Páginas

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

CCBB – Rio de Janeiro - RJ


Quando o escritor Fernando Pinheiro esteve, no dia 28 de setembro de 1993, presidindo uma solenidade no Auditório do Edifício Sede III do Banco do Brasil, em Brasília, ao lado do presidente do Banco do Brasil, e do diretor da Carteira de Crédito Rural, o escritor Berecil Garay estava presente. Na ocasião, Paulo Martiningui, superintendente da Carteira de Câmbio, foi convidado, mas agradeceu o convite, em decorrência de muito serviço na Carteira.
Gaúcho de Passo Fundo, onde nasceu em 28/1/1928, Berecil Garay diplomou–se em jornalismo, em 1957, em Porto  Alegre – RS, e construiu a obra literária voltada para as áreas de teatro, conto, crônica e poesia: A Arte mandou uma ideia (1953 – teatro), Tempo de Musa (1957 – poesia), Dia de vento (contos – 1960), Mordidas no Mingau (1983 – poesia), Luzes de Brasília (contos, crônica – 1984), Canteiro de ideias (1986 – poesia), Dom Bosco previu Brasília, não o que aconteceu depois (contos), Antolorgia (1993 – poesia). Ao escrever o poema O Campeão, prestou singela homenagem a Ayrton Senna, campeão mundial de  automobilismo:
“Campeão  se  faz  com  Hip–
  hurra–ranga,  Shell  ou  Esso
quando ultrapassa o sucesso.”    (204)
(204) BERECIL GARAY – O Campeão – in Antolorgia – p. 41 – Livraria Ouro Velho – Brasília – DF    1993.         
Na área econômica entra em vigor, a partir de 14/1/1989, o Plano Verão que promoveu o congelamento de preços, a  desindexação  da  economia  e  extinguiu  a    URP  salarial.
A data 12/10/1989, inauguração do CCBB – Rio de Janeiro, é interligada por 3 ciclos históricos anteriores, comprovando a existência de atividades educacionais e culturais dentro do  Banco do Brasil:
15/7/1937 – início do ensino no Banco do Brasil pelo presidente Leonardo Truda (27/7/1934 a 30/11/1937);
outubro/1948 – inauguração das atividades culturais dentro do Banco do Brasil com a palestra “Influência do dólar na nossa civilização” proferida por Ruben Meyer, advogado do Banco do Brasil, na presença de João Pacheco Fernandes, inspetor–geral da Agência de São Paulo, Alcides da Costa Guimarães, gerente da Agência de São Paulo. Por força do destino, nesse mesmo local, funciona atualmente o CCBB – São Paulo;
28/1/1955 – inauguração do Museu e Arquivo Histórico do  Banco do Brasil pelo presidente Clemente Mariani.
Corre o tempo, unificando esses três estágios evolutivos da Empresa, eis que surge o recrudescimento da cultura do BB que iria ter uma repercussão nacional, recrudescendo a própria cultura nacional, em 12/10/1989, no clima em que os manifestantes do Sindicato dos Bancários faziam passeata pelas ruas, visando deflagrar greve por falta de negociações salariais. A área externa do Edifício do Banco do Brasil – Rua Primeiro de Março, 66, estava ocupada por bancários e sindicalistas.    
A solenidade de inauguração do Centro Cultural Banco  do  Brasil ocorreu em ambiente fechado e restrito a poucos  convidados e aos funcionários do CCBB.
Diante do microfone hasteado na rotunda do prédio, junto as escadarias do Teatro I, o presidente Mário Bérard proferiu o discurso inaugural, prestigiado pela ilustre presença de Cláudio Pacheco (1909/1993), autor da obra História do Banco do Brasil, bem como Cid Heráclito de Queiros, procurador–geral do Tesouro Nacional, e os ex–presidentes Nestor Jost e Oswaldo Colin. Guardas de segurança privada, uniformizados, faziam a  proteção do ambiente.              
O Dr. Cid Heráclito de Queiros, a quem admiramos pela trajetória de relevantes serviços prestados à Nação, voltou a nos honrar, em outra solenidade, com a presença prestigiosa, na tarde de 6/11/1997, na posse do acadêmico Marcos Vilaça, membro honorário da Academia de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil. Mais uma vez, o destino reservou ao escritor Fernando Pinheiro a honra de presidir a solenidade.
Naquela ocasião, estavam presentes ainda Marcello Alencar, governador do Estado do Rio de Janeiro; jurista Geraldo Magela da Cruz Quintão, advogado–geral da União; diplomata Robert Taylor, cônsul–geral dos Estados Unidos; general–de–Exército Expedito Hermes Rego Miranda, comandante da Escola Superior de Guerra; Aluísio Gama de Souza, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro; José Rosa Montalvão, presidente do Centro Sergipano do Rio de Janeiro;
Vale destacar ainda a presença do Mons. Sérgio Costa, vigário da Igreja Nossa Senhora do Outeiro da Glória, representando o Cardeal Dom Eugênio Sales, arcebispo do Rio de Janeiro. Esse reverendo sacerdote celebrou o sacramento de batismo de Fernanda Scófano  Pinheiro, neta do autor, naquela mesma igreja onde casou, nos tempos de outrora, o poeta Gonçalves Dias, contemporâneo e conterrâneo de Lisboa Serra, o presidente–fundador do Banco do Brasil.    
Após o discurso de inauguração do CCBB, o presidente do Banco do Brasil, acompanhado ainda de Paulo César Palhares Campos, chefe–de–gabinete – PRESI, descerrou a placa comemorativa contendo a assinatura em bronze de José Sarney, presidente da República, Maílson da Nóbrega, ministro da Fazenda, Mário Bérard, presidente do Banco do Brasil. A primeira assinatura na placa em bronze é de um homem ilustre, nascido na Baixada maranhense, as mesmas terras onde nasceu o presidente–fundador do Banco do Brasil, ambos amantes da política e da literatura.   
Em retrospectiva, assinalamos que, com a aposentadoria, em 27/2/1985, de Siegfried Bischoff, chefe–de–gabinete da VIPAD – Vice–Presidência de Administração, Reinaldo Benjamin Ferreira, que vinha exercendo o cargo de chefe–de–gabinete de vice–presidente – VIPER (1983/1985), assume as mesmas funções na VIPAD–DF, por um período que se estende até 23/6/1989, quando é nomeado chefe do CCBB – Rio de Janeiro.       
A partir de 23 de junho de 1989, exerceram a função de chefe do CCBB, na cidade do Rio de Janeiro os seguintes  funcionários:
Reinaldo Benjamin Ferreira 23/6/1989  a 1/12/1994
Cláudio de Castro Vasconcelos 22/12/1994 a 6/6/1999
Walter Nunes de Vasconcelos Jr. 22/6/1999 a 26/4/2002
Yole Maria de Mendonça 6/5/2002  a 28/7/2005
Marcelo  Martins  Mendonça 3/8/2005  a  4/11/2007
Marcos José Mantoan  5/11/2007  a maio/2009, em andamento
Blog Fernando Pinheiro, escritor
Site  www.fernandopinheirobb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário