Páginas

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

VELUDO AZUL

De longe, recebendo cobertura de Sandy (Laura Dern), o garoto Jeffrey (Kyle MacLachlan), carregando um aparelho de dedetização, vai ao apartamento da cantora Dorothy (Isabella Rossellini, filha da atriz Ingrid Bergman com o diretor italiano Roberto Rossellini).
Isto é apenas um pretexto para descobrir uma pista de crime. Jeffrey fica apenas na cozinha, trabalhando. Na saída, ela olha pra ele, dando um suspiro. No carro conversível vermelho, Sandy, ao lado do amigo confidente, fica na dúvida se ele é um detetive ou um tarado.
Com uma cópia de chave, ele volta ao apartamento de Dorothy. Em seguida, ela chega, vai ao banheiro, fica despedida e volta para trocar de roupa. Ela percebe que tem gente escondida no armário, pega uma faca de cozinha e encara o invasor.
Quando Jeffrey, escondido no armário, é descoberto, uma faca segura por mão firme o faz ficar paralisado. Dorothy lhe pergunta como ele entrou ali e o que viu? Ele, assustado pela ameaça, disse-lhe que era apenas para vê-la de perto, admirando-lhe a nudez, mais tímido do que conquistador.
Ela ordena ao rapaz tirar a roupa e passa a fazer carinho nele, perguntando se ele está gostando? Ele responde que sim. Ela pede pra ele tocar-lhe os seios, acariciando-os e se envolvendo toda na entrega amorosa.
Um toque de campainha na casa faz com que Dorothy empurre o garoto para o armário e pede pra ele ficar quieto e vai atender Frank (Dennis Hopper) que chega para dar vazão ao sadismo de que é portador, obrigando-a a fazer sexo com requintes de crueldade: estupro e violência.
Depois que Frank sai, ele sai do armário em direção de Dorothy que está deitada no chão, com o intuito de reconfortá-la. Ela aceita a ajuda de Jeffrey. Quando ele se prepara para sair, ele lhe disse: ajude-me.  
Acostumada a apanhar do sequestrador, Dorothy pede ao garoto bater nela. Mas ele não o faz, trazendo consigo a pureza da criança que ainda demonstrava ser.
Ela o chama de Don, nome do marido sequestrado, pedindo para ser abraçada e espancada, como estava acostumada pelo sequestrador. Ele apenas a abraça e se recusa a espancá-la. Então, ela ordena: então, vai embora. Ele, com receio de ser expulso, faz apenas um leve gesto, mas no fundo não a agride, é só carinho.
Na noite seguinte, Jeffrey conta a Sandy que o mundo é estranho, descobriu que Frank sequestrou o marido e o filho de Dorothy. É um mistério que ele busca desvendar. Sandy conta-lhe o sonho que teve na noite em que o conheceu: o mundo estava escuro sem pintarroxos. Quando os pássaros aparecem, desaparecem os problemas. Esses pássaros tem a simbologia do amor, assim como a pomba branca.
No mundo físico em que a realidade é sentida pelos cinco sentidos, o sonho, nas camadas do inconsciente, traz sempre uma relação do que estamos vivendo. Existe essa oportunidade de sentir a real necessidade em tudo que nos cerca e manter o ânimo firme em toda circunstância que nos chega como aprendizado e revelação. [PÉGASO (LX) – 25 de setembro de 2016].
Jeffrey passa a frequentar a casa de Dorothy, mantendo relações sexuais. Uma dessas vezes, ela lhe disse sorrindo que o procurou no armário, parece loucura, não é? Ele lhe disse que não é loucura, é amor.
Numa das saídas da casa, ele se defronta com o Frank que o indaga onde mora. Ele se diz ser vizinho. Ele é obrigado a dar umas voltas com Frank e sua gangue e chegam a um prostíbulo onde tem várias mulheres e a presença de Paul (Jack Nance), Ben (Dean Stockwell), Raymond (Brad Dourif), todos eles ligados ao mundo do crime. Ben recebe um maço de dinheiro e, em troca, entrega drogas a Frank.
O desfecho do filme acontece na cena no apartamento de Dorothy onde aparecem mortos o detetive Tom Gordon (Fred Pickler), Don (Dick Green) e a chegada de Jeffrey que retira a arma do bolso do detetive morto para atirar, em legítima defesa, no sequestrador Frank, abrindo caminho para os pintarroxos, fazendo-nos lembrar da alegoria contida no sonho que Sandy contou a Jeffrey.
Uma cena que chamou muito a atenção acontece em frente do prédio onde mora Dorothy, quando surge Mike (Ken Stovitz) que vai tomar satisfação com Jeffrey por ter tomado a namorada. Sai em defesa dele, Dorothy completamente nua que o abraça, dando a entender que entre ambos há um envolvimento, desfazendo o ciúme de Mike.
Sandy insiste no romance que tem com Jeffrey e ambos permanecem juntos com o apoio do pai, o detetive Williams, interpretado pelo ator George Dickerson, e a mulher dele na pele da atriz Hope Lange. 
Um pássaro surge na janela de uma casa, despertando a atenção dos moradores. É a alegoria do sonho de Sandy. No jardim, Dorothy está contente com a volta do filho que brinca sob a proteção da mãe.
O filme Veludo Azul, título original Blue Velvet, em decorrência da canção de Bobby Vinton, sucesso dos idos de 1963, é ambientado na pacata cidade americana de Lumberton, na Carolina do Norte, sob a direção de David Lynch, e trilha sonora supervisionada por Angelo Badalamenti, traz ainda no elenco os artistas: Frances Bay (tia Bárbara), Priscilla Pointer (Srª Beaumont), Jack Harvey (Tom), entre outros. A produção é de 1986.


Nenhum comentário:

Postar um comentário