Páginas

terça-feira, 18 de novembro de 2014

BUSCA DE REFÚGIO

A necessidade do ser humano em buscar refúgio implica em situações que estão sendo modificadas.
Toda a vez que o ser humano entrega a sua vida para os outros decidir, perde a capacidade de fazer o próprio destino, recebendo o destino que os outros decidiram por ele, isto implica em prejuízo porque nem mesmo as pessoas que decidiram o destino alheio, na maioria dos casos, não conseguiram sair da matrix, pois a zona de conforto é muito grande.
Nos planos de luz, tudo isto é diferente, a ajuda existe porque não há lágrima ou dor que não seja sentida numa conexão onde está o amor, assim estimulamos recorrer, através da prece, o auxílio que nunca deixou de cessar.
Vamos estender o olhar para o mundo árabe e ver como está nascendo um dito Estado, ainda não recolhido por nenhuma nação, o Estado Islâmico que engloba 8 milhões de habitantes vivendo numa área invadida da Síria e do Iraque, sustentado pela violência e pelo contrabando de petróleo, segundo divulgado pelo jornal espanhol El Pais – 27/09/2014.
Ainda segundo a edição daquele jornal, “trata-se de uma complexa estrutura administrativa que promulga leis, arrecada impostos, administra a justiça, e até provê serviços sociais.” Para a população síria que viveu, durante muito tempo sob a ditadura de Bashar al Asad e a guerra civil, a presença do Estado Islâmico lhe trouxe tranquilidade e segurança, a partir de abril de 2013, quando a cidade de Raqqa foi conquistada.
A guerra civil na Síria foi iniciada em maio/2011 e já deixou mais de 191 mil mortos até abril/2014, segundo o Observatório Sírio para Direitos Humanos [UOL Notícias – 22/08/2014].
No entanto, a perseguição dos Estados Unidos em combater o terrorismo, opinião propalada pelo presidente Barack Obama, trouxe insegurança a milhões de sírios que se refugiaram nos países vizinhos, fugindo do confronto entre os soldados americanos e os aliados contra os jihadistas do grupo Estado Islâmico. A nossa posição no conflito é de neutralidade.
Segundo informações da BBC–Brasil – 3 abril de 2014, o número de pessoas que abandonaram suas casas na Síria é de cerca de 9,5 milhões, quase a metade da população local, com destino ao Líbano, Turquia, Jordânia, Iraque.
O Líbano abriga 1,1 milhão de sírios, a Turquia, 815 mil e a Jordânia 608 mil [site g1.globo.com – notícias/2014/08]. De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), até o final de março de 2013, o Governo Regional do Curdistão (KRG) abrigava mais de 125 mil refugiados sírios [Médicos sem fronteiras – 10/04/2013].
No Brasil, no período de janeiro a outubro de 2014, foram acolhidos 1.524 sírios que pediram asilo político, sendo que este é o maior grupo de refugiados no País, segundo dados divulgados pela ACNUR [site Último Segundo – 18/11/2014].
Anteriormente, com a retirada das tropas russas no Afeganistão, numa guerra que durou 10 anos (1979/1989), mudou o cenário naquele país, pois, nos idos de 2001, o Afeganistão era o país que mais produzia refugiados, àquela época havia 500 mil refugiados nas fronteiras do país, além de 1,4 milhão no Paquistão e 1,3 milhão no Irã. Existia, em 2012, 1,7 milhão de refugiados afegãos no Paquistão [ACNUR – 2/2/2012].
O caminho da felicidade é ser livre em todos os sentidos, não aguardar que algo caia do céu, se não olharmos para o céu, e nem entremos em controvérsias políticas que sempre arrastam as pessoas em direção das facções, físicas e espirituais, onde há sempre litígio, e afasta-nos de nosso ser profundo que todos somos, sem exceção, uns conscientes e outros ainda não, mas que estão a caminho, com certeza.
Não percamos nunca a nossa automaestria, optando por nossas escolhas que fazem o nosso destino, dentro do conceito quântico que determina o colapso da função de onda, pois o mundo externo irá nos influenciar onde a dualidade predomina em todos os campos da atividade humana.
Sigamos com leveza.

www.fernandopinheirobb.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário