Páginas

sábado, 3 de outubro de 2015

NOIVADO DE NELITA

Como dissemos anteriormente, em 03/09/2015, na crônica RECÔNDITA BELEZA, Nelita, portadora de distúrbio bipolar, na pele da atriz Bárbara Paz, depois de ter alta da clínica psiquiatra, volta à casa dos pais Gibson Stewart (José de Abreu) e Nora (Renata Sorrah).
Um mês depois, num jantar de família, Nelita anuncia o noivado com Orlando (Eduardo Moscovis), num clima bastante tenso com a preocupação de Gibson e da neta Belisa (Bruna Linzmeyer). No entanto, Nora e o neto Cesário (Johnny Massaro) dão apoio a Nelita. Esta é a sinopse de uma cena de A Regra do Jogo, novela escrita por João Emanuel Carneiro, levada ao ar pela TV Globo.
O personagem Orlando está confiante de que tudo irá dar certo em sua relação com Nelita, pois tem o comando da situação, inclusive convencendo-a em ter atitudes otimistas quando a sente desistir. É que o ego fica exacerbado nas polaridades que se alternam.
É um tiro no escuro, sem ter a certeza de que o alvo será atingido. Ele não buscou maiores informações sobre o estado de saúde de Nelita, o que implica saber o quanto ela toma de medicação, em doses leves ou pesadas, e não foi revelado a existência de consultas periódicas com o psiquiatra.
É uma situação delicada em que milhões de pessoas vivem no mundo inteiro. No passado recente, havia os hospícios públicos que começaram a ser desativados, a partir da Itália, atingindo outros países, inclusive o Brasil. No entanto, as clínicas de internação existem, mas não no modelo antigo.
Os manicômios públicos foram extintos em diversos países, com o pioneirismo da Lei 180/78, a Lei Basaglia, nome que homenageia Franco Basaglia, o famoso médico italiano. No Brasil, a Lei Federal 10.216, de 6 de abril de 2001, dispõe sobre a proteção e direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais. [O RESGATE DE PALOMA – 11 de setembro de 2013 – Blog Fernando Pinheiro, escritor].
Numa relação afetiva o quadro clínico pode ser modificado, assim como vimos em À Espera de um Milagre, filme norte-americano, The Green Mile (1999), drama, dirigido por Frank Darabont, ambientado na prisão de Louisiana, com trilha sonora de Thomas Newman, tendo no elenco os principais atores: Tom Hanks (Paul, chefe de guarda da prisão), Patricia Clarkson (Melinda, mulher acamada) e Michael Clarke Duncan (John, um prisioneiro).
A história é contada em flashback por Paul, em idade avançada quando está morando num asilo. Numa dessas reminiscências, há o episódio em que o prisioneiro, sob a proteção policial, é levado para ir a uma casa de Melinda, uma senhora bastante sofrida por doença mental.
Quando John chega lá, dá um beijo em Melinda, sem que haja nenhum indício de sensualidade, assim como se faz na recuperação de quem está afogado na praia. No beijo é passado da boca da mulher enferma para a do prisioneiro todo o miasma que a fazia ficar muito doente. Na catarse, ela adquiriu um novo ânimo de viver.
Depois deste fenômeno, os guardas reconduziram John à prisão e Melinda voltou à normalidade para alegria da família.
A catarse ocorre também em outros ambientes de tratamento espiritual, inclusive nos sonhos quando estamos eliminando substâncias tóxicas que estavam em nossos corpos, tanto físico quanto do duplo etérico, agora reconhecido pela ciência de que todos têm o duplo.
No apelo religioso isto tem outras denominações: desobsessão, limpeza de astral, expulsão de demônios, inclusive em outras culturas onde o filme foi bem acolhido pela crítica e pelo público, vale citar o Japão, onde mereceu o prêmio de melhor filme estrangeiro.
As doenças devem ser eliminadas em suas nascentes, com a mudança das paisagens íntimas, pois há as dependências de drogas lícitas e ilícitas promovendo transtornos que recaem na área obsessiva que se reflete nas almas errantes, aprisionadas no mesmo ambiente dos sofredores. [PAISAGENS ÍNTIMAS – 14 de março de 2013 – Blog Fernando Pinheiro, escritor].
A maioria das pessoas não se arrisca a ter envolvimento com pessoas portadores de doença mental. Quem não tem condições de ajudar, é melhor não se envolver porque a curiosidade pode atrapalhar a ambos.
É o mesmo que namorar uma moça que não está em condições de namorar, por recomendação médica, e ao entrar em contato com ela, atraímos os transtornos mentais. Esses transtornos a impede de ter sociabilidade, principalmente se vive sob medicação que entorpece, mesmo que seja drogas lícitas. [FOGO-FÁTUO – 30 de novembro de 2013 – Blog Fernando Pinheiro, escritor].
Olhemos tudo e silenciemos. Não criticar, não comentar, nem dar ouvidos a comentários para não cair em reflexões que saem pela porta aberta à procura de parceiros invisíveis. Na noite correm setas invisíveis, no dizer do rei Salomão. [IRRADIAÇÕES LUMINOSAS – 7 de junho de 2013 – Blog Fernando Pinheiro, escritor].
Não se pode criticar situações que não se compreende. A demonstração de carinho e afeto é muito importante, sem pensar nos resultados que estão a caminho.
O personagem Orlando, se tiver o dom de curar como teve um dos prisioneiros de Louisiana, por coincidência o mesmo lugar onde nasceu a atriz Patricia Clarkson, poderá fazer aquilo que pensamos ser milagre, pois o amor é o milagre da transmutação da beleza que vem surgindo sempre quando iniciamos a acreditar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário