Páginas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

MAIS UM NA MULTIDÃO

Homenageado pela passagem de 50 anos de estrada, em 02/07/2011, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o cantor e compositor Erasmo Carlos, acompanhado da cantora Marisa Monte, apresentou a música Mais um na multidão  em que é revelado um pacto de amor: “guarde o segredo que te quero, e conte só os seus pra mim, faça de mim o seu brinquedo, você é meu enredo, vem pra cá.”
Esse pacto tem a finalidade de aproximar e unir duas pessoas num só destino, sedimentando esse caminho em algo duradouro e eterno, tal como vemos abordando sobre a necessidade e a conveniência de se estruturar a vida em cinco pilares (simplicidade, humildade, transparência, alegria e gratidão).
Quantas horas são gastas pelo público ao observar e conviver com o enredo de livros, novelas e filmes que a televisão e o cinema nos mostram onde há clima de suspense e desconfiança motivando a sofrer e até ficar indiferentes a essas encenações maquiadas pela aparência? É o medo se insinuando como forma de dominação e controle que as pessoas escolhem por vontade própria, nesse falso conhecimento da realidade.
No passado, as qualidades nobres conhecidas como sabedoria e clarividência eram citadas quando nos referíamos a notáveis pessoas que detinham o conhecimento profundo da vida, conhecidas como profetas, poetas, sábios, filósofos e clarividentes de algum segmento religioso. Com a difusão da informação ao alcance de todos, via internet, essas pessoas não passaram mais a ser citadas como referência, embora continuem sendo respeitadas pelo exemplo que nos legaram.
A transparência, dentro da consciência dissociada, fragmentada, não existe. Imaginemos todos os seres humanos compreender e sentir tudo o que está acontecendo aqui e alhures, muito mais rápido do que um piscar de olhos. Não há necessidade da palavra ser manifestada, a radiância é tudo [TRANSPARÊNCIA – 26 de fevereiro de 2013].
A transparência surge quando desaparece a resistência do paradigma que envolve todos os códigos de ética, educação, cultura que têm como característica o plano mental que foi e está sendo útil para a humanidade encontrar os acertos de que necessita para transcender a uma dimensão maior [A TRANSPARÊNCIA – 18 de abril de 2014].
Logicamente, tudo o que oblitera a humanidade de consciência dissociada de ver a realidade que lhe diz respeito será extinto. Ninguém enganará mais ninguém, os mitos helênicos que recrudescem atualmente, desvirtuando a realidade única, irão desaparecer. A permanência desses mitos no planeta é em decorrência de que a humanidade dá peso e referência. Um exemplo singelo que vem revestido em perguntas: por que os meios de comunicação promovem os desencantos? Será que tudo que é mostrado tem a ver com o nosso mundo íntimo? [TRANSPARÊNCIA (II) – 31 de outubro de 2014].
As três crônicas pertinentes à transparência possuem maiores esclarecimentos no decorrer do texto. A propósito, reproduzimos o comentário da psicóloga Avani Rodrigues que nos honrou, em 11/01/2015, com o texto inserido na crônica de 18 de abril de 2014: “Maravilhoso. Sem palavras. Fico impressionada com a maneira com que discorre seus pensamentos e matérias geniais. Parabéns, um grande abraço. Avani”
Dos cinco pilares o que se destaca, sobremodo nesse relacionamento, quanto a vida íntima é despertada, é a transparência que diz respeito à citação que fizemos do compositor Erasmo Carlos onde não haverá mais segredos a esconder. Não apenas entre duas pessoas mas no círculo de amizades que temos no trabalho e na vida em lazer quando conhecemos novos amigos que vêm participar de nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário