Páginas

sábado, 10 de outubro de 2015

DE OLHOS BEM FECHADOS

Eyes Wide Shut, título original do filme dirigido por Stanley Kubrick nos idos de 1999, tem como elenco Tom Cruise (Bill Harford) e Nicole Kidman (Alice Harford), à época marido e mulher no filme e na vida real, além de Sydney Polack (Victor), Todd Field (Nick Nightingale) nos principais papéis.
O enredo se desenvolve dentro de um clima de mistério quando Bill, perambulando por Nova York, entra num piano-bar e encontra Nick, o seu antigo colega da faculdade, que acabara de tocar o último set. Os dois estão conversando, quando o telefone toca, o pianista anota a palavra Fidélio, a senha que lhe é dada para poder entrar em outro lugar, ainda naquela noite, onde irá tocar de olhos vedados.
Bill vai à mansão onde está o pianista tocando, diz na recepção a senha exigida e assiste a uma cerimônia secreta que aparecem pessoas mascaradas e um grupo de mulheres usando apenas uma calcinha, abordando os homens, seduzindo-os. Esse ritual faz-nos lembrar os babilônios evocando a deusa Ishtar que promovia, entre eles, saúde e fecundidade.
Uma das mulheres se aproxima de Bill e lhe diz para sair dali o quanto antes, enquanto há tempo. Ele não sai e anda nos corredores investigando o que se passa. É descoberto, como estranho do grupo, e quando é obrigado a tirar a máscara e a roupa, a mulher pede ao grupo libertá-lo, assumindo ela a culpa dele. Bill é libertado e volta à sua casa onde a esposa estava dormindo na cama.
Ela tivera um sonho, uma viagem astral ou expansão da consciência, acompanhando o marido em aventuras amorosas. Ela mesma teve uma aventura, seduzida para fazer amor com quem não queria.
No outro dia, depois que Bill devolveu a roupa de aluguel, volta à residência e encontra a máscara que ele usou, naquela mansão de ritual babilônico, em cima do travesseiro, ao lado da esposa que dormia. Ele chorou arrependido nos ombros dela.
No dia seguinte, estão no Shopping Center fazendo compras e ela lhe confessa: “devemos agradecer por ter sobrevivido a todas as aventuras, tanto na vida real como nos sonhos”. Depois, ela falou da necessidade de ambos fazer algo, o mais rápido possível: Ele a olhou e perguntou-lhe: o quê? A resposta foi imediata: trepar.
A música Jazz Suite Waltz nº 2, de Shostakovich, compositor russo, abafa toda a apreciação dos expectadores do que tinha falado a atriz no final da exibição De olhos bem fechados. A valsa russa é tocada no decorrer de toda a exibição da ficha técnica do filme.
Enquanto o ser humano não tiver aflorado a transparência que está em seu ser profundo, viverá sempre mergulhado nos mistérios. Isto o levará a caminhadas por lugares onde pode lhe trazer complicações, como aconteceu com o personagem Bill, vivido pelo ator Tom Cruise.
A esposa de Bill, na mesma situação, seguiu as pegadas dele, não em estado de vigília, mas em sonho onde esteve em lugar estranho que ela não identificou na vida real. Seduzida pelo clima de aventura, ela deixou-se também ser envolvida e se arrependeu de ter feito amor com um estranho. Em ambos, lágrimas rolaram. O amor de ambos suplantou tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário