Páginas

domingo, 25 de agosto de 2013

AJUDA BEM-VINDA


A chegada dos médicos cubanos para o Brasil, a partir de 24/8/2013, marca um período de carência que começa a diminuir dentro do quadro alarmante divulgado, com intensa repercussão, ao longo de muito tempo, pelos meios de comunicação.
A saúde pública no Brasil é um dos assuntos que preocupa a maioria da população brasileira, principalmente as multidões que precisam urgentemente de hospitais públicos, sem terem planos de saúde.
Esses planos não têm prestígio nos consultórios de médicos psiquiatras, por uma questão de mercado voltada ao direcionamento oferta e procura. A depressão, a doença que mais cresce no Brasil e no mundo, está ligada à área da Psiquiatria. Nessa área, a classe pobre é completamente desassistida.
Os 4.000 médicos cubanos destinados a servir no Brasil, mediante o acordo firmado com a Organização Pan-Americana de Saúde, serão encaminhados a cidades do interior do Norte e Nordeste, onde houve menor opção de escolha, oferecida pelo governo brasileiro, para os médicos brasileiros trabalhar.
Ao longo de 3 anos, serão 701 municípios brasileiros a serem atendidos.
Há uma controvérsia de opiniões que se debatem acirradas atingindo até a esfera jurídica, onde o Ministério da Saúde está ganhando causas e se debatendo em recursos que se promovem do outro lado da contenda.
Está comprovado, pelas informações da televisão, a falta de médicos no Brasil em ritmo crescente e em número bem superior à oferta pelas universidades onde eles são formados. O governo brasileiro buscou uma saída pela importação de médicos cubanos.
Milhares de médicos cubanos estão servindo no exterior, espalhados pela África, Ásia, Oceania e América Latina com grandes benefícios para as populações vitimadas pelo sofrimento e dor. Agora chega a vez do sertão nordestino, em primeira leva, a ser beneficiado pela ajuda cubana. Seja bem-vinda.
Se houvesse uma prevenção de saúde mais atuante para diminuir o número bastante elevado de pacientes em hospitais públicos seria um caminho bem direcionado.
Na área da Psiquiatria, há reclamações de setores especializados, que priorizam o tratamento terapêutico, contra a pressão das indústrias farmacêuticas que querem vender psicóticos, em grande escala, a pacientes de depressão que tenham receita médica, instalando a dependência química legalizada. Leiam o post Medicações do blog Fernando Pinheiro, escritor - 28 de julho de 2013.
Mas a consciência dualista, fragmentada onde a separatividade domina, faz com que o planeta inteiro passe por dores e sofrimentos. A personalidade, que entroniza o ego, tem vez sobre a essência etérea que todos somos e a grande maioria da população nem sabe ou não quer saber.
A saúde é a presença do estado mental voltado ao equilíbrio das emoções, antes em desalinho, agora realinhada a outros corpos mais sutis onde o ser profundo se manifesta, principalmente no estado do sono.
Os médicos sabem que o sono faz um papel regenerador e aqui estão eles, vindos do Caribe, amado por seu encantamento de mar e de praias turísticas que o mundo reverencia. No primeiro discurso de posse Hugo Chaves, no cargo de presidente da República da Venezuela, ele se referiu à Amazônia caribenha, louvando a integração que essa imensa floresta tem com os países da América Latina e concluiu: comunismo ou morte.
A mídia internacional, notadamente nos Estados Unidos, não tem interesse de elogiar o governo que possui um regime político diferente do deles, inclusive impondo embargos e sanções comerciais (Cuba e Venezuela).
O destino do povo brasileiro agora se une com o destino dos médicos cubanos que vêm de longe, largando família e seus lazeres, para ter o convívio com outras famílias que serão beneficiadas com a presença deles.
Somos gratos à Cuba, terra da medicina qualificada e reconhecida pelo mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário