Páginas

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O RESGATE DE PALOMA

Mesmo que não possam nos ouvir, aqueles que estão internados em clínicas psiquiátricas, sob o efeito pesado dos remédios químicos, entorpecidos por essas drogas químicas, há pensamentos de entes amados, nesta esfera física e no plano astral superior, circulando o ambiente. [O FIM DE PSIQUIATRIA – post 29 de março de 2013 – blog Fernando Pinheiro, escritor].
Com a participação de uma ambulância do Hospital San Magno, o Dr. Lutero (Ary Fontoura) e sua equipe deram apoio ao Bruno (Malvino Salvador) para retirar Paloma (Paolla Oliveira) da clínica psiquiátrica, onde estava completamente dopada, no meio da confusão causada por um alarme de incêndio.
Em entrevista com a diretora da clínica, o Dr. Lutero questiona sobre o tratamento que vinha sendo dado a Paloma. Anteriormente, o médico César, presidente do Hospital San Magno, papel do ator Antonio Fagundes, contrário à medicação pesada dada a Paloma, indagou à diretoria: “não seria melhor dá uma dosagem menor e depois aumentá-la?”
Observamos que há muitos questionamentos acerca do tratamento psiquiátrico, partindo da recomendação médica que o paciente deve ser tratado apenas com um médico psiquiatra, e não mais de um dos colegas da área, alegando que poderá haver divergências sobre o diagnóstico, dosagem da medicação e métodos para promover a recuperação da saúde.
Aliás, essa área médica é completamente fechada a esses especialistas sem ter uma avaliação como existe, por exemplo, de um médico cirurgião que deixa um instrumento na barriga do paciente operado e, depois, é constatado o erro médico, com as punições cabíveis dentro da ética profissional e perante o código penal.
Mesmo que haja fracasso de um paciente com distúrbio mental que afete o patrimônio da família, o médico pode alegar que, naquele dia, ele estava em boas condições de saúde e ninguém pode contrariá-lo.
Coube ao Dr. Philippe Pinel (1745/1826), o pioneiro na área da Psiquiatria que promoveu tratamento de saúde com os prisioneiros da cidade de Paris e os fez muitos deles sair da prisão.
Os manicômios públicos foram extintos em diversos países, com o pioneirismo da Lei 180/78, a Lei Basaglia, nome que homenageia Franco Basaglia, o famoso médico italiano. No Brasil, a Lei Federal 10.216, de 6 de abril de 2001, dispõe sobre a proteção e direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais.
O resgate de Paloma, nome dado pela própria diretora da clínica, aconteceu porque a paciente estava, na prática, em cativeiro, embora tivesse sido encaminhada para lá por ordem judicial que prevê pena aos traficantes de drogas.
O diagnóstico esquizofrenia paranoica não combinava com o estado emocional de Paloma, na apreciação do médico cirurgião, Dr. Lutero. Mas, a área da Psiquiatria é restrita aos especialistas.
Quando o paciente entra no consultório, o caso pode se agravar se houver uma continuada medicação, sem prazo para determinar, estabelecendo a dependência química que deve ser eliminada aos poucos pelo controle médico e nunca pelo paciente, comentado em nossa crônica DESMAME – 28 de fevereiro de 2013.
O caso de Paloma foi possível a retirada da medicação, sem causar problemas, porque ela estava no início do tratamento.
Um coisa é certa: na novela, o amor de Bruno, o noivo de Paloma, é muito mais importante do que qualquer remédio de farmácia e está à frente de qualquer medicação. Aliás, os psiquiatras reconhecem que o amor é fundamental na recuperação de saúde do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário