Páginas

quarta-feira, 5 de abril de 2017

OLHAR DE ÁGUIA AZUL

Invocação em defesa da Pátria (canto cívico-religioso), de Heitor Villa-Lobos, apresentado pelo Coral dos Funcionários do Banco do Brasil, tendo como solista a soprano Marivi Santiago, sob a regência do maestro Alfredo Duarte, participou da abertura do 1° Seminário Banco do Brasil e a Integração Social, promovido no período de 20 a 24 de novembro de 1995 pela Academia de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil no Auditório do Edifício SEDAN – Banco do Brasil – Rua Senador Dantas, 105 – 21° andar – Rio de Janeiro – RJ.
Após a audição da música de Villa-Lobos, o assessor especial do presidente do Banco do Brasil, Luiz Jorge de Oliveira, que veio especialmente de Brasília para o evento, apresentou a palestra A Missão Social do Banco do Brasil, inaugurando o ciclo de palestras que compõem o Seminário Banco do Brasil e a Integração. A propósito, vale assinalar:
“É com muita honra que atendo ao convite que me foi feito para participar da abertura dos trabalhos do 1° Seminário Banco do Brasil e a Integração Social, promovido pela Academia de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil, em que se procurará discutir o papel do Banco no processo de integração social. [A MISSÃO SOCIAL DO BANCO DO BRASIL, de Luiz Jorge de Oliveira, palestra de abertura do 1° Seminário Banco do Brasil e a Integração Social]
A presença e a importância do Banco na sociedade brasileira são de tal ordem a ponto de ter contribuído, ao longo de sua história, para a formação desta egrégia Academia de Letras.” [A MISSÃO SOCIAL DO BANCO DO BRASIL, de Luiz Jorge de Oliveira, palestra de abertura do 1° Seminário Banco do Brasil e a Integração Social].
As matérias apresentadas, neste e em seminários posteriores, dizem respeito a atividades do Banco do Brasil, tanto com relação à memória institucional, evocando a vida e a obra de seus presidentes e funcionários que se projetaram no cenário nacional quanto promovendo a imagem atual do Banco, bem como abordando outros temas de interesse público, através da palavra de autoridades que prestigiaram os eventos.
Enfatizamos que a seara é imensa e fecunda e, nessa jornada, tivemos a participação de trabalhadores de boa vontade que vieram semear o trabalho edificante em torno do  Banco do Brasil, suas atividades–fim e, ainda, como   dissemos, a assuntos de interesse público.
O exemplo a ser seguido é um grande estímulo. A nominata dos patronos da Academia de Letras dos Funcionários é de elevado respeito e tivemos nos seminários um desfilar de autoridades que prestaram homenagem a seus antecessores ou a antecessores de seus superiores hierárquicos na administração pública.
Nos seminários subsequentes foram prestadas homenagens a João Marques dos Reis, ministro da Viação e Obras Públicas (1934/1937) e presidente do Banco do Brasil (1937/1945), por Mauro Orofino Campos, diretor-presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Visconde de Mauá, empresário do Império, por Paulo de Tarso Medeiros, representante do Banco do Brasil, em Washington, DC, USA, e Artur de Souza Costa, presidente do Banco do Brasil (1932 a 1934), ministro da Fazenda (1934/1945), por Ernane Galvêas, presidente da APEC – Associação Promotora de Estudos da Economia.
Na área das atividades atuais da empresa, tivemos, neste seminário, a presença de executivos que vieram especialmente de Brasília, a capital da República, para falar sobre A missão social do Banco do Brasil e acerca das atividades do Banco do Brasil e, ainda, a respeito do MERCOSUL.
A propósito, divulgamos o programa do 1° Seminário Banco do Brasil e a Integração Social, promovido pela Academia de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil, que apresentou as homenagens proferidas por seus respectivos oradores:
1 - A MISSÃO SOCIAL DO BANCO DO BRASIL                              
LUIZ JORGE DE OLIVEIRA                                                              Assessor Especial do Presidente do BB (gestão Alcir Calliari)
        
2 - BANCO DO BRASIL E O MERCOSUL        
MARIA CLEMÊNCIA MOITINHO JACCOTTET                                  Gerente de Comércio Exterior – Diretoria da Área Internacional
    
3 e 4 - INTEGRACIÓN SOCIAL EN EL MERCOSUR                          
   LILA ROLDAN VAZQUES                                                      
         Cônsul-Geral Adjunta da República da Argentina

  ANA MARIA DE BARRETO                                                   
         Cônsul-Geral Adjunta da República do Paraguai  
5 - UMA TORCIDA ORGANIZADA DO COMÉRCIO ARGENTINO-BRASILEIRO
ANTÔNIO PEDRO RAMAL                                               
Presidente da Câmara de Comércio Argentino-Brasileiro
6   -   MERCOSUL – INTEGRAÇÃO SOCIAL                                    
CARLOS ERNESTO STERN JÚNIOR                                       
Subsecretário-Adjunto de Indústria e Comércio do Estado do Rio de Janeiro
7 - MERCADO COMUM DO SUL                                            
LUIS IVANI DE AMORIM ARAÚJO
Membro da ALBB                                            
Professor de Direito Internacional da Universidade Cândido Mendes            
8 - INTEGRAÇÃO SOCIAL: BRASIL E ÁFRICA                        
ISMAEL DIOGO DA SILVA                                                    
Cônsul-Geral da República de Angola     
9 - RELAÇÕES BRASIL - PAÍSES AFRICANOS DA LÍNGUA PORTUGUESA - O CASO PARTICULAR DE ANGOLA
ÁLVARO PACHECO DOS SANTOS                                                 
Adido Cultural da Embaixada da República de Angola   (Brasília - DF)                 
10 -   ANGOLA
FERNANDO PINHEIRO                                                              
Presidente da ALBB
11 - A EVOLUÇÃO DA MOEDA NO BRASIL E NO MUNDO             
OVÍDIO DA CUNHA                                                         
Professor de Sociologia da Universidade Federal Fluminense
12 - INTEGRAÇÃO SOCIAL: A OAB E O MEIO-AMBIENTE             
JOSÉ ERÁCLITO ARAÚJO SOUZA                                                
Membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB-RJ         
13 - INTEGRAÇÃO SOCIAL – O HOMEM: VISÃO HOLÍSTICA
MAURO PEREIRA DE LIMA E CÂMARA                                             
Presidente do Cenáculo Brasileiro de Letras e Artes       
14 - INTEGRAÇÃO SOCIAL: ROTARY CLUB                           
SEBASTIÃO RODRIGUES LIMA
Membro da ALBB                                                   
Presidente do Rotary Club - Ipanema - Rio de Janeiro - RJ           
15 - INTEGRAÇÃO SOCIAL: SOLIDARIEDADE                       
EMÍLIO SANTIAGO RIBAS RODRIGUES                                  
Presidente da ANABB – Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil
16 - A CULTURA DO BANCO DO BRASIL NO MEIO SOCIAL  
FRANCISCO SILVA NOBRE
Membro da ALBB                                                      
Presidente da Federação das Academias de Letras do Brasil
Ao tomar posse como membro honorário, o jurista Marcos Vilaça enfatizou que a Academia envaidece–se de ser dos funcionários do Banco do Brasil na constatação dos seus intelectuais que deram memória histórica à instituição centenária. E, em seguida, acrescentou:
“Dali saíram estímulos às trajetórias dos nossos homens públicos, impelindo–os a evitar a atonia e, exatamente, em razão disso, administração e literatura se completam nesta Casa.” (247)
(247) MARCOS VILAÇA, ministro do Tribunal de Contas da União – Discurso de posse na Academia de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil (membro honorário) – in Ata da sessão solene de 6/11/1997 – p. 85 do Livro II – Academia de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil. [Apud HISTÓRIA DO BANCO DO BRASIL, de Fernando Pinheiro]
Diante da importância de que se revestem os eventos que promovem a memória institucional do Banco do Brasil, recordamos o momento de inefável beleza que nos envolveu no Auditório do Edifício SEDAN – Rio de Janeiro, ao tomarmos posse, pela primeira vez nos idos de 1995, no cargo de presidente da Academia de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil:
“... E, ao estender o olhar para o futuro, sentimos que Deus colocou em nossa Academia um tipo de beleza que somente os lírios do campo possuem e aquele olhar de águia azul que vimos no sonho no dia em que fomos eleitos presidente.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário