Páginas

sábado, 23 de julho de 2016

RAPSÓDIA BOÊMIA


Publicado em 12/01/2001, em O DIA – S.Paulo – SP, sob o título Rock  in Rio – Tributo ao Ídolo, de Fernando Pinheiro

Quando um superstar  do rock se despediu numa cerimônia de cremação, embalada em cânticos persas, na Inglaterra, o mundo inteiro ficou sensibilizado. O som da voz, às vezes suave, às vezes estridente, levava multidões ao delírio e todos  aplaudiram Freddie Mercury.

Aqui no Brasil, milhares de pessoas se lembram da canção Love of My Life onde há uma declaração de amor revestida de um apelo comovente para que a pessoa amada não se vá. É este o clima dominante que se espalha na maioria dos casais. O sim de quem sente seus sonhos à beira do perigo e luta, em  desespero, para que o namoro não termine.

É comovente qualquer luta, principalmente a do amor. O certo mesmo seria não lutarmos, pois teríamos a vitória antecipada, mas ainda não somos anjos que têm a vontade realizada no mesmo instante em que é emitido o  pensamento.

Os anjos não possuem o desejo como assim sentimos mergulhados na ansiedade, pois, quando pensam, a realização se faz presente, de imediato. Podemos dizer        que não sentem desejos, mas a aceitação da sabedoria      divina que se manifesta sempre oportuna.

O nosso estágio evolutivo ainda está distante deles porque precisamos aprender o que nos convém a nível de interiorização de alma e não nas aparências materiais que  surgem como o brilho de bolhas de sabão.

Mais importante do que a luta é sabermos observar as causas que promovem os acontecimentos, a fim de evitarmos perda de tempo nos empreendimentos que iriam nos causar desgosto e decepção. E quem persiste lutar a qualquer preço, perguntaríamos até quando é válido correr atrás do   prejuízo?

Para um time de futebol que está perdendo a partida e não dá tempo para virar o placar, correr e  brigar é questão de honra. No campo sentimental, a frase shakespeariana tem um véu de enigma: “o coração tem razão que a própria razão   desconhece”.

Não queremos analisar a luta para ser feliz do imortal cantor de Love of My Life, I was born to love you ou Bohemian Rapsody e tantos outros sucessos internacionais, mas ressaltar que o amor é a maior expressão de beleza que o   mundo conhece.

Quem tem um bem-querer, faça sempre o que o coração mandar. Nas horas de maré baixa, se houver condições,  empurrar o barco para que chegue ao mar ou, se houver tranquilidade como no descanso do barqueiro, o melhor é  esperar a maré subir e seguir viagem.

Mercury, por teres espalhado ao mundo a luta para ser feliz no amor, certamente um dia estarás em viagem ao planeta que leva o teu nome. O destino de quem ama e traz a mensagem de amor à humanidade é sempre os altos planos. A cantora Daniela Mercury, dona do sorriso mais lindo do  palco, herdou o teu nome para falar de amor.

Nós que acreditamos na imortalidade, na confirmação de Lavoisier que fez a estrutura científica em que todas as teorias se apóiam: “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, podemos ver a tua vitória. A luta valeu.

Bohemian Rapsody (Rapsódia Boêmia) pode ser entendida como toda a música que fala dos desejos dos amores sempre em busca do êxtase, nos sonhos em que a voz grita para dizer, num suspiro bem alto, como fez Freddie Mercury, sem camisa, de braço direito levantado, no Rock in Rio I, em sua  eterna canção, Love of My Life, good evening ...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário