Páginas

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

S.PAULO GALANTE (V)


Em 9/4/1937, toma posse no cargo de gerente da Agência São Paulo, Ruy Dantas Bacellar (posse no BB: 18/5/1916, apos.: 8/4/1946), sucedendo a Genaro Pilar do Amaral (posse no BB: 3/9/1904, apos.: 18/3/1952). Naquela época não havia agências metropolitanas na capital paulista, sendo que a única existente no País era a Agência Metr. Glória – Rio de Janeiro. 

Nos liames que o destino traça, ressaltamos a personalidade fulgurante de Ruy Bacellar que, dentro do Banco do Brasil, foi tudo, menos diretor. De certa forma, o foi, exercendo o cargo de gerente da Agência São Paulo que, naquela época, já desfrutava de grande importância na economia nacional. 

Segundo depoimento de Yeda Dantas Bacellar, designer e artista plástica, Ruy Bacellar, paulista de Limeira, veio ao mundo em 1/4/1892. Filiação: Eliseu Dantas Bacellar e Maria Cândida Rocha Bacellar. Casado com Noêmia Gonçalves Bacellar teve 5 filhos: César, Maria Cândida, Célia, João, Lúcia  e  Cecília.

A trajetória de Ruy Bacellar dentro do Banco do Brasil foi imensamente percorrida com pleno êxito em relevantes tarefas: 1916 – posse no BB; 1918 – contador na Agência de Barretos; 1920 – gerente da Agência Bahia; 1924 – inspetor do BB – zona de inspeção da Bahia; 1927 – inspetor – zona de inspeção Belém, gerente da Agência Maranhão (designação da época), inspetor de agências, zonas de inspeção Campinas, Fortaleza, gerente da Agência Fortaleza; 1929 – gerente da Agência Taquaritinga; 1930 – inspetor zona de inspeção Campinas; 1933 – inspetor zona de inspeção São Paulo; 1935 – Comissão de Regulamentação dos Serviços de Inspetores, inspetor da Agência de Santos, Comissão Especial para Estudo de Transações Referentes à Algodão e Escoamento de Safra;     1936 – Comissão de Projeto do Regulamento da CCAI (sigla originária da CREAI); 1937 – gerente da Agência São Paulo;   1940 – Comissão de Estudo Especial de Tendências de  Mercado; 1941 – Serviço Especial – Comissão de Mecanização de Serviços [Revista AABB – Rio – 1946].

Ao fazer o panegírico sobre a vida e obra de Ruy Dantas Bacellar, Lauro Bastos, afirmou:

“Nesse ambiente agitado pelas mais complexas solicitações de crédito, o espírito, sazonado por larga experiência, desferiu voos gigantescos, nos remígios de uma inteligência pujante.”

(35) LAURO BASTOS – Revista AABB – Rio de Janeiro – edição junho/julho/1946. 

Em nossa observação da leitura da própria trajetória da Empresa que buscamos compreender e dar o sentido da narrativa, ficamos admirados pela atuação de Ruy Dantas Bacellar no Banco do Brasil, tanto nas agências, inspeções e comissões conduzidas com pleno êxito, numa esteira estendida por ele que serviu de base para a Empresa organizar a infraestrutura, com o surgimento de órgãos que executam tarefas de iniciativa do ilustre homenageado.

Relembramos, com viva emoção que, foi na cidade de São Paulo que Ricardo Jafet, presidente do Banco do Brasil (2/2/1951 a 14/1/1953), veio acompanhar, pessoalmente, na 1ª quinzena de abril/1951, os trabalhos sobre mecanização de serviços (Revista AABB – Rio – 1951), transformados em contínua evolução que, chega aos dias atuais nos avançados sistemas que permitiram a moderna informatização de dados e a implantação dos atuais sistemas on line. Aposentado em 8/4/1946, Ruy Bacellar não estava presente, na visita do presidente do BB, mas sua obra foi continuada e permanece nos dias atuais.

Um exemplo singelo que serve para explicar esses complexos sistemas: o cartão que o cliente usa para sacar dinheiro, nas caixas eletrônicas, originou–se, em forma embrionária, nos serviços de mecanização, assim como essas fantásticas máquinas voadoras F–16, Boeing737, etc., nasceram da ideia original de Santos Dumont, o pai da aviação.

Afinal, tudo que o BB possui em termos de tecnologia e logística, excetuando–se a engenharia, nasceu da inteligência fulgurante de Ruy Bacellar. E não foi somente a infraestrutura, o que seria fantástico, mas o crédito agrícola, na versão atualizada de agronegócios, o comércio exterior, a inspetoria, o estudo sobre tendências de mercado, matérias conduzidas pelas  comissões presididas por Bacellar.

Um comentário:

  1. Parabéns Fernando! Excelentes artigos. Muito bom. Amei!
    Abraços.

    Lena Leal.

    ResponderExcluir