Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

O CANTO ABSOLUTO

Destinada para coro misto e orquestra, a cantata O Canto Absoluto, do compositor Brasílio Itiberê, inicia-se no movimento allegro festivo (jubiloso como um hino). O intermezzo da música, que se inicia no momento em que surgem as palavras “meu canto universal...”, é vivo, gracioso e jovial.
O movimento allegro festivo é característica do compositor Brasílio Itiberê, como se vê em duas apresentações de pianistas, no Youtube: A Sertaneja – Brasílio Itiberê – Mayra Albano – A Sertaneja op. 15 de Brasílio Itiberê da Cunha – Celso Barrufi Jr.
A letra do Canto Absoluto é do poeta paranaense Tasso da Silveira, filho do poeta simbolista Silveira Neto. Fazemos apenas uma citação: “Canto essencial e profundo e profundo como o das noites referentes de mundos inumeráveis.”
O Canto Absoluto é, em sua essência, um hino triunfal que celebra a alegria de saber da existência do Senhor e evoca momentos jubilosos que nos fazem lembrar a presença da natureza, em suas múltiplas formas e conteúdos que se desenvolvem à nossa frente e seguem em rumo a uma transcendência maior da consciência do planeta que está saindo da terceira dimensão dissociada.
Quanta alegria ao sabermos que estamos no caminho da multidimensionalidade, ou seja, na ascensão de consciência, seremos seres multidimensionais!
Nessa dimensão, não haverá mais dor, separação, engano, simulação, tristeza, pois os pensamentos de todos os habitantes serão identificados por todos os habitantes. A Terra está sendo sacralizada, como falamos anteriormente, quando abordamos assuntos da transição planetária.
Na canção há sentimentos de inocência e de candura como nos pássaros matinais ou mesmo de algo novo igual aos filhotes de pássaros que estão no ninho, sem possibilidade ainda de voar.
O cântico é refrescante como as águas que descem das fontes virgens, nos flancos verdes das montanhas, e se estende pelas vastidões oceânicas e traz a imensidão dos mundos efervescentes que se espalham pela galáxia afora.
A dor do canto que se espalha na Terra não chega a esses mundos de beleza imperecível, a paz é imperturbável, embora o autor busque inspiração que vem dos altos cimos. Ficamos com alegria que existe nas searas e nos jardins.
Em 29 de setembro de 2012, a amiga Alice Assayag Botelho se manifestou a respeito de O Canto Absoluto: “texto que nos transmite muita paz e alegria. Muito lindo.”
Somos gratos pela receptividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário