Páginas

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

IMPLICAÇÕES EM NASCER

É comovente a lembrança das cenas infantis sugeridas em um dos trechos de Noites nos Jardins de Espanha, do compositor espanhol Manuel de Falla, como também as Cirandas, de Heitor Villa-Lobos, compositor de maior expressão da música das Américas. Minha Ciranda, de Capiba, merece ser lembrada: “Pra se dançar ciranda, juntamos mão com mão, fazendo uma roda, cantando essa canção.”
De igual modo, a contribuição de incomensurável valor do Dr. Dennis Emanuel Friedman (1924/2014), diretor médico da clínica de estresse no Hospital Devonshire, em Marylebone (1988-91) e da Clínica Charter, Chelsea (1991-94), psiquiatra consultor dos Hospitais Florence Nightingale e Cromwell, destacando-se, diante da mídia, como um perito das complexidades do comportamento humano.
Um dos seus princípios clínicos conduz ao argumento de que o fator mais importante para uma criança quando crescer é a sua interação com os pais, principalmente com a mãe, nos primeiros 12 meses de vida.
Na obra Um Presente Não Solicitado (An Unsolicited Gift: Why We Do What We Do (2010), o Dr. Friedman argumenta que muitos problemas são decorrentes do “abuso dos direitos humanos das crianças” no primeiro ano de suas vidas, pois quando a mãe, no período de licença de maternidade, ao contratar uma babá está colocando diante de seu filho a outra [The Telegraph – 10 de dezembro de 2014].
A outra, como é vista em outra relação de casal, é uma ameaça a esposa. Para a criança a outra apresentada para cuidar dele não o convence, mas, sem interagir com o bebê, essa mãe faz a escolha naquela que irá tirar de seus ombros os trabalhos árduos que alega, entregando-os nas mãos da babá.
Isto acontece também na relação paciente-cuidadora, na contratação de serviços assistenciais (home care), onde a relação de parentesco, em muitos casos, é substituída ou abandonada. Nada substitui a mãe. No Japão já existem mães, irmãos, tios, avós de aluguel e essa cultura está se espalhando pelo mundo.
No entanto, toda a ajuda é bem-vinda e lembramo-nos do exemplo do campeão dos manicômios londrinos, Henry Rapoport Rollin (1911/2014) que ajudou a transformar as instituições de custódia para os hospitais terapêuticos, através de aulas de dança, música e teatro ministradas
por músicos e atores convidados por ele [The Telegraph – 03 de março de 2014].
A criança está na berlinda desde os sonhos de seus pais, antes mesmo de nascer. A profundidade do assunto não se limita à esfera física, já existiu antes e continuará a existir depois. Não há demarcação alguma que prevaleça, pois, como é largamente difundido, o mapa não é o território.
Um presente não solicitado diz respeito à babá que o bebê não solicitou porque o colo de mãe é o primeiro abrigo que encontra e dar a amamentação somente a mãe pode, mesmo sabendo que as mamadeiras são muito úteis, mas não nos primeiros meses do bebê. As amas-de-leite no passado tinham uma apreciação melhor mas nunca igual à mãe.
Tudo isto é sabido por todos, mas é esquecido nas horas em que se pensa no bem-estar pessoal sem a participação do bebê. Na Terra a consciência planetária dissociada, que carreia a separatividade, ainda predomina, mas está indo embora do planeta, nestes últimos tempos em que vimos a separação do joio e do trigo.
Uma gravidez indesejada ou mesmo uma simples repulsa da mãe em dar à luz é sentida pela criança, até mesmo antes de nascer. As implicações são muitas e variáveis de pessoa a pessoa, pois são as circunstâncias que revelam os fatos.
Os liames afetivos ou os desafetos têm raízes profundas na alma que não nasce quando o corpo físico nasce, mas existem muito antes no decorrer de muitas etapas que nem lembramos que existiram. No entanto, estão arquivadas e vivas em nosso ser profundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário