Páginas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

TINHA QUE SER VOCÊ

Nos principais papeis, Emma Thompson (personagem Kate), funcionária do governo britânico, morando com a mãe, e Dustin Hoffman (personagem Harvey), o filme Tinha que ser você, dirigido por Joel Hopkins, é a respeito da vida em família. Harvey trabalha em Nova York longe da ex-mulher Jean (Kathy Baker) e da única filha Susan (Liane Balaban) que moram em Londres, Inglaterra.
Last Chance Harvey, nome original do filme lançado nos EE.UU., em 2008, recebeu em Portugal o título A um passo do Amor. Citamos ainda alguns outros artistas: Eilleen Atkins (Maggie), James Brolin (Brian), Daniel LaPaine (Scott), Richard Schiff (Marvin), Timothy Howar (Johnnie), Wendy Mae Brown (Aggie), Adam Astil (business man), Robert Jezek (Polish neighbor), Nick Cavaller (waiter reception), Jamie Sives (Doctor Butler), Ginny Holder (nurse), Vicent Brimble (concierge). A música é de Dickson Hinchcliffe.
No Aeroporto de Heartrow, Londres, Inglaterra, desembarca Harvey, procedente de Nova York, que veio para assistir ao casamento da filha, e logo é surpreendido com a abordagem de Kate que está colhendo dados estatísticos para o governo. Ele alega estar cansado e segue em frente, sem responder ao questionário.
Na volta pra casa, Kate, amante de literatura, está lendo no trem um livro de Anita Harmon. No hotel, Harvey recebe uma ligação da filha dizendo que a mãe alugara um casa para receber os familiares convidados para o casamento dela.
Enquanto isso, Kate vai a uma festa de uma amiga que lhe apresenta Simon (Patrick Baladi) que se mostra interessado em Kate. Ao sair mais cedo, a amiga de Kate a deixa a sós com Simon. Um telefonema de Maggie, a mãe de Kate, faz com que ela se retira do recinto para ouvi-la melhor. Na volta, encontra Simon acompanhado de várias mulheres. Ela ficou desolada e fui ao banheiro para ficar sozinha.
Usando terno cinza claro, Harvey se encontra com a filha que lhe conta que o padrastro é quem lhe conduzirá ao altar na cerimônia de casamento e a ex-mulher dele, agora casada com Brian, no clima de dissabores, pede a Harvey se retirar dali. Ele se retira dizendo que irá voltar no dia do casamento. Ao sair do taxi, Harvey não notou que Kate pegara o mesmo taxi que ele estava dentro há poucos minutos.
No dia seguinte, assiste ao casamento da filha e saiu antes da recepção aos convidados a caminho do aeroporto. No trajeto, liga para o chefe dizendo que perdeu o avião devido ao congestionamento do trânsito e irá chegar mais tarde, mas é demitido por telefone.
Então, conduzindo as malas, Harvey vai ao bar do aeroporto e pede uma bebida. No recinto está Kate de costas pra ele que o vê aflito no momento em que deixa cair gotas de bebida no terno. Ele se vira e reconhece a moça do aeroporto que quis entrevistá-lo, ela está lendo o mesmo livro.
Ele é identificado por ela, e disse: “que tal eu pagar um almoço ou chá como forma de compensação para nós”. Ela recusa o convite, alegando que não o conhece e ele nem a conhece também. Ele lhe responde: “é por isso que devemos aproveitar a oportunidade.”
O telefone toca e, quando Kate vai atender, Harvey lhe disse: “se for para mim, diz que estou no chuveiro.” Ela sorriu, viu quem estava lhe telefonando, e ele acrescentou: “posso encarar como sinal de esperança, se for pode me dar um sorriso maior.”
Ela lhe disse que tem uma aula e concorda em ter a companhia de Harvey, andando a pé. Ele a espera por uma hora no passeio público. Depois, eles continuam andando, conhecendo-se melhor. Ela lhe diz que ele deve ir à recepção dos convidados do casamento. Ele lhe faz um proposta, mas ela não está vestida para a ocasião. Eles vão a uma loja de roupas e ela escolhe o vestido da festa, um presente dele.
Chegando à festa, o chefe do cerimonial anuncia o brinde do pai da recém-casada. Quando o padrastro Brian estava fazendo o uso da palavra, Harvey pediu um aparte para dizer que o pai da noiva era ele, e tinha o direito de fazer o brinde, conforme anunciado. Ele saudou a filha Susan e o genro Scott num brinde que todos acompanharam, depois, num gesto de delicadeza, passou a palavra a Brian.
O casal Susan e Scott dão o início ao baile no salão de festas. Scott pede ao sogro dançar com a Susan, em seguida os demais convidados entram na pista com seus respectivos pares. Kate se retira do salão e Harvey vai à procura dela, a vê no corredor e, na sala ao lado, toca ao piano uma peça de sua autoria. Kate, encantada, disse; “é linda.” Os dois voltam ao salão e dançam alegremente.
Em seguida, o casal sai da festa e estão conversando numa praça pública. Um beijo apaixonado surgiu na tarde risonha e feliz. Animado, ele marca um encontro com ela no mesmo banco de jardim, no dia seguinte, ao meio dia. Eles se despedem.
Ao chegar ao hotel, Harvey encontra os elevadores parados e caminha, com pressa, todo feliz da vida e, nas escadarias sente uma dor no peito. É socorrido por um garçom que vinha descendo e o faz encaminhar ao atendimento médico. Agora, ele está sob os cuidados do Dr. Butler que não o libera para ir ao encontro marcado. Kate foi ao encontro mas não o encontrou.
No dia seguinte, Harvey foi à procura de Kate na Public Statistics Agency onde é atendido por funcionárias, elas dizem a ele que Kate não está e pelo horário ela deve estar  em sala de aula. Ele agradece e vai à procura dela.
Na saída, Kate o vê e ele se aproxima dela, procurando se justificar, mas ela disse que não era preciso, mesmo assim  ficou sabendo que ele não compareceu ao encontro porque estava no hospital. O telefone de Kate toca outra vez, era a mãe dela, não atendeu. “Posso ver isto como sinal de esperança, então me dê um sorriso maior.” Eles sorrindo caminham juntos.
No caminho, ele pede a ela fazer as perguntas do formulário de estatística que ele não quis responder quando estava chegando no aeroporto. Então, começou:
“- nome?
- Harvey Shine
- endereço:
- estou em trânsito.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário