Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2016

LEMBRANÇAS AMÁVEIS (VI)

Pianista de renome internacional, Homero Ribeiro de Magalhães, funcionário do Banco do Brasil (posse: 11/12/1943, apos. 1/7/1974), estudou com o compositor Barroso Neto e com a célebre pianista Magdalena Tagliaferro.

Em Paris, onde esteve como bolsista do governo francês, recebeu orientações de Alfred Cortot. Na École Normale de Musique fez o curso sobre a obra de Chopin e no Conservatório de Paris recebeu o diploma de pianista [Almanaque do Pessoal – 1964; Revista AABB – Rio – dez/1963].

Nos idos de 1954, Homero de Magalhaes foi para Viena fazer o curso de regência. Quando estava se formando na Academia de Viena, estava entrando Cláudio Abbado, mais tarde tornou-se célebre maestro, conforme ele mencionou na entrevista concedida ao radialista Lauro Gomes no programa “Música e Músicos do Brasil” levado ao ar, em 18 de janeiro de 1988, pela Rádio MEC.

Ainda na entrevista Homero de Magalhães disse que gravou os Prelúdios de Debussi (2º Caderno), deu recitais na Europa. Em Berlim, com a regência do maestro Cláudio Santoro, gravou o 4º Concerto de Villa-Lobos, primeira audição na Alemanha.

Com bagagem rica sobre o piano, conseguiu lograr êxito, em 1950, no Concurso Internacional de Genebra e, no ano seguinte, no Concurso Marguerite Long – Jacques Thibaud. De volta ao Brasil, exerceu atividades didáticas e apresentação de concertos no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belo Horizonte, e outras capitais [Almanaque do Pessoal – 1964; Revista AABB – Rio – dez/1963].
Nos idos de 1954, recebendo bolsa de estudos, ei–lo na Áustria onde estudou Regência e obteve o diploma de diretor de orquestra, sob a direção de Bruno Seidhofer. De lá, seguiu rumo a Paris, Viena, URSS, Suíça, e a antiga Tchecoslováquia, realizando apresentações em grandes orquestras [Almanaque do Pessoal – 1964; Revista AABB – Rio – dez/1963].
Discografia de Homero de Magalhães [Almanaque do Pessoal – 1964; Revista AABB – Rio – dez/1963]. Obras de Schubert para piano a quatro mãos, com a parceria da pianista Lili Kraus (Les Discophiles Française). 2° Caderno de Prelúdios, de Debussy, e 3 Suítes para cravo de Couperin. As 16 Cirandas de Villa–Lobos – Plaza Discos Ltda. (LP/1960) e (CD/2000) [Revista AABB –Rio – dez/1963]
A convite do Itamaraty, Homero de Magalhães realizou concertos em tournée por diversas cidades da América Latina (Buenos Aires, Montevidéu, Santiago, Valparaíso, Viña del Mar, Lima, Bogotá e Caracas) [Almanaque do Pessoal – 1964; Revista AABB – Rio – dez/1963].
Na gestão de Nilo Medina Coeli, presidente do Banco do Brasil (20/7/1963 a 31/3/1964), o funcionário Homero Ribeiro de Magalhães, devido aos grandes méritos alcançados e, por outro lado da Empresa, sensibilizada pela presença de raro talento, manteve–o, algumas vezes, no Quadro Suplementar com Proventos [Almanaque do Pessoal – 1964].

Na referida entrevista na Rádio MEC, concedida em janeiro de 1988, já aposentado do Banco do Brasil, Homero de Magalhães exercia atividades profissionais nos cursos que lecionava no Instituto de Artes na capital paulista. 

A propósito, vale mencionar a informação constante do currículo de Lucia Amato Muner, pianista, professora, regente do Coral Infanto Juvenil Artmanhas do Som (2001 a 2010), Homero de Magalhães foi seu Professor, em 1982 a 1983, no Curso “Análise das Sonatas de Beethoven e, em 1984, no Curso “Sonatas Românticas” do Instituto de Artes – UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – São Paulo – SP.

Ainda na área acadêmica, a discografia de Homero de Magalhães contém a obra de Bach: Prelúdios e Fugas I – 256 pp. – Editora Novas Metas, São Paulo, 1988. A obra completa do autor ainda está fora de nosso alcance.

Homero Ribeiro de Magalhães nasceu em São João Del Rei (MG) no dia 17 de dezembro de 1924 e faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 08 de março de 1997.

Conciliando os horários de trabalho no Banco do Brasil, Homero de Magalhães lecionava nos Seminários de Música Pró–Arte do Rio de Janeiro e, também, em particular. Era casado com a pianista argentina Estela Caldi com quem teve 4 filhos: Homero de Magalhães Filho, Alain Pierre, Alexandre Caldi e Marcelo Caldi, todos músicos.
Homero de Magalhães Filho é maestro e flautista, reside em Paris, desde 1981. Professor de regência coral do Centro de Arte Polifônica de Paris, e de canto coral do Conservatório de Châtillon. Apresentou–se, como regente, em diversos países: Brasil, França, Holanda e Canadá. Em 1/6/2004 esteve no CCBB – São Paulo e regeu o Réquiem de Brahms.
A pianista Estela Caldi, a viúva do ex-funcionário do Banco do Brasil, Homero de Magalhães, é mestre em música pela Escola de Música da UFRJ e professora de piano da UniRio, desde 1983.
O conjunto LiberTango é formado pelo trio: Estela Caldi (piano) e por dois de seus filhos: Alexandre Caldi (sopros) e Marcelo Caldi (acordeon). No repertório quatro CDs lançados com músicas brasileiras e portenhas. Na América Latina, a pianista Estela Caldi é considerada uma das maiores intérpretes do compositor Astor Piazzolla.
A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresentou, em 29 a 31 de março de 2016, o show Tangos Hermanos – 20 anos do grupo LiberTango, com a participação especial da cantora, atriz e bailarina Soraya Ravenle (voz) e Yamandu Costa (violão) e Hamilton de Holanda (bandolim) – Jornal do Brasil – 28/03/2016.    

 

Fonte:

HISTÓRIA DO BANCO DO BRASIL, de Fernando Pinheiro.

Entrevista concedida por Homero Ribeiro de Magalhães ao radialista Lauro Gomes no programa “Música e Músicos do Brasil” levado ao ar, em 18 de janeiro de 1988, pela Rádio MEC.

Jornal do Brasil – 28/03/2016.   

 

www.fernandopinheirobb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário