Páginas

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

SILENT KILLER

Segundo o jornal The Telegraph, edição de 1/12/2014, apreciando uma taça de vinho, depois do trabalho, causa o mesmo dano ao beber 3 doses de vodka e, diante do aumento do consumo em 500% desde os idos de 1970, o álcool está se tornando o silent killer dos trabalhadores, conforme alertou Duncan Selbie, chefe–executivo da Saúde Pública da Inglaterra.
Acrescenta o jornal que, enquanto o consumo de bebida estava circunscrito à área do pub local, havia um certo controle, mesmo porque nesse ambiente o preço é bastante elevado. Com a venda nos supermercados a preços populares, o vinho passou a ser mais consumido nos lares, sendo que os usuários de bebida, quando hospitalizados, recebem o diagnóstico cirrose, doença hepática, causada pelo álcool, agora é a terceira maior causa de morte de adultos em atividade profissional na Inglaterra.
Segundo a OMS 38% da população mundial consomem bebidas alcoólicas, sendo que é uma cifra bastante elevada quando se trata de sacralização do planeta ocorrendo a passos de gigante. Não questionamos o paradigma, a questão é de saúde.
Vale transcrever textos da crônica ÁLCOOL É DROGA – 17 de outubro de 2013, no blog Fernando Pinheiro, escritor:
Sem dar importância para a notícia de que o álcool é uma droga na avaliação da OMS – Organização Mundial de Saúde, e acompanhando a propaganda que estimula o consumo, principalmente na televisão, quando há transmissão de jogos, onde está veiculada a ideia de alegria e prazer, a metade da população brasileira está envolvida, com alguma frequência, no consumo de álcool, por essa razão a empresa que mais cresce no País é a AmBev, fabricante de bebidas.
Assim como aconteceu com o vício de fumar, onde a sociedade foi estimulada pelo charme das cenas de amor no cinema onde os casais sempre estavam fumando cigarro ou cigarrilha, o consumo do álcool está se inserindo, de forma danosa, em nossa cultura, pois os jovens estão perdendo viço e vigor nesse hábito copiado de suas companhias em festas dançantes ou comemorações alusivas à alguma data ou evento.
Depois de alguns anos de consumo, o álcool passa então a ser vício e vai gerando dissabores para os familiares e acumulando sintomas que irão gerar, em curto ou longo prazo, doenças e lesões, como cirrose, pancreatite, câncer, distúrbio mental e passa a ser problemas que geram acidentes de carro e faltas ao serviço.
Isto vem acarretar um problema social onde o destino é o SUS que encaminha o paciente que procurou a assistência médica para o Caps AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas.
O tratamento de recuperação da saúde do dependente de álcool envolve a participação de psiquiatras, psicólogos e outros profissionais da saúde. Há que se estabelecer a presença dos familiares como componente importante nesse tratamento.
Considerando que o nosso grande público é o feminino, mencionamos as palavras de Ronaldo Laranjeira, coordenador do Inpad e da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Faculdade de Medicina da Unifesp: "há evidências de que ingerir duas ou mais doses de álcool diariamente aumenta em 20% o risco de desenvolver câncer de mama nas mulheres." - in Súmula - Consumo de álcool aumenta - Revista Radis nº 129 - junho de 2013.
O silent killer que mata, aos poucos, milhões de pessoas, principalmente os trabalhadores que estão na ativa, lebre levantada, em 1º de dezembro de 2014, pelo The Telegraph, é um alerta ao mundo inteiro, chegando aqui no Brasil, via internet, uma das invenções da física quântica.
Assim como houve no mundo um decréscimo do tabagismo, e no caso Brasil a regulamentação da lei proibindo fumar em locais fechados, somente ocorrida em 31/05/2014, com o atraso de dois anos, diminuiu o consumo, esperamos que haja mudança de cultura com relação ao consumo de bebidas, principalmente a do vinho, o assassino silencioso, no dizer do matutino britânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário