Páginas

segunda-feira, 14 de abril de 2014

JANELA ABERTA

Janela aberta para o jardim é algo assim maravilhoso porque nos traz a brisa e o perfume que o jardim exporta, pode ser também uma transferência de pessoas de um lugar nativo para o exterior, como acontece com os jogadores brasileiros vendidos para diversos lugares do mundo, especialmente para Europa e Ásia.
Vale assinalar uma apreciação esportiva: Dino da Costa e Luís Vinício foram vendidos ao futebol italiano, após uma excursão do Botafogo, nos idos de 1955, pela Europa. Dino da Costa foi para Roma e Vinício para o Napoli.
Mas a janela de transferência de jogadores brasileiros para o exterior ocorreu em 1963 com a venda de Amarildo para o Milan, o presidente do Botafogo era Sérgio Darcy, consultor jurídico do Banco do Brasil (1962/1967). Antes, ocorreu a transferência de Mazzola para a Itália, jogador do Palmeiras para o Milan, mas seus familiares já moravam lá, ele tinha cidadania italiana. Mazzola, quando esteve no Brasil, numa entrevista de televisão, falou sobre este assunto.
A coluna de Mirian Goldenberg – Quem vai cuidar de você na velhice? – Folha de S.Paulo – 13 abril de 2014, aborda o problema da velhice no Brasil enfatizando que o número de pessoas, com idade superior a 60 anos morando sozinhas, triplicou nos últimos dez anos “passando de 1,1 milhão para 3,7 milhões. Entre elas, 65% são mulheres, muitas vezes escolheram viver sozinhas para assegurar a autonomia.”
Considerando que o nosso maior público é feminino, focalizamos apenas 65% de 3,7 milhões de pessoas que correspondem a 2,4 milhões de mulheres com mais de 60 anos de idade vivendo sozinhas no Brasil.
As situações são diversas nesse contingente feminino, e a pergunta-título da coluna de Mirian Goldenberg não é motivo de preocupação para quem passou a vida inteira para manter-se vivendo em autonomia.
No entanto, no meio desse contingente feminino de 2,4 milhões existem casos em que a família já não faz parte do seu convívio, primeiro pela falta de filhos e, em segundo lugar, pelos filhos que saíram de casa em busca da construção de nova família.
Os parentes secundários ficam mais distantes, pois tiveram outros lares onde o parentesco apenas conserva a relação. Os amigos, por sua vez, estão na mesma situação em que esse contingente feminino está.
As famílias de recursos financeiros têm à disposição a prestação de serviços “home care”, agora bastante utilizados nas grandes capitais, inclusive com o acompanhamento médico dos tratamentos de saúde. Outra opção, é o encaminhamento a casas de repouso onde passam a viver o resto de suas vidas.
Alegam sempre que isto é melhor para a pessoa idosa que passa a ter um convívio social com as internas das casas de repouso e o acompanhamento médico mais presente do que quando estavam em suas casas, é o que alegam sempre.
Após a aprovação da Constituição de 1988, o Brasil passou a fazer reformas na saúde pública que culminou com o fechamento de hospícios ou hospitais públicos de pessoas de portadoras de doenças mentais. Até nisso, foi reconhecida a necessidade da presença dos familiares juntos aos doentes, logicamente com a finalidade de diminuir os gastos públicos.
Nos Estados Unidos esta medida foi adotada na extinção de hospícios e, rejeitado pela família, quase 1 milhão de pessoas foi parar nas ruas e viadutos como mendigos e, logo em saída, aumentando o número de presos nas cadeias públicas por assaltos, mortes e outras atrocidades.
A consciência planetária contém a separatividade e a competitividade, isto está em todos os ambientes, família, trabalho, grupos sociais de diversão e lazer, logicamente recai em todas as pessoas, inclusive os idosos.
Quanto ao sofrimento dos que vivem confinados em clínicas particulares de repouso é algo que tem um realinhar de energias no campo espiritual, mas não se esgota uma apreciação oportuna que nos faz lembrar de um trabalho de magia que mencionamos na crônica ECCOMI PRIGIONIERO – 13 de março de 2014:
Desde o trabalho de magia negra utilizando algo pertencente da vítima na boca do sapo, a ressonância magnética se processa, e todo o sofrimento do sapo que vai morrendo com a boca amarrada passa para a vítima que sofre as mesmas dores do sapo, acabando em morte.
Se uma pessoa está num local, onde todos da plateia se reúnem para dizer que o boi deles é melhor do que o de outras plateias, e pensa mal de seus parentes, amigos e conhecidos, está também dentro da magia negra, não depende de local, depende sim da ressonância magnética que o pensamento provoca no intercâmbio mental.
O sofrimento do paciente não é apenas o dele, é também o sofrimento que recebe de outras pessoas no relacionamento em que está envolvido, isto inclui o campo astral onde os seus simpatizantes, que possuem as mesmas afinidades deles, se aproveitam para sugar suas energias.
A janela aberta é um arquétipo que indica entrada e saída de ar, entrada e saída de pensamentos, entrada e saída de almas errantes que atraímos por afinidade, entrada e saída de almas felizes que nos relacionamos. Cabe-nos a escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário