Páginas

sábado, 17 de setembro de 2016

O CORSÁRIO

Ballet Le Corsaire – American Ballet Theatre: Choreography by Konstantin Sergeyev, after Marius Petipa, Stagin by Ann-Marie Holmes, Music by Adolphe Adam, Cesare Pugni, Léo Delibes, Riccardo Drigo and Prince Oldenbourg, Libretto by Jules-Henri de Saint-Georges and Joseph Mazilier in a version by Konstantin Sergeyev, based on The Corsair (1814) by Lord Byron, Scenery and Costumes by Irina Konstantinovna Tibilova, Additional Costumes by Robert Perdziola.
Ballet Le Corsaire – American Ballet Theatre: personagens e estrelas pertinentes: Medora – Julie Kent, Conrad – Ethan Stiefel, Conrad´Slave – Angel Corella, Birbanto – Joaquin de Luz, Gulnare – Paloma Herrera, Lankendem – Vladimir Malakhov, Lead Pirate Woman – Christine Dunham, Pasha – Michel Owen, Pasha´ Assistant – Carlos Molina, Odalisques – Oksana Konobeyeva, Sandra Brown, Gillian Murphy.             
Na primeira cena do 1º Ato, o balé El Corsaire é ambientado numa ilha onde ocorre o naufrágio do navio pirata. A tripulação se encaminha para o mercado de escravos.  Ao chegar lá, Conrad, chefe dos piratas e seu bando, veem  Medora, jovem escrava grega, dançando no salão. Entre ambos, amor à primeira vista. Ela joga-lhe uma flor, sendo correspondida pelo olhar dele. Os dois se aproximam na dança refletindo no semblante a alegria, o enlevo que os une.
O mercador de escravos, Lankendem, ao ver o casal dançar numa atmosfera que reflete um idílio amoroso, com a ajuda do seu auxiliar, separa os dois, cada um para cada lado e dança continua com outras escravas. Momentos depois, Medora volta ao salão unindo-se ao grupo de dançarinas.    
Ao entrar no mercado de escravos, acompanhado de sua comitiva, Pasha se encanta com a beleza de Medora e mostra-se interessado em aumentar o harém de lindas mulheres. Criou-se uma confusão: os piratas cercam-no, carregando todas as escravas, no instante em que Conrad desaparece com Medora.
No esconderijo na mata, ele mostra-se romântico e galanteador diante de Medora. Logo em seguida, Lankendem e as escravas chegam por lá trazidos pelos piratas. Quando Medora as vê, pede a Conrad a libertação das escravas, ele a atende e suas amigas são libertadas.
O mercador Lankendem e o pirata Birbanto não gostam da atitude de Conrad e ambos tramam um golpe para derrubá-lo literalmente, entregando-lhe rosas envenenadas. É uma traição. Ele, ao aspirá-la, adormece. Os piratas retomam as mulheres cativas, ficando a bela Medora outra vez nas mãos do mercador.
No 2º Ato, Pasha ajeita o travesseiro numa cama improvisada e adormece, tendo lindos sonhos depois, cena conhecida com o nome de Le jardin animé. 
No 3º Ato a cena é ambientada no Palácio de Pasha onde entra Isaac, acompanhado da escrava Medora para ser vendida, na mesma ocasião em surgem os piratas, disfarçados em peregrinos a caminho da cidade de Meca, pedindo abrigo, são acolhidos no palácio. Mas, os guardas palacianos dominam os piratas disfarçados em peregrinos. Conrad é condenado à morte.
No meio da noite, Conrad entra nos aposentos de Pasha e retira Medora das mãos dele, fugindo em direção do navio pirata. Isto foi possível com a participação de Gulnara, escrava de Pasha.
No epílogo, o casal chega ao navio no momento em que uma tempestade desaba trazendo raios que atingem o navio partindo-se e naufragando. O casal agarrado aos destroços chegam a uma ilha onde o amor deles é a vitória sobre as intempéries.
O murmúrio do mar Egeu é apresentado no Prelúdio do III Ato da ópera O Corsário, depois desdobra-se a cena da ária Eccomi Prigioniero, de Giuseppe Verdi [ECCOMI PRIGIONIERO – 13 de março de 2014 – blog Fernando Pinheiro, escritor].
Não abordamos o tema da ópera O Corsário por conter uma cena onde a esperança desaparece, o que é contrário com toda a nossa estrutura de vivência em 4 pilares: simplicidade, humildade, transparência e alegria.
Presenciamos ainda a tragédia fazendo parte das narrativas que são levadas ao teatro, cinema e televisão. Não mais veiculamos à nossa vida essa abordagem em que alguns bilhões de pessoas do planeta ainda vivem.
Aproveitemos da ressonância magnética nos círculos dos amores que nos enternecem, com o fluir dos pensamentos que nascem em nosso coração estabelecendo uma egrégora de luz que cria fulgurações de comovente beleza.
Da ópera O Corsário gostamos muito da interpretação dos personagens: Conrad (tenor José Cura) e Medora (soprano Marina Meschervakova) no Gran Teatre del Liceu, Barcelona, sob a condução da orquestra pelo maestro Marco Guidarini.
Queremos ainda registrar a nossa admiração pela interpretação, em épocas distintas, no papel de Conrad dos tenores José Carreras, Gianfranco Cecchele e Carlo Bergonzi e interpretando Medora uma plêiade de artistas do canto lírico consagradas: Maria Callas, Montserrat Caballé, Daniela Dessi, Barbara Frittoli, Katia Ricciarelli, Paula Almerares, Roxana Briban e Mariella Devia. [ECCOMI PRIGIONIERO – 13 de março de 2014 – blog Fernando Pinheiro, escritor].

www.fernandopinheirobb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário