Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

S.PAULO GALANTE (XXX)


A criação de superintendências regionais nos Estados ressurgiu, a partir de 7/3/1995, com a implantação de dez superintendências regionais em São Paulo e quatro no Rio de Janeiro e, em 20/3/1995, duas em Minas Gerais.

Em 27/10/1998, com a reestruturação da Infraestrutura do Banco do Brasil, aprovada pela Diretoria, a designação Residência foi substituída por Regional de Infraestrutura. A propósito, transcrevemos textos da obra A Caminhada – 70 anos de engenharia e arquitetura do Banco do Brasil, de José Horácio de Araújo:

“Na época havia as Residências de Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Bauru (SP), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Uberaba (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), e Belém (PA); havia também os 3 CESEC da Infra – Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP); mais os 5 DEREG (depósitos regionais) de Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP); além da gráfica do Rio de Janeiro (RJ).

No bojo da referida reestruturação foi extinta a Residência de Uberaba (MG) – a demanda da sua jurisdição foi transferida para a Residência de Belo Horizonte – e foram criadas 17 Unidades Regionais de Infraestrutura; sendo 12 Regionais (Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém) e 5 Núcleos (Manaus, São Luís, Vitória, Goiânia e Bauru). Algum tempo depois, em nova reestruturação, o Núcleo de Bauru voltou à condição de Regional.

Com a reestruturação, foi criada uma Unidade Central de Infraestrutura, subordinada à DITEC, sob o comando de um Superintendente Executivo, na época, Manoel Gimenes Ruy. O DEPIM, juntamente com outras unidades (DIPLA – Divisão de Planejamento, DEMAS – Departamento de Equipamentos, Móveis e Materiais de Expediente; DEPRE – Departamento de Prevenção e Segurança; e CECOP – Central de Compras), passou a integrar a referida unidade central.

As Regionais de Infraestrutura, antes Residências, depois da absorção das novas demandas (licitações, contratações, compras, pagamentos, administrações prediais, manutenção de equipamentos, malote, almoxarifado, etc.), passaram a contar com Núcleos de Serviços de Engenharia, passando este último a exercer as atribuições da Residência, agora ligada, administrativamente, à Regional de Infra   estrutura e não mais à sede do DEPIM.

Todos os gerentes das Residências, à época, foram nomeados gerentes das Unidades Regionais de Infra–estrutura.” 

(233) JOSÉ HORÁCIO DE ARAÚJO, funcionário do Banco do Brasil (1969/2004), chefe da 4ª Residência de Salvador–BA (25/7/1995 a 28/10/1998), chefe da Infre – Salvador–BA (29/10/1998 a 12/2/2001), gerente da Gerie – Salvador–BA (13/2/2001 a 1/2/2004), gerente da Gerel – Salvador–BA (19/2/2004 a 16/5/2004) – in A Caminhada – 70 anos de engenharia e arquitetura do Banco do Brasil, pp. 143, 144.                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário