Páginas

segunda-feira, 27 de abril de 2015

CURUPAITI

Durante décadas do século XX, num terreno de 45 hectares (450.000m²), a Colônia de Curupaiti chegou a abrigar milhares de portadores de hanseníase, a antiga lepra como era conhecida, numa época em que a internação era compulsória, inclusive os filhos que nascessem com a doença passaram a pertencer ao Estado, numa espécie de alienação parental (lei sancionada em 26/08/2010), abrangendo milhares de bebês apartados de suas mães.  
Vale salientar que nessa imensa área de terreno foi acolhida a presença de índios que foram retirados da Aldeia Maracanã, conforme mencionado na crônica PÉROLA DO TAPAJÓS – 18 de novembro de 2014 – Blog Fernando Pinheiro, escritor:
Atualmente, nem mesmo a Aldeia Maracanã (antigo Museu do Índio), ao lado do Estádio Maracanã, pode ser ocupada por eles, quando em trânsito pela cidade do Rio de Janeiro. Depois de muita marcha e contramarcha, no dia 22 de março de 2013, os 22 índios, expulsos daquele local, foram parar em terreno de Jacarepaguá, na antiga Colônia de Curupaiti, ocupada pelos portadores de hanseníase.
Numa época em que o romantismo aflorava com maior vigor, ali existia um cinema com três sessões por semana e um coreto onde as pessoas podiam passar horas amenas e os casais de namorados trocavam juras de amor eterno numa época em que o casamento era antecedido pelo namoro e noivado. Lá foram realizados muitos casamentos.
Um dos ídolos do cinema, naquela época, era Grande Otelo, que fazia dupla com Oscarito em comédias nacionais, ator que conhecemos nos idos de 1988 no sarau de poesia na Biblioteca Pública de Copacabana, estando presentes os declamadores José Brasil, Gerdal Filho, Lúcia Regina e o poeta Homero Homem que encerrou a hora artística elogiando A Sarça Ardente, de Fernando Pinheiro, obra escrita, conforme ele disse, em prosa poética e no decorrer da leitura, encontramos a própria poesia.   
Na década de 80, fizemos uma visita de duas horas a essa colônia, iniciando pelo gabinete do secretário Amazonas Hércules (1912/2004) que nos recebeu com um largo sorriso, denotando sinal de liderança impressionante. Ele esteve lá internado por um longo período de 50 anos, fundou um centro espírita e a todos que a ele recorria sabia encontrar mensagens de amor e de esperança.   
Na ocasião, estava presente Magnólia Nicolich que tinha trabalhado durante 10 anos com Chico Xavier, em Pedro Leopoldo, cidade mineira, bem como o poeta e declamador José Brasil, maranhense de Balsas. O médium Francisco Cândido Xavier, quando visitava, anualmente, durante 13 anos, a Fundação Espírita Marietta Gaio, no bairro de Bonsucesso, na cidade do Rio de Janeiro, não tinha no início tanta aglomeração de pessoas ao redor dele como veio a ter posteriormente. 
José Pereira Brasil (1922/1990), autor dos livros: Agonia do Mundo, Lua Discreta, A Música da Vida, Sejamos como os Lírios, participou da Antologia de Poetas Espíritas, organizada por Clóvis Ramos, editada em 1959 por Irmãos Pongetti – Editores – Rio de Janeiro. 
Em pé, pelos corredores dos pavilhões, avistamos muitos pacientes que nos ouviam em nossa singela apresentação poética. Mesmo nessas circunstâncias, pudemos observar que aquelas mulheres possuíam encantos que nada as faziam perder. 
O reconhecimento interior as faziam ter aquele charme de suave encantamento que era passado a todos sem que houvesse um propósito de comunicação. Nós as vimos numa admiração silenciosa e traduzível apenas nos planos sutis onde a beleza é eterna. Sem dúvida, a proteção de sua beleza interna era conservada por irradiações luminosas dos altos cimos. Os pensamentos criam essa ponte invisível.
Fazer visitas a asilos, casas de repouso, hospitais, creches é altamente gratificante numa medida que não é paga nem exigida. A doação tem recursos insondáveis a qualquer ostentação de atitudes que nos beneficiam muito, muito mais do que podemos saber.
A antiga colônia, criada nos idos de 1929, hoje Hospital Curupaiti, está subordinada à Secretaria Estadual de Saúde que a incorporou ao Instituto Estadual de Dermatologia Sanitária, atualmente abrigando 37 leitos hospitalares, nem todos ocupados por falta de recursos médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário