Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

O VOO

O filme O Voo é de ação e suspense, onde o comandante Whitaker (Denzel Washington) consegue manobrar, com destreza, uma aeronave, em voo de emergência, fazendo aterrissagem numa relva. Admirado por ter evitado uma tragédia de maiores consequências, seus amigos Hugh, o advogado do sindicato dos pilotos, papel do ator Don Cheadle e Charlie (Bruce Greenwood) buscam ajudá-lo no inquérito que apura as causas do acidente.
Entre os ocupantes que faleceram no acidente aéreo estavam Margareth e Katerina “Trina”, comissárias de bordo, interpretadas pelas atrizes Tamara Tunie e Nadine Velazquez, respectivamente. Se Katerina estivesse permanecido na cadeira destinada à tripulação, possivelmente se salvaria, como se salvou Ximena Suarez, a comissária da aeronave boliviana que caiu na Colômbia, conforme assinados nos seguintes parágrafos:
Em dia de tela quente, 28/11/2016, a Rede Globo de Televisão exibiu o filme russo Voo de Emergência. Um dos episódios mais envolventes ocorre numa ilha ameaçada pela erupção de vulcão. Na pista do aeroporto, duas aeronaves à disposição dos sobreviventes que estavam fugindo da calamidade. Muito fogo e larva ameaçam a decolagem.
Poucas horas depois da exibição do filme, já na madrugada do dia seguinte, um voo de emergência foi notícia no mundo inteiro, com o avião Avro RJ–85, da empresa boliviana LaMia, saindo de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, com destino a Medellin, Colômbia, conduzindo o time Chapecoense que tinha jogo programado com o Nacional da Colômbia pela final da Taça Sul-Americana de Futebol. Do trágico acidente 6 feridos e 71 mortos. [VOO DE EMERGÊNCIA – 5 de dezembro de 2016 – blog Fernando Pinheiro, escritor].
Após o acidente do filme O Voo, o comandante Whitaker é procurado por amigos que preparam terreno para ele se sair bem na investigação. O advogado do sindicado, com argumentos convincentes, consegue anular as provas de exame que comprovam teor de álcool no sangue recolhido do comandante Whitaker.
Ainda no hospital, sai do quarto e caminha em direção da escadaria do 3° andar onde encontra Nicole, viciada em tóxicos, interpretada pela atriz Kelly Reilly. Entre ambos surge uma conversa de identificação de comportamento, acrescida da presença de um paciente que chega carregando os instrumentos do hospital. Ele quer fumar e Whitaker lhe dá um maço de cigarros, depois sai, deixando o casal a sós. Ela lhe dá o endereço e ele promete visitá-la, quando sair.
Dado ao excelente estado de recuperação da saúde, Whitaker tem alta do hospital e, despistando a atenção da imprensa, vai para a velha fazenda do avô que está abandonada. Lá, ele se desfaz de grande parte da bebida estocada, mas continua bebendo algumas garrafas que sobraram.
No endereço que tem em mãos, o comandante Whitaker encontra Nicole numa situação difícil em que está sendo despejada pelo dono do apartamento onde vive. Intervindo a seu favor, ele paga ao dono o valor dos aluguéis atrasados e a leva para a fazenda.
Nicole tenta ajudá-lo para sair do vício, pois estava frequentando um grupo de ajuda a viciados. Ele não aceita a ajuda e continua bebendo. Ele a convida para se mudar para Jamaica pilotando um avião monomotor que está no hangar da fazenda. Mas ela não acredita que ele vai deixar o vício e abandona a velha fazenda, com o auxílio de amigos.
Na véspera da audiência pública que apura a responsabilidade dos culpados da tragédia da aeronave, ele passa a noite na casa do amigo Charlie. No dia em que ele vai depor perante o juiz, é encontrado deitado no chão. O traficante Harling, interpretado pelo ator John Goodman, lhe dá uma dose de tóxico, apenas para cheirar um pouco.
Mesmo nessa circunstância de drogado, ele comparece ao tribunal, respondendo as perguntas da investigação do National Transportation Safety Board conduzida por Ellen Block, no papel da atriz Melissa Leo. No final da sessão, o comandante Whitaker confessa ser dependente de drogas e estava drogado quando dirigia o avião que caiu. Com a confissão, é preso e conduzido à penitenciária.
Na cena final, aparece o filho do ex-comandante Whitaker, interpretado pelo ator Justin Martin, para visitá-lo e lhe diz que está fazendo um ensaio literário sobre a vida dele para ser apresentado no colégio. Pergunta inicial: quem é Whip Whitaker? Ele, sorrindo ao filho, lhe diz: boa pergunta.
Dentro de nossas atividades intelectuais, tivemos a honra de participar de viagens aéreas, onde os passageiros são saudados pela tripulação e também em solenidades que marcam a vida da empresa que servimos, destacando que dentro do Banco do Brasil e na Academia de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil, ao comemorar, em 25/10/1999, o Centenário de Nogueira da Gama, o senador Bernardo Cabral prestou uma homenagem histórica que muito honra estas instituições.
Na ocasião, o escritor Fernando Pinheiro, que presidia a solenidade, sentia–se muito feliz e triunfante, tendo em vista que estava participando da Mesa de honra a diplomata Lourdes Planas Giron, cônsul–geral da República da Venezuela, e o Major Aviador Celestino Todesco, representando o Exmo. Sr. Major Brigadeiro do Ar, Flávio de Oliveira Lencastre, comandante do III COMAR – Rio de Janeiro (Aeronáutica do Brasil), além de outras distintas autoridades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário