Páginas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

S.PAULO GALANTE (XIX)


Bastante concorrido foi o banquete oferecido, em 18 de janeiro de 1963, no Jardim de Inverno Fasano, na capital paulista, pelas classes produtoras, para homenagear Nilo Medina Coeli, eleito o gerente do ano pela Revista Bancos, de Belo Horizonte - MG.

Foto n° 133 – Jardim de Inverno Fasano – São Paulo–SP – 18/1/1963 – JOSÉ ERMÍNIO DE MORAES, 1° vice-presidente da FIESP, diante do microfone da Rádio Difusora, profere o discurso em homenagem a NILO MEDINA COELI, gerente da Agência Centro – São Paulo, ao ensejo da realização do jantar de 1.000 talheres. – Retrato original p & b 24 x 18 cm – Acervo: Academia de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil.    
                
Foto n° 134 – Jardim de Inverno Fasano – São Paulo–SP – 18/1/1963 – ANTÔNIO CARLOS BASTOS, gerente da Agência de Campinas – SP, ao lado de NILO MEDINA COELI, gerente da Agência Centro – São Paulo, cumprimenta NEY GALVÃO, presidente do Banco do Brasil (12/9/1961 a 20/7/1963), no jantar de 1.000 talheres. – Retrato original p & b 24 x 18 cm – Acervo: Academia  de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil.                   

Fizeram o uso da palavra Antônio Carlos Bastos, gerente da Agência de Campinas, Ermínio de Moraes Filho, 1° vicepresidente da FIESP, Nilo Medina Coeli e Ney Galvão, agradecendo as honras recebidas e enaltecendo a personalidade do homenageado. Vale ressaltar o final do discurso do gerente de Campinas:

“Mas, apesar de tudo, o Banco do Brasil permanece firme de pé dentro da tumultuada paisagem brasileira, graças, é certo, ao espírito de luta dos homens que lhe dão a substância de sua seiva e carregam no peito as raízes de altas esperanças, a palpitação de grandes sonhos e de legendas consoladoras.” 

(139) ANTÔNIO CARLOS BASTOS – in Discurso proferido, em 18/1/1963, em homenagem a Nilo Medina Coeli, gerente da Agência São Paulo.

Dentre as personalidades presentes, destacamos: Ney Galvão, presidente do Banco do Brasil, Renato Costa Lima, ministro da Agricultura (12/7/1962 a 22/1/1963). Paulo Mazargão, secretário do Trabalho; Modesto Scaluzi, representando o prefeito Prestes Maia; Luciano de Carvalho, representando o governador Carvalho Pinto; Rafael Souza Noschese, presidente da FIESP; Paulo Barbosa de Almeida, presidente da Associação Comercial de São Paulo; Miguel Cury, prefeito de Campinas; Sebastião Paes de Almeida, ministro da Fazenda (4/6/1956 a 31/1/1961).

No 1° semestre/1963, o funcionário Benedito Pio da Silva, ex–gerente da Agência de Catanduva – SP, é requisitado pelo Governo Federal para assumir o cargo de superintendente da SUNAB – Superintendência Nacional de Abastecimento [Revista  AABB – Rio – 1963].

Em set./1963, o presidente do Banco do Brasil inaugura na AABB–S.Paulo o Ginásio Nilo Medina Coeli, acompanhado da esposa, Maria Aparecida Escobar Medina Coeli, prestigiado ainda pela presença de Orlando Baldi, gerente da Agência  Centro – São Paulo, e de Francisco Romagnoli, presidente da AABB–S.Paulo, que lhe fez a honrosa saudação, em improviso,  no almoço comemorativo [Retratos p & b – 24 cm x 18 cm – Acervo: Academia de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil].

Em setembro/1963, ocorreram posses na Agência Centro – São Paulo: Orlando Baldi, gerente que, ao assumi-la, declarou estar de volta àquela agência onde trabalhou por mais de um lustro e relembrou os caros companheiros ausentes, todos eles bem vivos em sua memória. Na ocasião, assumiram: Lund Maia, subgerente, César Dantas Bacellar Sobrinho, gerente–adjunto [Revista AABB – Rio – 1963].

Com a finalidade de estar informado sobre a situação dos negócios na área industrial paulista, esteve na FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, em 31/1/1964, o presidente do Banco do Brasil, Nilo Medina Coeli, onde foi recebido por Rafael Noschese, presidente da FIESP. Estavam presentes José Ermínio de Moraes Filho, Lélio de Toledo Pizza, Roberto Simonsen Filho, Jorge Duprat Figueiredo, Humberto Dantas, Orlando Ferraiplo, Sérgio Roberto Ugolini, e Laudo Natel [Retrato original p & b – 24 cm x 18 cm – Acervo: Academia de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil]. 

As manchetes dos jornais, em 31/3/1964, dia tumultuado na política brasileira, davam conta: O Estado de São Paulo: “Redesconto: Medina Coeli demite-se por ser contra restrição”. Jornal do Brasil: “Medina Coeli demite-se do Banco do Brasil por divergir do Presidente”.

As razões divulgadas pelo Jornal do Brasil: o Governo adotou medidas para excluir bancos paulistas, gaúchos e cariocas das operações de redescontos. Em seguida, o JB conclui: “Medina Coeli foi substituído por Hugo de Faria, diretor da Carteira de Redescontos que, no dia 30/3/1964, foi recebido, em Palácio, pelo presidente João Goulart”. No mesmo dia, o diretor Hugo de Araújo Faria é nomeado presidente do Banco do Brasil. A gestão viria ser a mais curta da Empresa (30/3/1964 a 3/4/1964).

Nenhum comentário:

Postar um comentário