O balé O Espectro da Rosa surgiu inspirado num
poema de Théophile Gautier, na música Convite à Valsa, também conhecida como
Convite à Dança, de Weber, na coreografia de Michel Fokine e cenário e
figurinos de Léon Bakst. A peça de Weber foi transcrita para orquestra por
Berlioz.
No canto lírico a soprano Kiri te Kanawa
canta “Le Spectre de la Rose”, de Les Nuits d`été, de Hector Berlioz,
acompanhada da Orchestre de Paris, conduzida pelo maestro Daniel Barenboim. No
final do canto, há uma anotação do poeta escrita em alabastro que diz que todos
os reis vão ficar com ciúme:
“Et
sur l'albâtre où je repose
Un
poëte avec un baiser
Écrivit:
"Ci-gît une rose
Que tous les rois vont jalouser.”
O
cenário mostrado no Youtube El Espectro de la Rosa (Kirov) é uma sala, contendo uma janela, decorada com
uma cadeira, onde se encontra uma jovem donzela interpretada pela bailarina
Zhanna Ayupova, vestida em roupa de baile, e O Espectro da Rosa no papel do
bailarino Igor Kolb.
Ela
acaricia a rosa, pensando em seu primeiro baile, e tem um sonho em que aparece
dançando com o homem de seus sonhos primaveris. Após a dança, ele desaparece
através da janela e ela fica emocionada com o sonho, acordada aperta docilmente
a rosa contra os seios.
Vale
citar a quadra do soneto O Espectro da Rosa, de Alma Welt (1972-2007), poetisa
gaúcha, de saudosa memória, constante do blog O Espaço da Irmã de Alma – 09 de
janeiro de 2010:
“Na hora de dormir por entre os sonhos,
Que na verdade são os nossos bálsamos,
Quando espectros rosáceos e bisonhos
Convidam à dança e então valsamos”
Esse
sonhar está em muitos enredos de balé clássico, entre os quais citamos os que
possuem a música de Ludwig Minkus e a coreografia de Marius Petipa: La
Bayadère, encenado em três atos, com destaque a personagem Nikiya; Don Quixote,
Cupid Variation aparece no 2º Ato do balé, bem
como na Vision Scene do balé A Bela Adormecida, de Tchaikovsky, a saber:
Um temporal desaba com ventanias fortes que derrubam o
templo. Nos escombros surge Nikiya, em corpo astral e, para quem está em outra
apreciação, é o espectro da bailarina, assim como existe o espectro da rosa,
outro balé, e fica ao lado de seu amado, a fim de tirar-lhe todo o remorso que
tinha, evocando cenas em que ambos estavam apaixonados. Os engramas do passado
são dissipados. Um novo alento assoma-lhe a fisionomia e ele passa a ter um
novo alento para viver. [NIKIYA VARIATION – 27 de maio de 2016 – blog Fernando
Pinheiro, escritor].
Don Quixote deu peso e referência ao sonho que buscou e não
se limitou a ficar na impossibilidade de que o sonho se realizaria ou não. Se
não acreditasse no sonho, a impossibilidade de acontecer se realizaria, dentro
das possibilidades quânticas, seguindo o pensamento de Albert Einstein: o
pensamento cria a realidade.
Don Quixote, em fértil imaginação, viu o céu quando viu
Dulcinea e conclui: “E o teu nome é como uma oração um anjo sussurra...
Dulcinea.” Todos nós somos impulsionados a encontrar, como Cervantes, um amor
casto à distância.
Depois de lutar contra os moinhos de vento, mas para ele eram
gigantes, fica inconsciente, adormece e sonha com Dulcinea que está acompanhada
de Cupido, dríades e outras ninfas (criaturas da mitologia grega).
Essa cena de Cupid Variation surge por causa da conexão do
pensamento dele e o da figura mitológica, vivendo nesse sonho, pois ambos estão
numa mesma frequência de onda, onde a consciência está presente, lembrando que
física quântica já estabelece que tudo tem consciência, inclusive os insetos.
No sonho que é verdadeiro, o sonho é sempre real, embora
esteja em outra área da percepção humana, Don Quixote vê bailarinas dançar e se
encanta com tanta beleza aos seus olhos, todas vestidas com roupas levemente
esvoaçantes e delicadas.
Cupido se apresenta à moda grega para lembrar a sua origem
mitológica. Ela se aproxima dele e, tocando-lhe as mãos o convida para
participar da dança. Ele fica sem saber o que fazer ou pensar, aliás nem
precisa pensar, apenas acompanha os passos leves e delicados de Cupido. [CUPID
VARIATION – 31 de maio de 2016 – blog Fernando Pinheiro, escritor].
Ato nº 2 – Mundo de Morfeu – A fada Lilás evoca uma visão da princesa
Aurora e a vê cercada por 20 nereidas, todas dançando. Quando elas param de
dançar, surge o príncipe, dançando, quando ele acaba de dançar, as nereidas
retomam a dança. No minuto final, volta à cena o príncipe e a princesa. É a
Vision Scene (duração 12:15). [A BELA ADORMECIDA – 20 de maio de 2016 – blog Fernando
Pinheiro, escritor].
Vale mencionar alguns artistas famosos que dançaram o balé O
Espectro da Rosa: Rudolph Nureyev e Denise Jackson, Mikhail Baryshnikov and
Marianne Tcherkassky, Dmitry Gudanov e Yoo Nan-hee, Emmanuel Thibault e
Clairemarie Osta, Farukh Ruzimatov e Nina Ananiashvilli, Igor Kolb e Elena Kuzmina,
Igor Kolb e Zhanna Ayupova, Manuel Legris e Claude de Vulpian, Paolo Bortoluzzi
e Carla
Fracci, Vladimir Malakhov e Nadja
Saidakova.
www.fernandopinheirobb.com.br
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