Páginas

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

OS DESAJUSTADOS

Ambientado em Reno, Nevada, EE.UU., o filme americano The  Misfis, drama de 1961, dirigido por John Huston, recebeu a versão para o português, aqui no Brasil, Os Desajustados, tem uma cena em que aparece Roslyn Taber, na pele da atriz Marilyn Monroe, dando uma volta na pista de dança do saloon com o cowboy Perce que usava uma camisa rasgada e com a cabeça enfaixada de gases, papel do ator Montgomery Clift.
Na dança surge um diálogo entre os dois, iniciado por Roslyn que descobre que a ex-mulher do cowboy morrera sem saber dançar e indaga-lhe porque não a ensinou? Ele responde-lhe que não estava disposto a falar sobre a falecida.
Ela pediu a ele não ficar zangado e concluiu o diálogo dizendo que se a amasse deveria ter-lhe ensinado a dançar, “porque todos nós, maridos e esposas, estamos morrendo a cada minuto e não estamos ensinando uns aos outros o que sabemos.”
Quando estavam sendo realizadas as gravações, a atriz Marilyn Monroe estava de divorciando do escritor Arthur Miller, roteirista do filme. O papel dela era de uma recém-divorciada, tal na vida real.
Segundo pesquisas do psicólogo Robert Epstein, diretor do Centro Cambridge de Estudos do Comportamento, cerca de 10 a 20% dos casais americanos, equivalentes a 40 milhões de pessoas, não têm relação sexual [El Pais – 19 nov. 2014].
Em 5 parágrafos da crônica ANÉIS SOLTOS NOS DEDOS – blog Fernando Pinheiro, escritor – 29 de março de 2014, abordamos a dificuldade dos casais em se manter unidos numa convivência familiar, a seguir:
No Princípio da Incerteza, de Heisenberg, há restrições à precisão em medidas simultâneas, pois não pode haver a posição da partícula e a velocidade ao mesmo tempo, esse princípio está imantado não apenas no mapeamento das partículas elementares do átomo, como também entre duas pessoas em convivência amorosa, pois todos nós somos constituídos de átomos.
O Princípio da Incerteza, de Heisenberg, está presente em todos os relacionamentos difíceis da atualidade e isto evidencia a complicação, a dificuldade dos casais em se manter unidos. A elucidação do Prof. Hélio Couto é oportuna: “você tem a posição diferente do momentum, isto é, uma pessoa está na posição e a outra está no momentum, ela tem velocidade.”
Quando se inicia a aproximação, uma delas está parada porque está receptiva ao encontro, a outra tem momentum e prossegue em velocidade. A que está parada é mais romântica, sonhadora e até desligada dos problemas materiais que é importante na discussão dos casais, afinal não há almoço grátis.
Há mais ou menos uma afinidade pelo interesse da atração, geralmente é sexo, dinheiro, prestígio, estabilidade, e assim não há muitos questionamentos a serem debatidos nos primeiros encontros que buscam uma lua-de-mel. Se procurar a lua-de-mel com brigas e desavenças, assim não vai dar certo.
No decorrer do relacionamento são mostradas as mangas da camisa e fica evidente o Princípio da Incerteza, de Heinsenberg, quando se trata de a posição e o momentum diferenciados, isto é mais acentuado quando há divergência de paradigmas.
No filme Os Desajustados, a mulher recém-divorciada não se interessa pelos cowboys porque eles estavam laçando os cavalos que iriam ser conduzidos ao matadouro para serem abatidos e transformados em ração de cães e gatos. No entanto, eles acham isso normal.
Não estar ensinando uns aos outros, maridos e esposas, o que sabemos, revelada pela personagem Rosly, implica necessariamente saber se a pessoa que desejamos ensinar está disposta a nos ouvir. Caso contrário, isto pode virar uma violação, o que é contrário ao estilo de vida em mansuetude.
Quem são os desajustados: os cowboys que abateram os cavalos para o matadouro ou a Rosly que não se conformou com a atitude deles?
Nos idos 71 a.C., 6.472 escravos, remanescentes do grupo de Spartacus que liderou uma revolta, foram crucificados ao longo da via Ápia, em Roma, num mesmo dia, tudo isto porque eles buscavam ser livres [NUDEZ VIOLENTADA – 6 de maio de 2014 – blog Fernando Pinheiro, escritor]. Quem são os desajustados, os que permanecem no paradigma ou aqueles que buscam a liberdade? 
Como não criticamos nada e nem criticamos ninguém, restringimo-nos a dizer, reiterando o que se contém no parágrafo inicial, que os desajustados é o nome que recebeu, no Brasil, a versão do filme americano intitulado The Misfis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário