Páginas

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

EU TE AMO

O poema para canto e orquestra, Eu te amo, de Villa-Lobos, foi escrito nos idos de 1956, e apresenta os seguintes movimentos: andantino, suave, quase andante, pianissimo, crescendo, poco più mosso, meno, poco più mosso, a tempo, rallentando.  
A letra da música é de autoria da poetisa e diplomata Dora Vasconcelos (1910/1953).
Desdobrando uma suave cantilena, a música Eu te amo, revela uma longa jura de amor, nos tempos em que o romance entre os casais necessitava de uma confirmação para se afirmar.
A jura amorosa tinha um sentido de honra e, hoje para que não haja um comprometimento maior, não é mais usado esta prática. Os gestos já falam por si. O grau de envolvimento está na relação dos interesses mútuos, sendo que, às vezes, em muitas ocasiões, o silêncio fala mais alto.
Falar por si mesmo já tem um valor próprio e, quando acrescentado a fatores diversos, aumenta ainda mais a jura de amor, se apreciarmos o sentido que contém cada uma das comparações formuladas. 
A cantilena é longa, mas ficamos imaginando na beleza que sentimos ao ver as asas das gaivotas, a luz do crepúsculo sobre as águas paradas, o perfume das flores de laranjeiras, os primeiros cânticos da infância, as seis baladas da Ave-Maria, a noite branca nas magnólias e o murmúrio intimo das fontes. 
As juras de amor da canção vêm desde as promessas cumpridas pela poetisa e por tudo que ela quis ser e devia ter sido pela bifurcação do caminho. Há uma ressalva que justifica que nem tudo é possível se realizar. Ela talvez tenha se esquecido das palavras do manual e das orações antigas, seus cabelos se tenham enrolados pelo vento. 
Buscando ser melhor entendida, a poetisa anuncia as juras de amor revelando imagens de parábola tiradas do cenário bucólico: o ninho de palha, o sabor do mel, o abandono do espantalho e o destino do besouro dourado.
A letra da música finaliza afirmando, no último canto da cantilena, a jura de amor: “te amo e te amarei até o princípio do futuro.” Quando será o princípio do futuro? Só os amores verdadeiros sabem.
Na obra MÚSICA PARA CANTO E PIANO, de Fernando Pinheiro, disponibilizada ao público pela internet, contém 42 crônicas a respeito da música de vários compositores brasileiros, ressaltando as canções de Villa-Lobos: A cascavel, Canção do amor, Invocação em defesa da pátria, Melodia sentimental, Samba clássico e Veleiro.
Apresentamos alguns comentários postados no facebook a respeito da crônica:
Alice Assayag Botelho, S.Paulo – SP – 28/09/2012 – Lindo, Fernando!!! Parabéns pela qualidade do texto.
Cleusa Rodrigues do Amaral, Petrópolis – RJ – 28/09/2012 – Linda colocação acerca do tema “Eu te amo”. Quando será o princípio do futuro?
Eronildes Souta Pasta, S.Paulo - SP – 28/09/2012 – Lindo texto “Eu te amo”.
Graça Andrade, Rio de Janeiro - RJ – 28/09/2012 – Que poema lindo! Falar sobre amor toca meu coração. Rsrsrs
Kátia Calixto, Rio de Janeiro – RJ – 28/09/2012 – Olá, que lindo poema, amei.
Nelmar Teixeira Cardoso, Rio de Janeiro - RJ – 28/09/2012 – Magníficio poema. Cala profundamente em nossas almas sensíveis. O amor ainda é o sentimento mais sublime que une a humanidade.
Inna Chebotareya, Omsk, Sibéria, Rússia – 2/10/2012 – Muito bonito, adorei.        

www.fernandopinheirobb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário