Páginas

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

LANTERNA DE ZEWAIL

Na Real Academia Sueca, o rei Gustavo XVI Gustavo da Suécia entregou ao egípcio Ahmed Hassan Zewail o Prêmio Nobel de Química – 1999 por seu trabalho em capturar imagens ultra-rápidos de reações atômicas e, no mesmo ano, Zewail esteve no Cairo para receber a mais elevada comenda do governo do Egito – Nile Necklace (colar acadêmico do Nilo) entregue pelo presidente Hosni Mubarak.
Reconhecido no mundo inteiro como o “father of femtochemistry”, de grande prestígio nos EE.UU., onde era professor, Ahmed Zewail era membro do conselho consultivo de ciência e tecnologia do governo Barak Obama no período de 2009 a 2013.
Na área acadêmica, centenas de artigos científicos e mais de uma dúzia de livros publicados por Zewail. Era dele a patente de vários dispositivos solares concentradores de energia que ajudam a concentrar a energia do sol para gerar eletricidade, conclui o jornal The Telegraph (edição 8/8/2016).
No Brasil existe baixa utilização da energia solar porque “a política energética na área de geração simplesmente relega esta fonte energética” – [CartaCapital 3/9/2015]  
A ganância em ocupar terras indígenas, no Brasil, favorecem os grupos que dizimam a riqueza nacional, principalmente na floresta amazônica e seus luxuriantes recursos hídricos naturais. Nesse contexto, são erguidas as hidrelétricas, alternativa principal de geração de energia.
Segundo o Portal Brasil – Infraestrutura 2016: “estudos para o planejamento do setor elétrico em 2050 estimam que 18% dos domicílios no Brasil contarão com geração fotovoltaica.”
A energia solar fotovoltaica no Brasil traz benefícios econômicos para as pessoas que possuem casas com instalação dessa energia, tendo a possibilidade de se livrar da conta de luz das empresas fornecedoras.  
Não vemos maior crescimento dessa demanda no setor elétrico. Acreditamos que as empresas distribuidoras da energia elétrica não querem perder um mercado já conquistado com a saída dos consumidores da energia solar. Mas, essas empresas veem a entrada no mercado mundial da China ameaçando-lhes o lugar ou mesmo sendo compradas pelo capital chinês.
A empresa chinesa State Grid, com 1,5 milhão de funcionários, a maior do mundo na área de energia, está no Brasil desde 2000 operando com 7 mil km de linhas de transmissão e outros tantos em construção. O diretor da LCA Consultoria, Fernando Camargo enfatizou que “os chineses são praticamente os únicos com disponibilidade financeira hoje para viabilizar os grandes leilões do governo brasileiro”. Nisto está incluído o setor elétrico nacional. [Revista EXAME – 11/08/2016].
Nos voos da ciência, ficamos a imaginar que não há distância que não pode ser vencida, como no emaranhamento quântico que comprova elétrons que se interagem, até bilhões de milhas de distância, “o que implica alguma forma de comunicação entre eles mais rápido do que a velocidade da luz” [The Telegragh – 19 Aug 2015].
Ahmed Hassan Zewail (1946/2016), o primeiro egípcio – primeiro árabe – a ganhar o Prêmio Nobel de Química  decifrou um enigma que a ciência buscava entender nas reações químicas desdobradas, passo a passo, em escalas de tempo de milionésimos de um bilionésimo de um segundo, graças ao uso de pulsos de laser ultracurtos. [The Telegraph – 8/8/2016].
A pesquisa inovadora do Prêmio Nobel 1999 explica também a forma como o olho humano se ajusta ao escuro, esta é a lanterna que Zewail deixou para o mundo.

www.fernandopinheirobb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário