouco? Não importa, 1 centavo sumido já denota essa densa consciência planetária.
Os casais, formando famílias, se unem para viver num clima ameno e alentador. Eles vivem de acordo com as possibilidades que lhe são apresentadas, tanto cada um individualmente quanto aos grupos sociais ou comunidades de que participam. O dinheiro é o meio circulante que lhe faz obter o que necessita para viver.
Há opção de casais em não ter filhos, quebrando a tradição da família brasileira que, nos idos de 1965, possuía 6 filhos, média apresentada no censo do IBGE, como também há os que pretendem ter filhos sempre quando as circunstâncias favorecerem, isto englobando a carreira profissional, a situação emocional e o elemento dinheiro.
É bom salientar que, nas uniões estáveis como também nas ocasionais, os preservativos (camisinhas), e as pílulas anticoncepcionais inibem bastante a fecundidade maternal. Não há estatística a respeito porque é impossível conhecer a intimidade dos casais. A indústria farmacêutica pode informar apenas o total dos produtos fabricados.
Na família sem filhos há a opção por adotar filhos de outros casais que não quiseram criá-los. Em tudo vemos a busca dos casais se sentirem melhor, assim como vemos em tudo a beleza resplandecer.

www.fernandopinheirobb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário