Páginas

segunda-feira, 17 de abril de 2017

ANO SABÁTICO


Evocando a data em que é celebrada a 5ª feira santa, em homenagem ao Cristo planetário, Jesus, tivemos um sonho em que estávamos nos preparando para viajar para fazenda, a fim de estarmos a sós com nossos pensamentos, longe do burburinho da cidade.
No apelo religioso, chamar-se-ia retiro espiritual, no campo trabalhista um feriado assegurado para o descanso ou aproveitamento em atividades de lazer. Lembramo-nos que estávamos pensando levar uma muda de roupa porque iríamos voltar no dia seguinte.
Esse plano de viagem já foi percebido por muitas pessoas, no mesmo instante em que elaboramos a ideia numa conexão da egrégora em que estamos ligados em pensamentos similares, forte argumento de que não estamos sozinhos em nenhum instante.
O mundo dos sonhos é o mundo de frequência de ondas onde colocamos o pensamento, assim podemos sonhar com pessoas que sentimos afinidade, independente se elas estão vivendo no mundo físico ou não, pois não há obstáculo de comunicação em que a sintonia é realizada. [O SONHO DE MARIANNE - 28 de janeiro de 2017 - blog Fernando Pinheiro, escritor].
Elucidamos que há um campo eletromagnético onde flui a frequência de onda que nos interliga com o todo, não apenas os grupos similares que estamos acostumados a vivenciar, estes grupos com outros igualmente similares em outras dimensões da consciência planetária, com maior amplidão, em mundos felizes.
No apelo religioso ou não, o ano sabático não tem prazo determinado para durar, pode ser um ano, como o nome diz, um mês, um dia, um minuto, um piscar de olhos, desde que o fim colimado seja atingido. Não falamos metas para não dar ideia de obrigatoriedade, como existem no trabalho diário nas empresas ou mesmo no recanto do lar.
No passado remoto, quando surgiram os monastérios, os reclusos adotaram normas de conduta que lhes possibilitassem um retiro espiritual, mesmo sabendo que eles já estavam isolados do mundo dito profano. O mundo foi mudando e o lado profano sacralizado tanto dentro dos monastérios como na vida secular, termo que explicita, no meio religioso, as atividades humanas, com exceção da vida espiritual.
Ano sabático é algo sagrado que, no passado remoto, foi adotado por algumas religiões. O caminho de Santiago é uma das formas do ano sabático, mesmo que a pessoa não tenha vínculo religioso mas que tenha a fé na excelsitude da vida, também reconhecida pelo apelo religioso, que lhe traz conforto de espírito. Hoje esse caminho, de tradição secular, é explorado como guia de turismo.
Na esfera onírica onde estávamos cientes do que nos convém, a nível de interiorização de alma, tudo fluía dentro do esquema de vida que adotamos em 4 pilares: simplicidade, humildade, transparência e alegria.
A expansão da egrégora em que tudo se conecta é a mesma da teoria do big bang que estabelece a expansão do universo, resumindo que a onda é a mesma aqui na Terra como em outros planetas, por essa razão a luz do Cristo planetário pode estar em galáxias diferentes e ao mesmo tempo em nosso planeta, sem barreira alguma.
A fazenda desenhada no plano onírico era tão real quanto qualquer pensamento que irradia a beleza. Não havia distância, num átimo estávamos lá e podíamos voltar a qualquer instante, basta o pensamento se manifestar. Somente nessa situação, o querer é poder porque existem todas as circunstâncias favoráveis de realização. No plano físico, primeiro acontecem as possibilidades, depois as probabilidades.
Ao ensejo do aniversário de 20 anos de fundação da Academia de Cultura Internacional, criada pela jornalista Nazareth Tunholi (Cadeira n°1, patroneada por Cecília Meireles), comemorado na Câmara Legislativa do Distrito Federal, em Brasília, vale citar: “Possível é tudo que encaixa numa coragem forte e na vontade de fazer” – Nazareth Tunholi. 
Parabéns, jornalista Nazareth Tunholi, pela colheita dos frutos semeados na seara, esse cenáculo que reúne os acadêmicos e sua gente, você a estrela que começou a brilhar numa tarde festiva no Auditório do 4° andar do Centro Cultural Banco do Brasil, orgulho do Banco do Brasil, ao ser recebida na ALBB pelo poeta Solange Rech, honras que se renovam na seara, imensa e fecunda.
Vale transcrever textos pertinentes, abordados na crônica DECIFRANDO ENIGMA – 10 de abril de 2017 – blog Fernando Pinheiro, escritor:
Embora haja o emaranhamento quântico por causa do “big bang” confirmando a expansão do universo, teoria defendida pelo cientista britânico, Stephen Hawking, atualmente usuário de cadeira de rodas, esses motoristas não dependiam de nós para sair da garagem, eles possuíam, cada um, a sua individualidade.
Esse aspecto do ser humano foi abordado pelo tribuno Divaldo Franco, ao ensejo da realização da XIX Conferência Estadual Espírita – Pinhais – PR – 19 de março de 2017: “Essa individualidade permanece, a despeito do desaparecimento da indumentária física. O Self não se destrói, transitando de corpo em corpo até alcançar o estado numinoso, segundo Carl Gustav Jung”.
Seguindo a linha jungiana, a psicóloga Hellen Reis Mourão elucida: “Conforme Carl Jung, o Si-mesmo, ou Self, é uma imagem arquetípica do potencial mais pleno do homem, ou seja, da totalidade.” – O Self ou Si-Mesmo – Blog Café com Jung – 31 de março de 2014.
O arquétipo do numinoso foi encampado em interpretações diferentes da originalidade pura que não precisa de interpretação por seguidores do apelo religioso que o viam como a presença de anjos da guarda, espírito santo ou da presença divina em cada ser humano. O samadhi dos orientais busca a interação da individualidade com o Uno, concluindo que todos somos Um. [DECIFRANDO ENIGMA – 10 de abril de 2017 – blog Fernando Pinheiro, escritor].
Dentro da luz, a ação flui sem obstáculos, atravessa montanhas vulcânicas ou não, túneis, vai ao fundo dos mares e nos espaços aonde as aeronaves ainda não chegaram. Na semana sagrada em que os ditames cívicos presenteiam aos cidadãos feriado nacional, adotado em muitos países, evocamos o pensamento do homenageado em que a fé remove montanhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário