Preliminarmente, antes de abordar o tema do
sonho contido na crônica, é oportuno transcrever textos de crônicas anteriores
pertinentes a sonhos e a acontecimentos que chamam, distintamente, a atenção de
milhões de pessoas:
No
mundo físico em que a realidade é sentida pelos cinco sentidos, o sonho, nas
camadas do inconsciente, traz sempre uma relação do que estamos vivendo. Existe
essa oportunidade de sentir a real necessidade em tudo que nos cerca e manter o
ânimo firme em toda circunstância que nos chega como aprendizado e revelação.
A
onça-bebê estava ao meu lado, enquanto a onça-mãe tinha saído para caçar. Sabia
que a mãe tinha ciência de que eu estava perto da filha, através do colapso da
função de onda que a filha fazia em permanente pensamento na mesma sintonia que
a mantinha ligada à mãe.
Logicamente,
a mãe sabia que a filha não corria perigo, senão interromperia a caça e viria
protegê-la. Esta conexão também existe entre os humanos, desde que entre eles
existam o mesmo modus operandi dos animais. A busca de caminhos diferentes do
seu mundo interno não permite perceber essa conexão.
A
onça-bebê veio a mim, buscando proteção e, ao mesmo tempo, brincar de criança,
deixando a espontaneidade fluir, sem temores. Quanto a mim, educado numa
cultura que prevê medidas de segurança, eu me afastei da onça-bebê, e ela se
encaminhou em minha direção.
Não
corri, fiquei parado para sentir o que estava havendo entre nós. Havia reciprocidade
em doar-se, com maior intensidade nela e aceitei estar perto para apreciá-la
melhor e me entregar pensando no doce enlevo que nos envolvia.
Olhei a
onça-bebê, a senti como se fosse uma gatinha, uma dessas que enternecem os
lares das mulheres que lhes dão assistência e proteção. Não há diferença no
modo de ser entre uma onça e uma gatinha, são iguais em tudo. É o que senti
dentro do sonho. [PÉGASO LX – 25 de setembro de 2016 – blog Fernando Pinheiro,
escritor].
Em dia
de tela quente, 28/11/2016, a Rede Globo de Televisão exibiu o filme russo Voo
de Emergência. Um dos episódios mais envolventes ocorre numa ilha ameaçada pela
erupção de vulcão. Na pista do aeroporto, duas aeronaves à disposição dos
sobreviventes que estavam fugindo da calamidade. Muito fogo e larva ameaçam a
decolagem.
Poucas
horas depois da exibição do filme, já na madrugada do dia seguinte, um voo de
emergência foi notícia no mundo inteiro, com o avião Avro RJ–85, da empresa
boliviana LaMia, saindo de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, com destino a
Medellin, Colômbia, conduzindo o time Chapecoense que tinha jogo programado com
o Nacional da Colômbia pela final da Taça Sul-Americana de Futebol. Do trágico
acidente 6 feridos e 71 mortos. (...)
No
filme russo Voo de Emergência, título original Flight Crew, a dianteira e a
cauda do avião UTair saindo do Aeroporto de Moscou com destino a Munique
estampa o desenho de uma figura mitológica, Pégaso, com apenas a cabeça e o
tronco do cavalo alado. Pégaso é o nome da série de sonhos (I a LX) narrados
por nós no blog Fernando Pinheiro, escritor.
O
piloto do avião comparece ao gabinete do dono da empresa aérea para ser
admoestado: “como você deixou o estagiário sair da cabine, uma briga no avião.
O vídeo está na internet.” Isto ocorreu porque o estagiário pediu a um
passageiro apagar o cigarro no momento antes da decolagem. Um dos aviões da
companhia é fretado e o dono encarrega o comandante a missão de realizar outra
viagem, atribuindo a ele a escolha dos copilotos.
Na cena
de amor na cama, Leonid, interpretado pelo ator Vladimir Mashkow, está
acompanhado de Alexandra, papel da atriz Agne Grudyte, que lhe diz: “é tão
complicado ser piloto, você não acha? Ainda mais piloto mulher. É tão
cansativo, a gente tem que trabalhar muito para ser tratada com igualdade,
senão somos humilhadas.”
Por
ironia do destino, os dois amantes vão ser os copilotos escolhidos pelo
comandante do avião para trabalhar juntos no voo com destino a uma ilha na Ásia
para resgatar passageiros em desespero.
Quando
o avião chega ao aeroporto da ilha vulcânica, o quadro é desolador: uma
multidão está ávida para embarcar. Outro avião está também fazendo o resgate no
meio de fogo e labaredas que se alastram a todo vapor.
Depois
da decolagem, a viagem é realizada em cenas que mostram o traslado de
passageiros de um avião para o outro, em pleno voo, por meio de um cabo de aço
que sustenta uma rede de salvamento. A operação é realizada com sucesso, embora
haja uma perda de um dos grupos de pessoas no traslado.
Apreciamos
a coragem dos pilotos em resgatar os passageiros que saíam da ilha vulcânica,
destacando a espera dos carros que foram buscar os moradores do lugarejo perto
do vulcão, arriscando a própria vida diante da iminência de erupção, com pouco
tempo de agir, aliás a saída deles é no meio do fogo.
Uma
parte dos passageiros conseguiu embarcar e ser salva da catástrofe. No traslado
em pleno voo de uma aeronave a outra, alguns conseguiram ser resgatados, outros
passageiros morreram na tentativa de fazer a baldeação no ar com a ruptura da
rede de salvamento.
No
elenco do filme Voo de Emergência os principais artistas: Agne Grudyte
(Alexandra), Vladimir Mashkow (Leonid), Sergey Shakurov (Nikolai), Sergey
Gazarov (Shestakov), Yang Ge (Liu), Irina Pegova (Lena), Katerina Shpitsa
(Vika), Elena Yakovleva (Irina). A música é de Artem Vassiliev. [VOO DE
EMERGÊNCIA – 5 de dezembro de 2016 – blog Fernando Pinheiro, escritor].
A
realidade existencial, que ultrapassa a condição física na Terra, surgiu no
ambiente que conheci, quando estava em atividade profissional, agora
apresentada no duplo que a ciência comprova existir.
Esse
campo etérico era onde estava seguindo de carro no trecho perto do Consulado do
Estados Unidos na cidade do Rio de Janeiro. Atravessei o sinal que estava
apagado, sem nenhum veículo próximo, seguindo em frente, quando estava para
atravessar o final da Av. Rio Branco em direção da Praça Paris, o carro parou,
apesar de apertar o acelerador.
Estava
com R$ 1.050,00 na carteira do bolso e, como era madrugada, sem trânsito de
pessoas, surgiu em minha frente um homem noctívago que se apraz em assaltar
quem passa por aquela área. Ele viu que o carro parou e veio correndo em minha direção.
Então,
dei marcha a ré no carro com velocidade em que o noctívago não podia me
alcançar, aliás ele desistiu e fiz a curva a caminho da Av. Beira Mar, onde
havia famílias reunidas e um clima de segurança estava presente.
De
repente, passa um ônibus especial, onde a porta abria como se fosse vans de
passageiros. Fiz um sinal, ele parou um pouco adiante e o motorista me esperou
embarcar. Disse-lhe parar perto do metrô onde poderia seguir viagem a caminho
de casa.
Este
sonho é um aviso a quem está ligado a mensagens de cinema e de televisão que
abordam temas de catástrofe, escândalos políticos, violência de modo geral como
aparecem nos programas Tela Quente e Jornal Nacional da Rede Globo de
Televisão, embora haja abordagens de jornalismo investigativo e de utilidade
pública.
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