Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

BOA SORTE

O filme Boa Sorte, dirigido por Carolina Jabor, nos idos de 2014, é ambientado numa clínica psiquiátrica onde vivem, entre os internos, Judite, possuidora de vírus HIV, com breve tempo de vida, e João internado pela família por ter sido diagnosticado de sintoma de depressão.
Ambos passam a ter um romance dentro do clima de incerteza e indagação em que vivem, mas deixam brotar no íntimo um sentimento que simplifica todo esse questionamento. Ela está ligada ao apelo religioso não importando a designação para não haver a comparação conhecida de que o boi de um é melhor do que o boi de outro.
Isto faz-nos lembrar de uma frase publicada no facebook: “O amor encontra você. Você não o encontra. Todos os sentimentos cansam e desistem, menos o amor.”
Deborah Marzano, pós-graduada em ESERP, Barcelona, Espanha, a tua citação acima, de autor desconhecido, no facebook, está dentro de uma realidade transitória do planeta que está ascendendo a uma realidade maior, a uma dimensão maior onde tudo se interliga numa consciência ampliada, eliminando a camada densa desta terceira dimensão dissociada que está indo embora.
Respeitada a liberdade de escolha de cada um, ressaltamos que aqueles que se identificarem como luz eterna, descobrirem o Eu Superior, nesta transição planetária, nesta Era Dourada que está se abrindo (Era de Aquarius, para a mídia), sem dúvida, encontrarão o amor, pois são o próprio amor.
Quanta beleza está surgindo, o fim do confinamento, o fim do medo, o fim da separação e a chegada da libertação interior de cada um, imantado no amor. Em várias crônicas do blog Fernando Pinheiro, escritor, disponibilizado ao público na Internet, falamos sobre a transição planetária e abordagem sobre assuntos que envolvem milhões de pessoas.
Na crônica O DESMAME publicada em 28 de fevereiro de 2013, abordamos tema relacionado à psiquiatria. Vale transcrever alguns trechos:
Na psiquiatria a retirada do uso de antipsicóticos, sem o acompanhamento médico, pode causar sérios problemas para o paciente com o surgimento da discinesia tardia (DT) e a acatisia tardia, distúrbios que provocam movimentos involuntários no corpo. A DT também surge com o uso prolongado de antipsicóticos. Acrescentamos que o uso do álcool, drogas, entraves que a sociedade se debate, são também fatores de risco para o surgimento de DT [BASSITT/2003].
Os movimentos involuntários no corpo podem ser causados pela presença de almas errantes que se aproximam na mesma faixa vibratória em que se encontram os sofredores desses distúrbios.
Como o pensamento é um atributo da alma, a morte física não o extingue e corre no mesmo teor vibratório em que vive, estabelecendo liames que o passado espiritual delineia numa realidade em que há engramas. Na área da psicanálise é aquele inconsciente coletivo de que nos fala Carl Jung.
Nesse conluio que se converte em obsessão mútua, pensamentos do mesmo trama se digladiam em tormentosa situação, com danos prejudiciais a ambas as partes. No plano material, a obsessão atinge o cérebro, danificando-o seriamente. Nesse caso, a prece intercessora ou a própria prece do doente pode neutralizar essas energias deletérias que procedem do plano astral inferior. Uma vez instaladas, requerem um tratamento médico, pois há lesões cerebrais. Essas lesões nem sempre caracterizam o distúrbio mental.
Segundo o depoimento do Prof. Valentim Gentil Filho na entrevista concedida a Mônica Teixeira, publicada na Revista TEMAS – Teoria e Prática do Psiquiatra – v. 35, n. 68-69, p. 104 – Jan/Dez 2005, foi mencionado que no Estado de São Paulo ocorrem, todos os anos, mais de 10.000 autorizações de internação hospitalar apenas para depressão bipolar e mania, evidenciando a falta de prevenção secundária efetiva.
A atividade intelectual na qual o coração se faz presente nos ideais sublimes, a atividade esportiva, mesmo que seja caminhadas regulares, a sociabilidade nos grupos afins (clubes, entidades de classe, saraus recreativos que apresentam declamação de poesias, música e dança) são ótimas referências destinadas aos dependentes de medicamentos. No entanto, na recreação deve ser levado em consideração a qualidade da egrégora que se forma.
A egrégora, que se forma dos grupos sociais afins, estimula o participante a acompanhar as atividades que aí se desenvolvem. É por isso que é mais fácil fazer uma prece em grupo, fazer exercícios físicos em academia de ginástica, pois o estímulo é visível e ao alcance de todos que estão presentes.
Mas é no recolhimento interior que se encontra a realidade espiritual de cada um, o lado exterior funciona apenas como uma sugestão que deve ser filtrada e condicionada à realização de caminhos que devem ser percorridos, se houver receptividade espontânea e livre.
Na obsessão de almas errantes, o quadro clínico se complica, o paciente já não mais possui a liberdade de escolha e os tremores involuntários do corpo se confundem na patologia da discinesia tardia, distúrbio que a Psiquiatria apresenta questionamentos para estudo e observação.
O desmame não é apenas o tratamento médico que acompanha o desenrolar de sintomas que vão aos poucos desaparecendo com a retirada criteriosa de medicamentos, mas também o esquecimento de engramas do passado que tiveram outras direções onde o nosso pensamento já não pode mais acompanhar.
Olhemos para o horizonte. Caminhemos com leveza. [O DESMAME – 28 de fevereiro de 2013 – blog Fernando Pinheiro, escritor].
A música do filme Boa Sorte é de autoria de Lucas Marcier. Aparecem ainda na trilha sonora as canções Talk to Me, Não Consigo e O Vampiro. 
Embora não faça parte do roteiro musical do filme, observamos que num clima de quem é da noite, o samba Toda Hora, de Zeca Pagodinho, revela a situação de quem vive na boemia, logicamente com o chamado de gente pra zoar, gente pra beber: “ninguém me chama pra benzer, ninguém me chama pra rezar”.
O filme Boa Sorte traz no elenco os artistas: Cássia Kis Magro (médica Lorena), Edmilson Barros (enfermeiro Marcos), Fernanda Montenegro (Célia), Deborah Secco (Judite), João Pedro Zappa (João), Felipe Camargo (Luís), Gisele Froés (Ana), Pablo Sanábio (Felipe), Amanda Veras (namorada de Beto), Yasmin Catramby (filha de João), Fabrício Belsoff (Beto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário