Páginas

segunda-feira, 11 de maio de 2015

A MARCA DE TÂNTALO

O uso de marca ou logotipo serve para representar as empresas e seus produtos, bem como o símbolo heráldico que promove as famílias tradicionais, os grupos sociais, instituições de vários matizes, as cidades, os estados, as nações e o mundo inteiro em todos os segmentos da atividade humana.
De inicio, recordamos a caveira incrustada no anel do Fantasma, o primeiro super-herói uniformizado que, combatendo atrocidades, deixava essa marca no rosto de pessoas vilãs. Ele morava na caverna, com a esposa Diana, acompanhado do cachorro/lobo Capeto, o cavalo Herói e o falcão Fraka, e saía em caminhadas pela floresta e nas cercanias da cidade. 
A marca de Tântalo, personagem da mitologia grega, aparece no semblante de pessoas aprisionadas em relação patológica, a denominada ligação tantalizante, pois, segundo a tradição, Tântalo tinha roubado os manjares dos deuses e, por isso, Zeus o condenou a passar fome e sede pelo resto da vida.
Na versão atual, o Olímpio vem a se constituir, na terra dos mortais, uma espécie de coisa pública (res publica), ou melhor dizendo, república que não pode ser roubada, conforme largamente anunciado pela mídia. Quando há impunidade é porque Zeus não apareceu nem tampouco Têmis. O símbolo da justiça é Têmis, a segunda mulher de Zeus, sinônimo de poder. A mitologia grega traz lições.
O castigo era circunscrito a um lago que tinha as águas influenciáveis pela maré, fazendo subir e descer de volume. Na subida das águas, ele ficava ansioso porque, submerso até o pescoço, não podia matar a sede. Na correnteza das águas, fluíam também deliciosos alimentos que ele não podia tocar. A vida dele se resumia em expectativas e frustrações.
O suplício de Tântalo é o arquétipo de um relacionamento amoroso onde há evidências patológicas: há a sedução, com promessas encantadoras que nunca chegam a se concretizar. Isto faz parte da conquista e da apoderação.
No caso de mulheres, há a promessa de conquistadores de ficar ou casar com elas, tão logo tenham o divórcio, e isto nunca vem a acontecer, mantendo-as presas a vínculo tantalizante. É o resultado que dá o envolvimento das mulheres com homens casados que nunca se divorciam.
Uma cena da novela Babilônia, levada ao ar, em 11/05/2015, pela TV-Globo, mostra um caso semelhante: o empresário Evandro, vivido pelo ator Cássio Gabus Mendes, se encontra com a namorada Alice, papel da atriz Sophie Carlotte, para explicar que a esposa dele Beatriz (atriz Glória Pires) não irá lhe dar o divórcio. Se ele partir para litigioso, conforme alega, será obrigado a abrir as contas da empresa, e finaliza: “E o próximo passo é a Polícia Federal na minha porta, me levando pra cadeia!”.  
Desde o início, o sado-masoquismo é aceito, sem que elas percebam o relacionamento doentio que oblitera qualquer perspectiva de um amanhã feliz. No entanto, sentem-se felizes nessas circunstâncias, vai chamá-las de pobres moças para ver o que acontece? Briga, na certa! Dar trabalho a suas amigas, isso dá.
Segundo o psicanalista David Zirmeman, autor do Manual de Técnica Psicanalista, esse tipo de relacionamento tende à cronificação no jogo sedutor de dar e retirar, mantendo-se a vítima prisioneira de situação que a faz esperar quando não há evidências de caminhar juntos em clima de certeza e confiança. As ilusões narcisistas são muito fortes, geralmente ligadas aos sentidos, onde o amor renúncia, que poderia surgir, é algo a acontecer.
Há sempre um passado comprometido que oblitera uma relação sadia, desde que não haja peso nem referência, pois valorizamos aquilo que damos crédito e confiança. Como desligar-se de uma união, onde a viuvez está presente? O luto não pode ser permanente, a menos que haja um clima sadio para se viver em celibato, outra vez.
Se viver uma relação tantalizante, quando um dos parceiros ou parceiras estava presente fisicamente é algo patológico, quanto mais vivenciá-la essa relação, quando as lembranças de quem morreu escravizam. É uma obsessão espiritual que precisa de cuidados para que cada um siga o seu caminho, sem nenhum vínculo que os fazem sofrer. O amor é libertação e não apoderação que avilta a dignidade humana.
Em todo o mundo existem milhões e milhões de casais que carregam no rosto as marcas de Tântalo, até mesmo nas novelas de televisão surgem cenas comuns de casais que têm esse sofrimento, tão antigo e tão fácil de ser debelado.
Essa conduta televisiva passa a ser normal para quem não tem outras perspectivas mais favoráveis, pois sofredoras acham que amar é sofrer, é relação patológica que precisa de cuidados especiais para que a separação não traga as marcas de Tântalo nem mesmo a do fantasma que pode estar em outro lado da matrix.

www.fernandopinheirobb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário