Páginas

sexta-feira, 28 de abril de 2017

LUAR ESPLÊNDIDO


O luar iluminava a cidade silenciosa, ninguém a andar pelas ruas em noite de luar esplêndido. Quando voltava para dentro da casa, um vulto veio vindo em minha direção, quando se acercou do portão, encontrou-o fechado e foi embora. Ele não queria roubar, apenas ter a curiosidade de saber quem morava ali.
Em noites das cidades, em ambos os planos, físico e astral, caminham a esmo pessoas em busca de novidades ou ficam à espreita de encontrar alguém para tirar vantagem em algum gesto que denote usurpação. São salteadores que atacam quando as vítimas aparecem perdidas ou vagando a esmo.
Nos lugares ermos à noite, onde o comércio de dia regurgita de transeuntes, o perigo é constante quem se defronta com os moradores de rua. Eles cometem pequenos delitos entre si, furtam pedaços de papelão, um pano em maltrapilho, qualquer coisa que diminua a indigência extrema em que vivem.
Mas na zona residencial, onde casas confortáveis embelezam as ruas em formoso casario, o luar esplêndido é apreciado pelos moradores. Mas, a maioria deles, absorvida com os pensamentos de negócios e afazeres, recolhida em seus aposentos, nem percebe o luar esplêndido.
Hoje os tempos são outros, diferentes dos daquela época em que as pessoas, na metade do século 19, ficavam à porta de suas residências, reunidas com os conhecidos e transeuntes, curtindo as noites de lua cheia com saraus de canto e de poesia.
Hoje o recolhimento em suas residências é o melhor do que se tem a fazer longe da confusão que gera sempre desconforto e prejuízo. Mas, em muitas localidades, onde se vive à procura de diversão e de passatempos, convive-se com o perigo.
Diminuiu bastante o número de residências onde afluíam convidados para assistir à declamação de poesia, apresentação ao piano ou violino por artistas que são amadores com excelente repertório.
As casas de show aumentaram bastante com a apresentação de artistas pouco conhecidos pelo público, salvo aquelas que são tradicionais e reduto dos grandes artistas que ganham enorme cachê. Há bares e restaurantes onde se apresentam cantores que recebem remuneração bem pequena, mal dá para um jantar, em preços módicos.
As noites de luar esplêndido passam a ser uma noite qualquer em que a maioria dos habitantes se recolhe para descansar e dormir, acompanhada ou não de seus entes familiares, pois há forte tendência social para se morar sozinho.
Mesmo morando sozinhas, as pessoas esperam encontrar ou reencontrar o amor de sua vida, andando a pé, de carro, seguindo viagem de ônibus ou de trem, no Trem do Amor, na voz da cantora petropolitana Célia Vilela, de saudosa memória (1939/2005): “o último trem ao longe apitou, traga o meu amor que me abandonou, u, u, u, o meu amor nunca mais voltou.”
O luar esplêndido que vinha do céu era o mesmo luar esplêndido que se fazia acontecer dentro de mim, na mesma frequência de onda, em noite que me fez sonhar em suave deleite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário