Páginas

domingo, 6 de janeiro de 2013

S.PAULO GALANTE (XII)



6/5/1951 – A Agência de Presidente Prudente – SP é conduzida com eficiência pelo gerente José Rodrigues Crespo (posse no BB: 19/12/1923, apos. 13/3/1954). Nesse dia, o Jornal A Manhã – Rio de Janeiro publica na coluna “Café da Manhã”, de Dinah Silveira de Queiroz, Luar da Crônica que retrata o talento literário do gerente daquela filial.
Na iconografia de roteiro da viagem, podemos assinalar, ainda, que José Estefno, diretor da Carteira de Crédito Comercial, em dezembro/1951, empreendeu viagens em São Paulo para o encontro com os gerentes de diversas agências. Em Ribeirão Preto fez a exposição dos motivos de sua presença no interior paulista, acompanhado de uma comitiva que incluía uma taquígrafa, trajando vestido branco, comprido, à moda da  época [Revista AABB – Rio – 1952]. 
Nesse mês, dentre outras nomeações oriundas da Direção Geral, Ernane Galvêas, perito de Balanço – Agência Central – DF, José Fernandes de Luna, secretário–de–gabinete (DG –CAMIO) e Mário Collazi D´Elia, inspetor da 28ª Zona (Catanduva), escritor de méritos reconhecidos por Agrippino Grieco que prefaciou o romance O neto de Laura Giolitti, de Mário  C. D´Elia.
Dentre a bibliografia sobre autor, destaca–se a palestra Mário C. D´Elia, de autoria de Maria Júlia Lemos Costa Bittar (Zazu), Professora de História da Escola Estadual Mário D´Elia, Franca – SP, na qual relata 
“Atividades exercidas no Banco do Brasil obrigaram-no a peregrinar por várias cidades do estado de São Paulo, até fixar-se em Pirassununga. Lá, desenvolveu intensa atividade intelectual.” (79)
(79) MARIA JÚLIA LEMOS COSTA BITTAR (ZAZU) – Palestra intitulada Mário C. D´Elia, lida no 1° Seminário Banco do Brasil e a Integração Social – nov/1995 – Rio de Janeiro – RJ, realizado pela Academia de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil, sob a presidência do escritor Fernando Pinheiro.     
Sábado, dia 17 de maio de 1952, o presidente Ricardo Jafet, em companhia do diretor José Estefno, visita a cidade de Paraguaçu Paulista – SP. Recebido calorosamente pelas autoridades locais, percorre de automóvel conversível as ruas da cidade, saudando o povo que o recebe com efusiva manifestação de alegria [Revista AABB – Rio – 1952].
Fora do recinto do Banco do Brasil, segundo a Revista AABB – Rio – 1952, o presidente Ricardo Jafet, cumprindo a agenda programada, visita as seguintes entidades:       
1° semestre/1952 – Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários – IAPB, onde é saudado pelo funcionário do Banco do Brasil, Túlio Peixoto, à época, presidente do IAPB;        
22/9/1952 – Bolsa de Mercadorias de São Paulo - O       presidente da Bolsa, Fernando de Almeida Prado proferiu o discurso de saudação ao presidente do Banco do Brasil.
Em 14/1/1953, Ricardo Jafet despede-se da Presidência do Banco do Brasil. A propósito, 3 meses depois, no Salão Nobre de Acionistas do Banco do Brasil – Rua Primeiro de Março, 66, Rio de Janeiro, o acionista Castelo Branco de Almeida, em breve alocução lida, em 30/4/1953, na  Assembleia  Geral  Ordinária  dos  Acionistas, manifestou a todos os participantes um elogio a gestão de Ricardo Jafet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário