Páginas

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

S.PAULO GALANTE (XVIII)


Em outubro/1960, com a nomeação de José Otávio da Silva Leme, gerente da Agência Centro – São Paulo, para a Diretoria da Carteira de Redescontos do Banco do Brasil, assumiu a gerência Nilo Medina Coeli, que vinha ocupando o cargo de chefe-de-gabinete da Presidência do Banco do Brasil [Revista AABB – Rio – 1960].

Em retrospectiva, vale mencionar o nome dos gerentes da Agência São Paulo, no período de 1917 a 1960: Adeodato de Andrade Botelho (1917/1928), Herculano Cavalcanti de Albuquerque Filho (julho/1928 a novembro/1930, antes de falecer em 1934, foi gerente da Matriz e diretor da Carteira de Câmbio), Genaro Pilar do Amaral, Ruy Dantas Bacellar, Alcides da Costa     Guimarães, Adão Pereira de Freitas e José Otávio da Silva Leme [Revista AABB – Rio].

Na década de 60 (século XX), a Agência Centro – São Paulo, com a dotação de 2.100 funcionários, era administrada por 1 gerente, como vimos, e l subgerente: César Dantas Bacellar Sobrinho, e 4 gerentes–adjuntos: José Benedicto Aranha, José Felisatti, Monroe de Arruda Camargo, gerentes–adjuntos de operações e Mansur Abib, gerente–adjunto de Câmbio e Fiscalização Bancária. Geraldo Machado assumiu o cargo de chefe–de–gabinete da Gerência, tendo como secretário Antônio Fernandes Costa [Revista AABB – Rio – 1960].

Sucedendo a Carlos Cardoso, assume a Presidência do Banco do Brasil, no dia 1° de fevereiro de 1961, João Baptista Leopoldo de Figueiredo, na presença de Clemente Mariani Bittencourt, ministro da Fazenda, Juracy Magalhães,governador da Bahia, Cid Sampaio, governador de Pernambuco, entre outras autoridades.

O advogado Boaventura Farina, consultor–jurídico da Associação Comercial de São Paulo, foi designado para as funções de chefe–de–gabinete do presidente João Baptista Leopoldo de Figueiredo. Muito mais tarde, Boaventura Farina, após passagem pela Diretoria do Banco do Brasil, iria novamente voltar a residir na capital paulista, quando ocupou o cargo de presidente da Associação Comercial (1973/1976). 

No mesmo mês da posse, o presidente do Banco do Brasil esteve em visita à Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e foi homenageado no Rotary Club de São Paulo, onde foi saudado em discurso proferido por José da Costa Boucinhas, presidente da entidade rotariana [Revista AABB – Rio – 1961].

No dia 5 de julho de 1961, atendendo ao outro pedido de associação comercial, a American Chambre of Commerce for Brazil, João Baptista Leopoldo de Figueiredo, presidente do Banco do Brasil (1/2/1961 a 12/9/1961), compareceu ao almoço nos salões do Club Transatlântico, na capital paulista. Na ocasião, o presidente falou sobre o investimento estrangeiro no Brasil [Revista AABB – Rio – 1961].

 Vale ressaltar que, na década de 60, houve o surto de disseminação das AABB – Associação Atlética Banco do Brasil, com apoio institucional, nas localidades onde o Banco do Brasil possuía agências.

Na capital paulista, o presidente Ney Galvão, acompanhado de José Bonifácio Gomes de Castro, chefe–de–gabinete da Presidência, inaugura, em 2/6/1962, o Conjunto Aquático Joaquim Ignácio Cardoso na AABB – São Paulo, em homenagem ao antigo chefe do DEPIM – Departamento Imobiliário (12/12/1957 a 2/5/1961).

Foto n° 125 – AABB – São Paulo – SP – 2/6/1962 – Inauguração do Conjunto Aquático Joaquim Ignácio Cardoso – NEY GALVÃO, presidente do Banco do Brasil ((12/9/1961 a 20/7/1963) descerra a fita simbólica de inauguração, ladeado à esquerda por FRANCISCO ROMAGNOLI, presidente da AABB, e NILO MEDINA COELI, gerente da Agência Centro – São Paulo – SP, e à direita por JOSÉ BONIFÁCIO GOMES DE CASTRO, chefe–de–gabinete da Presidência do Banco do Brasil. – Retrato original p & b–23 x 17,5 cm–Acervo: Academia de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil. 

Fotos n°s 126, 127 – AABB – São Paulo – SP – 2/6/1962 – Inauguração do Conjunto Aquático Joaquim Ignácio Cardoso – NILO MEDINA COELI, gerente da Agência Centro – São Paulo–SP (à esquerda) almoça ao lado de JOSÉ BONIFÁCIO GOMES DE CASTRO, chefe–de–gabinete do presidente Ney Galvão. – Retrato p & b – 23 x 17,5 cm – Acervo: Academia de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário