Escrito por Einojuhani Rautavaara, compositor
finlandês, nos idos de 1972, Cantus Arcticus, op. 61, apresenta três
movimentos: “o pântano abre com uma flauta, em dueto, depois por outros
instrumentos de sopro, seguido por aves. O segundo movimento, Melancolia,
apresenta o canto da cotovia costeira. O movimento final, a emigação de cisnes
toma a forma de um longo crescendo para orquestra, com os sons de cisnes
selvagens.” [Da Wikipédia, a enciclopédia livre].
Depois
de Sibelius, o compositor Einojuhani Rauatavaara se destaca como um dos nomes
exponenciais da música finlandesa, sendo que Terceiro Concerto para Piano,
escrito por ele, foi muito divulgado pelo lendário pianista e maestro russo
Vladimir Ashkenazy que esteve em visita ao Brasil, em junho de 1995, fazendo
apresentações solo de piano no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Theatro
Municipal de São Paulo.
O
maestro Vladimir Ashkenazy retornou ao Brasil em setembro de 2014 no Theatro
Municipal do Rio de Janeiro que abriu o programa com The lark ascending, de Vaughan Williams, com a participação da
violinista americana Esther Yoo. O pianista brasileiro Nelson Freire fez o solo
de O Imperador, de Beethoven.
No
programa do Cantus Arcticus – Concerto para pássaros e orquestra – op. 61: think of autumn and of Tchaikovsky – a
música começa descrevendo o pântano e termina com a migração de cisnes. É uma
música da natureza com influência humana, assim como está nos poemas sinfônicos
de Sibelius, conterrâneo de Rautavaara.
O murmúrio do mar
Egeu é apresentado no Prelúdio do III Ato da ópera O Corsário, depois
desdobra-se a cena da ária Eccomi Prigioniero, de Giuseppe Verdi. [ECCOMI
PRIGIONIERO – 13 de março de 2014 – blog Fernando Pinheiro, escritor].
Há ressonância magnética quando ouvimos pessoalmente as
ondas do mar ou em vídeos do YouTube da internet. O que o mar nos dá, nós
lançamos em pensamentos que vagueiam por aqui e alhures, estamos bem e esse
bem-estar circula em espaços que se agregam em egrégoras afins. [ECCOMI
PRIGIONIERO – 13 de março de 2014 – blog Fernando Pinheiro, escritor].
[OS PÁSSAROS – 8 de julho de 2012 – blog Fernando Pinheiro,
escritor].
[OS PÁSSAROS – 8 de julho de
2012 – blog Fernando Pinheiro, escritor].
Os pássaros de Respighi, em que ele buscou inspiração para
compor uma pequena suíte para orquestra, certamente estavam fazendo acrobacias,
em voos rasantes para encantar as pessoas e batendo asas para ganhar altura e,
bem no alto, sustentados pelas correntes de ar, deslizavam espalhando seus
cantos de alegria. [OS PÁSSAROS – 8 de julho de 2012 – blog Fernando Pinheiro,
escritor].
Além da
influência de Sibelius, o compositor Rauavaara pede aos instrumentistas pensar
no outono e em Tchaikovsky. A música russa tem influência nas composições de
Rautavaara, principalmente Tchaikovsky, Mussorgsky e Borodin, é tanto que a sua
ópera Rasputin é sobre o místico russo, sendo que grande parte da sua música,
conforme observado pelo jornal Telegraph (edição 01/08/2016), tinha uma
dimensão etérea, espiritual.
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