Páginas

domingo, 9 de novembro de 2014

ALZHEIMER

Segundo a Organização Mundial de Saúde, nos idos de 2010, a demência, que engloba a doença Alzheimer, atingiu 35,6 milhões de pessoas no mundo, onde foram gastos 604 bilhões de dólares, custo que irá crescer, a cada ano, com o aumento dos pacientes.
Com abrangência reveladora, este assunto foi abordado, em nossas crônicas Demência precoce – 07/09/2014 e Demência precoce (II) – 01/11/2014 que integram diversas matérias ligadas à saúde mental, comentadas no blog Fernando Pinheiro, escritor.
Para quem não sabe de onde procedem, no plano astral, as lágrimas e o sorriso do encontro do primeiro amor, ter a doença Alzheimer uma oportunidade valiosa para refletir sobre os benefícios que irão surgir, logo após o impacto do primeiro instante do desconforto.
O instante de reflexão tem que ser agora, pois o paciente de Alzheimer, aos poucos, vai perdendo a memória, a fala e os movimentos corporais, a doença é incurável e degenerativa. No entanto, na música Não mereço você, a afirmativa do cantor Agnaldo Timóteo é válida: “sobre os montes de pedras também nascem flores”.
O que prevalece em qualquer situação ou momento é o nosso ser profundo, aquela potência do agir (Jung), a libido (Freud) que não se restringe apenas à área erógena. Não há nada a se preocupar, a preocupação carreia o medo e isto anula o que temos de mais precioso, a fé, não a fé no dualismo humano, onde esta cultura do medo está estruturada, mas a fé em nosso ser profundo que se conecta com a fonte.
A psicofera da Terra, essa imensa área dos pensamentos dos habitantes do planeta, é um inferno, tanto que a luz crística, encarnada há 2.000 anos, quando retornou aos páramos dos mundos felizes, no terceiro dia anunciado da ressurreição, desceu aos infernos, ou seja atravessou a psicofera terrena, galgando os altos cimos siderais.
Mas tudo que possa nos atingir dessa área somente será aceito se tivermos ligados na mesma frequência de onda. Em termos locais, você pode atravessar a calçada onde há pessoas bebendo nos bares, mas nada lhe atingirá se você não se ligar ao que está acontecendo ali. Mas, se procurar discutir e brigar com bêbados, então o negócio será desastroso e nem diga qual o time de futebol que você torce.
Reconhecemos que Alzheimer é desconfortável tanto para o paciente quanto aos familiares que lhe dão assistência, mas não devemos aumentar o sofrimento, agregando outros sofrimentos que advêm da preocupação. A luz crística é a nossa maior referência neste planeta que é mais um hospital do que um parque de diversões.
É sempre bom lembrarmos de pessoas gradas e recordações gratas como o álbum de família, onde os momentos felizes foram registrados em doces enlevos e nunca em comparação com a realidade que nos aproxima a uma vivência mais madura.
Como o nosso público é, em sua maioria, feminino, gostamos de ver as fotos das mulheres sorrindo, passeando e fazendo turismo acompanhadas de seus pares prediletos. O instante do amor é o que importa, e isto se perpetua em nosso coração no enlevo que as mulheres inspiram, ah! tantos encantos que elas transmitem no olhar, no doce afago e no carinho em silêncio.
Quanto à gradual perda de memória dos pacientes de Alzheimer, há pontos a considerar. Você já pensou o acúmulo de antimatéria que carreiam as informações que recebemos da mídia, tanto na televisão como nos sites da internet? Em sua casa você acumula lixo? É claro que não. A nossa casa mental é mais importante.
O sono é o nosso grande refazedor de energias, se não dormirmos, sem dúvida, iremos ficar doentes. Os pacientes precisam de repouso, primeiro para esquecer as labutas do dia-a-dia, e fazer a limpeza astral desses pensamentos que a mídia e todas as pessoas ao nosso redor, transmitem.
Os engramas do passado devem ser esquecidos e não queiram saber onde foram parar. Você se preocupa com o lixo de ontem de sua casa onde está hoje armazenado ou incinerado ou, ainda, com os detritos que a descarga do vaso sanitário levou para o subsolo?
Você quer que os familiares, detentores de Alzheimer, tenham a mesma vida que você leva e os aposentados a mesma atividade que você tem? Ah! não, vamos pensar juntos e ver que tudo tem a sua hora, se não fosse assim iríamos chorar vendo as rosas perder o viço quando as horas mudam de lugar.
Em tudo vemos a beleza, há criações inefáveis que não podemos ver mas que existem resplandecendo na atmosfera dos sonhos.
A você que nos acompanhou até aqui nesta breve dissertação sobre a doença Alzheimer, e que a certeza dos melhores momentos está a caminho, é oportuno transcrever alguns trechos da crônica PARTÍCULA E ONDA, de Fernando Pinheiro:
Antes do bóson de Higgs não havia massa, certo? Naturalmente, só havia energia. Aliás, Albert Einstein disse que “tudo é energia”. Segundo Saswato R. Das, em Revista American Scientific – Brasil, “O bóson de Higgs ajuda a explicar porque partículas têm a massa que têm.”
A física quântica estabelece o conceito de que “tudo é partícula e onda ao mesmo tempo.” Se isto fosse entendido pela maioria da população mundial que abriga um total de 7,3 bilhões de habitantes, certamente mudaria o paradigma de consciência planetária.
Isto mudaria tudo que existe do que conhecemos através dos livros e da cultura dos povos que abriga um sentido transitório. Não é dito que tudo passa, menos o amor?
O planeta Terra está confinado dos mundos felizes por causa do paradigma dessa densa consciência que está indo embora como vimos abordando em ocasiões anteriores. É alentador saber dessa notícia. A mudança de paradigma não virá através das doutrinas que se contradizem, aliás nem queremos saber quais são.
Os poetas sempre têm a licença poética para falar em lágrimas, gotas d´água que saem dos olhos com as nascentes desconhecidas, embora a Medicina explique o trajeto percorrido na parte partícula mas não na parte onda. Isto levaria a subjetividade, área que a psiquiatria busca compreender.
Tudo é partícula e onda ao mesmo tempo. Na Canção do dia de sempre, o poeta gaúcho Mário Quintana vislumbrou algo sutil: “nunca dês um nome a um rio: sempre é outro rio a passar.” Isto leva a crer que não devemos criticar nada nem nos interessar pela crítica que os outros fazem de tudo aquilo que está em mudança, inclusive mudança política no mundo.
Ainda a respeito da mencionada revista, em um de seus números atrasados, houve a reportagem noticiando que se um livro fosse queimado, seria possível recompô-lo tanto das cinzas (partícula) quanto ao livro (onda). Não sabemos se esta afirmação foi testada em laboratório.
Os poetas, que são sonhadores, se apegaram ao tudo (partícula) e tudo (onda) onde nasceram as mais belas páginas de amor, mesmo sonhando que fossem verdade, que na realidade, era verdade mesmo, por outro princípio quântico, tudo o que imaginamos passa a ser verdade.
Pensou, criou, pois o pensamento cria, sem dúvida alguma. Somos co-criadores do Universo, isto dentro do sentido unitário, onde tudo se interliga. Você já pensou quando o nosso planeta sair do confinamento e se conectar com os mundos felizes, onde a multidimensionalidade é inerente a cada um de nós, vivendo esta realidade única?
O paradigma atual está mais interessado em manter a física newtoniana que tantos benefícios trouxeram a humanidade do que admitir o advento da física quântica, que deslinda outros enigmas, que irá descerrar cortinas que faziam encobrir os sofrimentos humanos. A indústria farmacêutica está mais interessada em manter os pacientes dependentes de seus produtos do que curá-los. Há crônicas nossas a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário