Páginas

domingo, 21 de agosto de 2016

THE TAMING OF THE SHREW

The Taming of the Shrew, balé inspirado em A Megera Domada, obra do dramaturgo inglês William Shakespeare, com coreografia de Jean-Christophe Maillot, música do compositor russo Shostakovich, faz parte do repertório do Bolshoi Ballet desde 4 de julho de 2014, quando estreou em Moscou, Rússia. [The Guardian – 16/07/2016].
O enredo se passa na cidade de Pádua, Itália, onde reside o senhor Batista Minola, homem muito rico e respeitado, pai de duas filhas moças: Catarina, a mais velha, a megera domada, e Bianca, de temperamento dócil, aguarda o casamento da irmã para poder casar, conforme o desejo do pai.
A personagem Bianca é uma garota estudiosa e muito bonita, a filha mais nova de Batista. O jovem Lucêncio veio de Pisa para cursar filosofia na Universidade de Pádua, ao encontrar Bianca fica apaixonado. Ele se apresenta ao pai das meninas como professor de línguas, um motivo para poder estar ao lado de sua amada. [Wikipédia, a enciclopédia livre].
No 1º Ato, o casal se apresenta dançando: Bianca veste uma saia colegial azul e blusa branca de manga comprida, Lucêncio usa camisa social branca, calça cinza escuro e um cinto de pano azul para combinar com a cor da saia dela, há um aconchego entre ambos desde o primeiro instante da chegada de um ao outro.
Ele dá de presente a Bianca um livro de capa vermelha. Enquanto ela está lendo o livro, a irmã mais velha chega e a toma de suas mãos. Um beijo surge no romance que se inicia. Ao ver o casal se beijando, Hortêncio, outro pretendente de Bianca, corre em direção deles e a afasta de Lucêncio.
No 2º Ato – Pas de deux Bianca (Olga Smirnova) e Lucêncio (Semyon Chudin), a dança é realizada ao som do Prelúdio da Suite The Gadfly, Op. 97, de Shostakovich. A vestimenta deles agora é mais social, ele usa passeio completo, sem gravata, e ela um vestido social azul e branco. Num momento da danças, ambos fazem dois aros, cada um unindo as mãos no abraço entrelaçado entre os dois.
No cinema A Megera Domada foi encenada, nos idos de 1967, pelos atores Elizabeth Taylor, no papel de Kate, e Richard Burton, interpretando Petruchio, no filme dirigido por Franco Zeffirelli. No Brasil, há referência da obra nas novelas A Indomável, de Ivani Ribeiro, na Rede Excelsior, O Machão, de Sérgio Jockyan, na Rede Tupi, e o Cravo e a Rosa, na Rede Globo de Televisão [L.B.F. – 6/11/2013].
Outros personagens de A Megera Domada: Petrúquio, amigo de Hortênsio, está à procura de uma moça rica para casar, e termina se casando com Catarina. Trânio, órfão, foi adotado pelo pai de Lucêncio, tem a missão de ajudar o patrão Lucêncio a se casar com Bianca. Grêmio, de idade avançada, pretende casar-se com a Bianca, mas o pai dela o recusa. [Wikipédia, a enciclopédia livre].
A versão de John Cranko do balé The Taming of the Shrew, criada em 1969, tinha inicialmente a apresentação da bailarina brasileira Márcia Haydée, no papel de Kate, balé premiado em Stuttgart, Alemanha. – The Guardian – 16/07/2016.
O balé The Taming of the Shrew, apresentado pelo Bolshoi Ballet, traz no elenco os principais dançarinos: Ekaterina Krysanova (Catarina) e Vladislav Lantratov (Petruchio), Olga Smirnova (Bianca) e Artemy Belyakov (Lucêncio). O bailarino Semyon Chudin também interpreta o personagem Lucêncio. [The Guardian – 16/07/2016].

www.fernandopinheirobb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário