Páginas

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A INTERNAÇÃO DE PALOMA

No capítulo 96 - sábado - 7 de setembro de 2013 - da novela Amor à Vida, da TV Globo, a médica Paloma (Paolla Oliveira), intimada por enfermeiros, é obrigada a tomar medicação dentro da clínica psiquiátrica. O presidente do Hospital San Magno, o médico César (Antônio Fagundes) visita a filha e disse que não é psiquiatra mas concorda com o tratamento que ela vem recebendo.
Ela foi conduzida para aquele local por uma decisão judicial, tendo em vista tratar-se de prisão por crime de tráfico internacional de drogas. Completamente revoltada contra a situação, era observada na clínica com sintomas de transtorno mental.
Ficamos a imaginar uma pessoa sadia, uns dias atrás, bonita, inteligente, independente financeiramente, de repente sem condições de conduzir a própria vida. Antes, no cárcere perde a liberdade de locomoção e na clínica psiquiátrica a medicação pesada faz-lhe dopada e sem ter condições de modificar os panoramas íntimos que estão nublados.
Nessas condições a paciente perde a sociabilidade e se agrava no atrito que tem com aqueles que impõem a separatividade, a fim de se locupletar com as vantagens materiais que são retiradas dela por sua incapacidade de gestão.
O maior problema do Brasil é a saúde, conforme é mencionado pela mídia, nesse clima em que está ocorrendo a chegada dos médicos cubanos para trabalhar no interior do Nordeste. Os transtornos mentais estão relacionados no tratamento médico, objeto de nossa crônica Medicações – 28 de julho de 2013 – Blog Fernando Pinheiro, escritor.
A nossa contribuição nessa área se estende nas crônicas publicadas no referido blog: A Cura – 13 de fevereiro de 2013 – Tapete – 23 de fevereiro de 2013 – O Jogo Social – 25 de fevereiro de 2013 – Os Domínios da Psiquiatria – 27 de fevereiro de 2013 – O Desmame – 28 de fevereiro de 2013 - O Paciente e o Meio – 1 de março de 2013 – O Mundo de Morfeu – 10 de março de 2013 – Paisagens Íntimas – 14 de março de 2013 - Comparsas – 15 de março de 2013 – O Fim da Psiquiatria – 29 de março de 2013 – Internação Involuntária – 28 de maio de 2013 – A Fuga – 3 de junho de 2013 - Síndromes – 27 de junho de 2013 – O Retorno – 28 de junho de 2013 – O Retorno II e III – 8 e 16 de agosto de 2013.
Com um bate-papo informal, na Bienal do Livro de 2013, realizada no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 4 de setembro, houve o lançamento da segunda edição do livro “Entendendo a Esquizofrenia: como a família pode ajudar no tratamento?”, autoria do psiquiatra Leonardo Palmeira junto com a psicóloga Maria Thereza Geraldes e a psicopedagoga Ana Beatriz Bezerra.
Vale assinar a experiência do Dr. Leonardo Figueiredo Palmeira, médico do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, com familiares de pessoas com esquizofrenia que, nos idos de 2009, participou de um Congresso Mundial de Pesquisa em Esquizofrenia e manteve conversas com psiquiatras da Europa e dos Estados Unidos que lhe informaram que incluíam os pacientes nos grupos de família e tinha resultados favoráveis.
Vivenciando as cargas do pensamento que o ambiente sobrecarregado de emoção-expressada da família que a colocavam mais para baixo, principalmente as do irmão César, na pele do ator Mateus Solano, a internação de Paloma não expressava a contento a participação dos familiares em ajudá-la.
Escrita em 21 de fevereiro de 2013, na cidade de São Paulo, a crônica Lado a Lado [Blog Fernando Pinheiro, escritor] demonstra a necessidade da presença familiar:
"Lado a lado, o meu amor vai tão longe" repercute o canto de Carlos Alberto, recrudescendo a atmosfera nostálgica dos idos de 60, em que o Brasil vivia uma época em que o lirismo estava mais presente na música popular.
Acompanhar os pacientes na área de saúde é uma tarefa nobilitante onde o silêncio é o ponto de partida para avaliar as possibilidades de ajuda. O improviso do momento acompanhará sempre a inspiração que tivermos para o momento, sempre renovável para que as paisagens íntimas, de comovente beleza, tenham sempre uma coloração de encantos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário