Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2016

VALSA PARA BRUNO STEIN

Ambientado no município de Caçapava do Sul (RS), o filme Valsa para Bruno Stein dirigido por Paulo Nascimento, nos idos de 2007, inspirado no romance de Charles Stein, traz no elenco os principais artistas: Walmor Chagas (Bruno Stein), Ingra Liberato (Valéria), Fernanda Moro (Verônica), Marcos Verza (Gabriel). A música é de André Trento. Realização Accorde Filme, com patrocínio da Petrobras. Classificação indicativa: 12 anos.
O filme rendeu à atriz Ingra Liberato o troféu Kikito de melhor atriz no longa brasileiro no Festival de Gramado – 2007. Ao receber o prêmio ela agradeceu as pessoas que a apoiaram na realização do filme por fazer um papel, no dizer da atriz: “uma personagem interiorizada, tão sutil, tão linda”.
Conforme mencionada pela repórter da TV Brasil que entrevistou a atriz Ingra Liberato, “esse filme foi a volta ao cinema do ator Walmor Chagas, depois de ter feito São Paulo Sociedade Anônima”. Em outra entrevista, o diretor Paulo Nascimento, disse que Valsa para Bruno Stein é “um filme que fala da alma das pessoas”.
O cenário é uma casa no interior onde vive Bruno Stein e a família. Imigrante alemão, ele conserva o costume de seus ancestrais no labor de uma pequena olaria com quatro empregados e, na vida particular, cultivando a arte na tentativa de fazer esculturas no barro.
O filme começa com a chegada de Gabriel que veio à procura de serviço. Bruno Stein o emprega sem ter preocupação com referências pessoais. A mulher dele o questiona dizendo que ele contratou esse moço sem ao menos conhecê-lo. A resposta foi imediata: “conheço as pessoas pelo jeito que elas me olham”.
Quando Verônica se prepara para ir à vila, a mãe dela pergunta se ela já teve envolvimento íntimo com outra pessoa. A filha acha isso fora de moda e vai mais fundo declarando que já se entregou, sim, empregando uma expressão mais popular.
Num lance em que a irmã de um colega de trabalho de Gabriel o aborda com a intenção de alfabetizá-lo, ele aceita o convite todo feliz. Quando ela se retira na caminhonete do irmão, chega Bruno Stein e lhe diz sorrindo: “ela é uma bela mulher. É preciso ter coragem para ser feliz.”
Há um enlevo à flor da pele aflorando em furtivos momentos de solidão entre Bruno Stein e Valéria, sogro e nora. Primeiro, quando ele está na biblioteca lendo um livro em alemão, ela se aproxima e estende as mãos, ele também estende as mãos por cima das mãos dela, mas não a toca.
Outras cenas similares acontecem: quando ele se prepara para tomar banho, entra no banheiro e vê Valéria debaixo do chuveiro, aquela impressão de encantamento lhe envolve com febril emoção.
Numa noite em que não pôde conciliar o sono, ao lado da mulher, Bruno Stein diz a ela que vai respirar lá fora um pouco de ar e, no alpendre da casa, vê a luz de lampião acessa na casinha de hóspede. Vai até lá e surpreso vê Valéria, vestida de camisola, que se entrega a ele com incontida paixão. Ele a corresponde no mesmo calor.
A neta Verônica, insatisfeita com a vida pacata do lugarejo, num jantar comunica a família a decisão de partir para cidade onde pretende refazer a vida.
Há um conflito de gerações: ela quer saber o que pensa o avô, ele disse que ela já tomou a decisão e foi mais austero ao mencionar que ela está sendo influenciada pela televisão e concluiu dizendo que ela está com o demônio. Ela lhe respondeu, de pronto: “o demônio só existe em sua cabeça”. Ele se retirou da sala de jantar, formigando mil pensamentos.
Depois de algum tempo, já na cidade, Verônica escreve a mãe dela dizendo que encontrou um emprego e está estudando, mandando abraços para o avô que recebe a notícia no alpendre da residência.
O título do filme Valsa para Bruno Stein é em decorrência do sonho que Bruno Stein teve ao ouvir um violinista tocar uma música para amenizar seus dias numa relação em que não havia uma comunicação integral devido à solidão em três gerações na mesma família, no mesmo lugar. São três gerações convivendo dos problemas em comum que se entrelaçam.
Numa narrativa que virou lenda, o astrônomo Jérôme Lalande teria dito que o diabo viera aprender com o compositor Giuseppe Tartini (1692-1770), em troca de satisfações pessoais, isto aconteceu também com o personagem Fausto, de Goethe. No final das aulas, o compositor entregou-lhe o violino, a fim de testar a habilidade do inusitado aluno. [SONATAS DE TARTINI – 2 de abril de 2016 – blog Fernando Pinheiro, escritor] 
Tempos depois, nos idos de 1824, o pintor Louis-Léopold Boily retratou num quadro o sonho de Tartini com o diabo. Para surpresa do compositor, o diabo tocou tão bem que Tartini ficou impressionado com o virtuosíssimo apresentado que lhe inspirou compor Devil´s Trill Sonata in G minor, revelando que a música sonhada era muito superior a que ele tinha escrito. [Wikipedia, la enciclopedia libreApud SONATAS DE TARTINI – 2 de abril de 2016 – blog Fernando Pinheiro, escritor].
Atores que completam o elenco do filme Valsa para Bruno Stein: Nicola Siri, Araci Esteves, Sirmar Antunes, Leonardo Machado, Clemente Viscaino, Yonara Karam, Sérgio Mantovanim.

www.fernandopinheirobb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário