Páginas

terça-feira, 4 de novembro de 2014

PARTÍCULA E ONDA

Antes do bóson de Higgs não havia massa, certo? Naturalmente, só havia energia. Aliás, Albert Einstein disse que “tudo é energia”. Segundo Saswato R. Das, em Revista American Scientific – Brasil, “O bóson de Higgs ajuda a explicar porque partículas têm a massa que têm.”
A física quântica estabelece o conceito de que “tudo é partícula e onda ao mesmo tempo.” Se isto fosse entendido pela maioria da população mundial, que abriga um total de 7,3 bilhões de habitantes, certamente mudaria o paradigma de consciência planetária.
Isto mudaria tudo que existe do que conhecemos através dos livros e da cultura dos povos que abriga um sentido transitório. Não é dito que tudo passa, menos o amor?
O planeta Terra está confinado dos mundos felizes por causa do paradigma dessa densa consciência que está indo embora como vimos abordando em ocasiões anteriores. É alentador saber dessa notícia. A mudança de paradigma não virá através das doutrinas que se contradizem, aliás nem queremos saber quais são.
Os poetas sempre têm a licença poética para falar em lágrimas, gotas d´água que saem dos olhos com as nascentes desconhecidas, embora a Medicina explique o trajeto percorrido na parte partícula mas não na parte onda.Isto levaria a subjetividade, área que a psiquiatria busca compreender.
Tudo é partícula e onda ao mesmo tempo. Na Canção do dia de sempre, o poeta gaúcho Mário Quintana vislumbrou algo sutil: “nunca dês um nome a um rio: sempre é outro rio a passar.” Isto leva a crer que não devemos criticar nada nem nos interessar pela crítica que os outros fazem de tudo aquilo que está em mudança, inclusive mudança política no mundo.
Ainda a respeito da mencionada revista, em um de seus números atrasados, houve a reportagem noticiando que se um livro fosse queimado, seria possível recompô-lo tanto das cinzas (partícula) quanto ao livro (onda). Não sabemos se esta afirmação foi testada em laboratório.
Os poetas, que são sonhadores, se apegaram ao tudo (partícula) e tudo (onda) onde nasceram as mais belas páginas de amor, mesmo sonhando que fossem verdade, que na realidade, era verdade mesmo, por outro princípio quântico, tudo o que imaginamos passa a ser verdade.
Pensou, criou, pois o pensamento cria, sem dúvida alguma. Somos co-criadores do Universo, isto dentro do sentido unitário, onde tudo se interliga. Você já pensou quando o nosso planeta sair do confinamento e se conectar com os mundos felizes, onde a multidimensionalidade é inerente a cada um de nós, vivendo esta realidade única?
O paradigma atual está mais interessado em manter a física newtoniana que tantos benefícios trouxeram a humanidade do que admitir o advento da física quântica, que deslinda outros enigmas, que irá descerrar cortinas que faziam encobrir os sofrimentos humanos. A indústria farmacêutica está mais interessada em manter os pacientes dependentes de seus produtos do que curá-los. Há crônicas nossas a respeito.
Porque há competitividade e separatividade nesta densa consciência planetária? Por causa da admissão de valores circunscritos na esfera de partícula, somente isto, não admitindo que tudo é partícula e onda ao mesmo tempo. O materialismo se sustenta somente na partícula e será transcendido, para não dizermos aniquilados, porque admitimos a teoria de Lavoisier: “tudo se transforma”.
Na esfera de relacionamento, onde desenvolvemos uma frente de trabalho, podemos ver o abandono que tem os casais separados porque nessa relação não foi visto o contexto partícula/onda ao mesmo tempo.
Assim, a parte material que tanto alegrou as horas felizes dos casais não conseguiu se alinhar no conceito interligado que tanto falamos. No entanto, se houver o avivamento da parte romântica, poética e sonhadora a onda que está nessa partícula aparecerá.
Se isto não acontecer, é porque os engramas do passado não foram esquecidos. É natural que seja assim. No entanto, chegará a hora em que o entorpecimento virá, como algo diferente, como os distúrbios psíquicos tão divulgados pela ciência que busca uma solução para lenir tantos males. O caminho já indicamos porque ouvimos daqueles que abriram o caminho: tudo é partícula e onda ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário