Páginas

segunda-feira, 22 de maio de 2017

SOFRIMENTO PSÍQUICO

No Programa Roda Viva, levado ao ar, em 04/11/2013, pela TV Cultura, o entrevistado Valentim Gentil Filho, médico psiquiatra e professor da USP – Universidade de São Paulo, disse que a primeira descrição de um caso psiquiátrico caracterizado está em Samuel 16-23 – Livro de Juízes, Velho Testamento.
A propósito, vale transcrever textos da Bíblia, on line:
E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.
Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta;
Diga, pois, nosso senhor a seus servos, que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa, e será que, quando o espírito mau da parte de Deus vier sobre ti, então ele tocará com a sua mão, e te acharás melhor.
Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo.
Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele.
E Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas.
Então tomou Jessé um jumento carregado de pão, e um odre de vinho, e um cabrito, e enviou-os a Saul pela mão de Davi, seu filho.
Assim Davi veio a Saul, e esteve perante ele, e o amou muito, e foi seu pajem de armas.
Então Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar a Davi perante mim, pois achou graça em meus olhos.
E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele. [1 Samuel 16:14-23]
Para a medicina o fato de alguém conversar com entidades espirituais é algo exótico, mas nas sessões espíritas é algo corriqueiro e normal e na Igreja Católica isto requer  autorização clerical e cuidados especiais de envolvimento para buscar o exorcismo.
Valendo-nos de citação bibliográfica, vale mencionar textos anteriores de nossa lavra que comprovam a existência de casos psiquiátricos:
A perda é considerada um dos sintomas da depressão, a antiga melancolia que vem desde a Antiguidade, na Grécia, atravessou a Idade Média quando a Igreja a condenou como pecado porque seus portadores estavam com o demônio. Paracelso e outros médicos do passado estudaram esses sintomas, notadamente Freud que estendeu a Medicina para o campo da Psicanálise.
Além da medicina helênica em que se notabilizou Hipócrates, há registros históricos anteriores: nos séculos 7-8 a.C. as Ayurvedas indianas revelavam a existência das alterações físicas e mentais no ser humano. Esses sintomas já eram observados por uma farmacopeia neosumeriana e pela escola babilônica de medicina no século 18 a.C. [SENDRAIL, 1980]. Apud TAPETE – 23 de fevereiro de 2013 – blog Fernando Pinheiro, escritor]
Da Grécia antiga ressurge também a melancolia, doença conhecida atualmente com o nome de depressão. Segundo a Organização Mundial de Saúde, é a doença que irá ser, nos idos de 2030, a mais comum do mundo, ultrapassando o câncer e as doenças cardíacas [Site Laboratório Oswaldo Cruz]. Apud MATRIX – 24 de fevereiro de 2013 – blog Fernando Pinheiro, escritor.
Na entrevista do Prof. Valentim Gentil Filho, concedida a Mônica Teixeira (p. 111), há o reconhecimento de que os escritores, poetas, filósofos fazem melhor a abordagem do sofrimento psíquico do que os médicos, psicólogos, psicanalistas e psiquiatras. Ele menciona a preferência por Dostoiévski, Proust, Thomas Mann. Indiretamente, fomos beneficiados pela citação da classe a que pertencemos. Muito obrigado, Professor. [O JOGO SOCIAL – 25 de fevereiro de 2013 – blog Fernando Pinheiro, escritor]
Numa sociedade manipulada pelos meios de comunicação em que estabelece o medo como figura de dominação e controle, os esforços médicos, na área de saúde mental, aparecem como recurso de libertação. [VISÃO MÉDICA (II) - 30 de dezembro de 2014 - blog Fernando Pinheiro, escritor]
Considerando ainda as palavras do médico Valentim Gentil Filho em que revela “saúde é muito mais ampla do que a medicina. A medicina é coisa de elite, os médicos são agentes da normalização”, podemos todos nós nos empenhar para que nossos amigos e familiares não venham a ter sofrimento psíquico. A fórmula está resumida no amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário