Páginas

sábado, 16 de janeiro de 2016

BONS COSTUMES

Surpresa no Grande Prêmio de Monte Carlo de 1932, a vencedora da corrida de carros é cercada de fotógrafos e jornalistas, prendeu a respiração de todos, Larita (Jessica Biel) tirou a touca-capacete e todos ficaram admirados. O olhar dela, no meio da multidão, se prendeu ao outro olhar, o de Ben (John Whitattaker), jovem britânico, e os dois se enamoram à primeira vista, começando um namoro que acabou em casamento.
Easy Virtue (Bons Costumes), filme de visual extraordinário, dirigido por Stephan Elliot, nos idos de 2008, conta a história de Larita, viúva americana, campeã em Monte Carlo, Mônaco que, depois de casar outra vez, vai morar na Inglaterra, terra dos pais de Ben, Major Jim (Colin Firth) e Verônica (Kristin Scott Tomas).
Acontece um choque de gerações entre a nora e a sogra. O primeiro instante que choca a nora é quando Larita leu o romance Amante de Lady Chatterley, de DH Lawrence. O choque também é cultural entre uma mulher nascida em Detroit, a terra onde nasceu a indústria automobilística, e a outra que se apega aos costumes da tradição rural inglesa.
As cunhadas de Larita vivem de ilusão, Marion (Katherine Parkinson), achando que vai casar com um príncipe encantado, e Hilda (Kimberley Nixon) pensando que Philip (Christian Brassington), filho do Lord Hurst (Pip Torrens), vai pedir a sua mão em casamento. A sogra alimentara o sonho de ver o filho Ben casar com Sarah (Charlote Riley), irmã de Philip, salvando a família do declínio de status social.
Hilda descobre um recorte de jornal antigo em que é revelado o escândalo em que estava envolvida Larita ao ajudar o primeiro marido, velho e enfraquecido pelo câncer, a morrer por envenenamento. O major repreende essa crueldade que Hilda fez vir à baila. Os engramas do passado, como dissemos, devem ser esquecidos.  
No baile oferecido à sociedade na casa dos pais de Ben, ele se recusa a dançar com a esposa Larita que usa um penteado louro prateado, então o major dança um tango com a nora, ela está determinada a acabar com o casamento com o Ben, ao sair de casa, ela derruba um busto de valor inestimável. O major acompanha a nora, sentindo-se alma gêmea dela, pois o amor dele pela esposa já se acabou.
A música é de Maruis de Vries e canções de Cole Porter. O roteiro é de Stephan Elliot e Sheridan Jobbins, que se inspiraram na peça Easy Virtue, de Noёl Coward. Antes, nos idos de 1928, essa peça virou filme nas mãos do diretor Alfred Hitchcock.
Com cenas do filme Easy Virtue, o Youtube exibe 2 tangos: Por una Cabeza, de Carlos Gardel e Querer – The Rosenberg Trio, na voz de Francesca Gagnon. Como somos amante da beleza feminina, a personagem Larita está linda e sedutora, usando um vestido longo que cobre nádegas imperdíveis dos sonhos meus, um pouco dos encantos mil que ela tem.
Enquanto esses sonhos estão a caminho, ouvimos a música Querer, usada no vídeo do Youtube, tem tudo que pensamos e queremos da vida:
“E para compartilhar
A nossa sede de vida
O dom que nos dá amor
É a vida.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário