Páginas

domingo, 14 de agosto de 2016

DEMOCRACIA

Na Grécia antiga, Sólon (638.a.C. – 558 a.C.), estadista, poeta e legislador,  criou a eclésia (assembleia popular) destinada a todos os homens livres atenienses, bem como um tribunal de justiça, a hilieia, contrariando a aristocracia que não queria perder privilégios. [Wikipédia – a enciclopédia livre].
No tempo de Sólon, o Oráculo de Delfos, na Grécia, era o centro onde convergiam as pessoas para pedir explicação sobre os fatos que estavam ocorrendo no mundo. Em outra região, um pouco antes do tempo de Sólon, no reino de Judá, o profeta Isaías (765 a.C. – 681 a.C.) anuncia o nascimento do Messias, evento atualmente festejado no mundo inteiro no dia 25 de dezembro, o dia do Natal.
Conforme estudo de Michelle Alexander, socióloga da Universidade de Ohio, atualmente há mais negros na prisão do que escravos nos Estados Unidos nos idos de 1850. Centenas de anos mais tarde, aquele país ainda não conseguiu uma democracia igualitária, permanecendo o mesmo resultado dos tempos da escravidão, conclui a socióloga em The New Jim Crow.
O título da obra de Michelle Alexander foi inspirado em The Strange Career of Jim Crow, de C. Vann Woodward, escrito nos idos de 1955, referenciado por Martin Luther King Jr., como “bíblia histórica do Movimento dos Direitos Civis”   [ALEXANDER, 2010].
O final do império romano, recrudescido nos tempos atuais, é revelado na crônica DE OLHOS SALTADOS – 28 de junho de 2016 – blog Fernando Pinheiro, escritor:
O recrudescer do império romano domina o quadro político da atualidade, impedindo que haja a ascensão de consciência planetária mais sutil, onde já existe em muitos lugares do mundo, inclusive em muitas áreas do Brasil onde não há a presença desse recrudescer.
Quando foi dissolvida a espessa camada de poder, recrudescendo as intrigas palacianas dos césares da antiga Roma, fez eclodir um vespeiro revelado no momento político em que o Brasil e outros países vivem. É uma metáfora que tem um sentido real. [VENTOS DO AMANHECER – 11 de abril de 2016 – blog Fernando Pinheiro, escritor].
Nero, em nova roupagem do recrudescer, é visto como um semideus ou muito mais, intocável até pela justiça que não quer arriscar o prestígio de que se reveste para não contrariar a onda que passou em momentos de encantos mas que foi flagrada caminhando em sentido contrário.
No plano emocional, vivenciando o dualismo humano, todas as estruturas de comportamento tendem a se desestruturar, esta é a terceira dimensão dissociada do planeta que está indo embora, com a chegada das vibrações de pensamentos que se alinham com a perspectiva da Era de Aquarius. [PÉGASO VI – 27 de agosto de 2013 – Blog Fernando Pinheiro, escritor].
O modelo econômico sustentado pelo sistema financeiro internacional que estipula o dinheiro como meio circulante, os sistemas de governo, democratas ou não, estão no paradigma da consciência planetária que se mantém viva pela competitividade e separatividade, intimamente interligadas. Isto abrange a tudo e a todos que precisam de meios para sobreviver. [FAMÍLIA SEM FILHOS – 13 de abril de 2015 – blog Fernando Pinheiro, escritor].
A democracia igualitária que os Estados Unidos ainda não conseguiu, na visão da escritora Michelle Alexander, é demonstrado aqui, no Brasil, esse percurso dentro do Auditório do Ed. Sede III, Banco do Brasil, Brasília – DF, em 28/9/1993, em solenidade de posse da bailarina e escritora Ruth Lima na Academia de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil, presidida pelo escritor Fernando Pinheiro, no discurso de improviso de Synval Guazzelli, presidente do Banco do Brasil, interino (12/5/1993 a 15/5/1993), (30/5/1993 a 5/6/1993), (26/9/1993 a 6/10/1993), (1/12/1993 a 4/12/1993):
“Distinguiu também uma representante das Artes, Ruth Lima, bailarina e coreógrafa e, nesta hora, seguramente nós haveremos de ter sempre presente a importância da Arte como expressão de cultura, nós que desejamos construir uma sociedade brasileira melhor, uma sociedade brasileira justa, equânime, democrática e que possa alcançar níveis de avanço e de expressão cultural que representem toda a potencialidade desta Nação e dos sonhos melhores de nossa própria sociedade.” [DUAS BAILARINAS – 11 de fevereiro de 2016 – blog Fernando Pinheiro, escritor].
Dentro do Banco do Brasil e na Academia de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil, ao comemorar, em 25/10/1999, o Centenário de Nogueira da Gama, o senador Bernardo Cabral prestou uma homenagem histórica que muito honra estas instituições.
Na ocasião, o escritor Fernando Pinheiro, que presidia a solenidade, sentia–se muito feliz e triunfante, tendo em vista que estava participando da Mesa de honra a diplomata Lourdes Planas Giron, cônsul–geral da República da Venezuela, e o Major Aviador Celestino Todesco, representando o Exmo. Sr. Major Brigadeiro do Ar, Flávio de Oliveira Lencastre, comandante do III COMAR – Rio de Janeiro, além de outras distintas autoridades. Vale assinalar o discurso do senador Bernardo Cabral:
“Na raiz da força do Parlamento está a presença marcante daqueles que, ao longo do tempo, o integram. Não há como fugir a essa verdade incontestável. Nenhuma instituição pode subsistir se não houver, comandando-a ou nela atuando, gente de personalidade, de caráter, de princípios, de determinação. (...)
Camilo Nogueira da Gama, que tanto enobreceu o Senado Federal, inclusive presidindo-o, foi acima de tudo um homem do Direito, entendido como a via natural da Justiça. [in HISTÓRIA DO BANCO DO BRASIL, de Fernando Pinheiro].  
Considerando que a democracia faz parte da política, citamos o Globoesporte – edição 07/08/2016 em que menciona a vitória da judoca Majlinda Kelmendi, ouro olímpico para  Kosovo, na categoria leve até 52kg, na Arena Carioca 3: “entrou para as histórias do esporte e da política.”
No dia seguinte (08/08/2016), categoria leve até 57kg, a judoca Rafaela Silva levou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos – Rio 2016. A medalha de ouro de judô, categoria peso-meio-pesado (até 78kg), foi conquistada, em 11/08/2016, pela americana Kayla Harrison, medalhista de ouro por duas vezes: Londres 2012 e Rio 2016.
Na noite de domingo de 14 de agosto de 2016, o Estádio do Engenhão, nos Jogos do Rio, entrou para história com a vitória do jamaicano Usain Bolt ao sagrar-se tricampeão olímpico nos 100 metros rasos, marca de 9s81. O gesto  de Bolt com as mãos arremessando a flecha é em homenagem a menor etnia do Brasil: o índio. “Foi o primeiro homem da história a vencer a prova mais nobre do atletismo três vezes consecutivas.” [Estadão – 14/08/2016].
A Roma que Darcy Ribeiro sonhava, ele já sentira fazendo elogios ao Brasil, em seu canto de cisne, em 1995: “na verdade das coisas, o que somos é a nova Roma.” [O Povo Brasileiro: a Formação e o Sentido do Brasil, de Darcy Ribeiro]. No entanto, o tempo corre e ele não chegou a ver esse sonho ser realizado. Na América do Norte, I have dream, de Martin Luther King, também repercutiu nesse mesmo diapasão.
Hoje, com o recrudescer do fim do império romano pelos mesmos protagonistas do passado, em nova roupagem carnal, vemos o desmoronar de um tempo que não tem mais força para continuar, no entanto os estertores agônicos ainda estão em pleno processo de desintegração arrastando milhões à miséria e à penúria. No entanto, voltemos o olhar para o horizonte onde o novo amanhecer é a promessa sagrada desta madrugada em que o mundo passa.

www.fernandopinheirobb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário