Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2016

LAGO DOS CISNES


A apresentação do Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, em 3 atos, coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov, numa versão de Konstantin Sergeyev, pelo The Kirov Ballet, sob a direção técnica de Valery Shepovalov, e Kirov Theatre Orchestra conduzida pelo maestro Viktor Fedotov, tendo como violino solo, Alexander Vasilyev e cello solo, Sergei Raldugin, tem no elenco os seguintes bailarinos:

Odette/Odile: Yulia Makhalina – Prince Siegfried: Igor Zelensky – The Princess Regent, Siegfried´mother: Angelina Kashirina – Court Jester: Yuri Fateyev – Rothbart, an evil magician: Eldar Aliyev – The Prince´friends: Larissa Lezhnina e Veronika Ivanova – The Prince´tutor: Vladimir Silakov – Cygnets: Natalia Pavlova, Elvira Krylova, Maya Baturina, Veronika Ivanova – Four Swans: Galina Yablonskaya, Anna  Polikarpova, Tatiana Rusanova, Galina Rakhmanova – Two Swans: Irina Sitnikova, Olga Volobuyeva – Spanish Dance: Yelena Sherstynyova, Vladimir Kolesnikov, Natalya Kopyseva, Maxim Piskevich – Neapolitan Dance: Irina Guseva, Andrei Garbuz – Hungarian Dance – Czardas: Galina Zakrutkina, Andrei Yakovlev – Mazurka: Yelena Bazhenova, Andrei Bugayev, Marina Abdullayeva, Pyotr Stasyunas, Viktoria Lebedeva, Vyacheslav Khomyakov, Nina Borchenko, Gennady Babanin.                     

O emocionante conto de fadas apresenta o príncipe Siegfried, a princesa Odette e suas amigas donzelas transformadas em cisne pelo feitiço de Rothbart, aliás são muitas mulheres-cisnes que só voltam ao estado normal durante à noite.

1º Ato – Cena 1 – um parque perto do palácio de Siegfried. Há comemoração com brindes de bebida. Quando o príncipe ia tomar mais uma taça de vinho, o tutor não permite, mostrando-lhe um livro, ele lhe entrega a taça. Os casais dançam a valsa.

Num gesto de carinho, as bailarinas colocam uma coroa na cabeça do príncipe. Ele retira a coroa da cabeça e a põe na mão esquerda, dançando com o grupo de bailarinas. Quando a mãe dele entra em cena, vê que o filho é querido pelas mulheres, ele, já sem a coroa, vai ao encontro dela e beija-lhe as mãos. Mulheres oferecem flores à mãe do príncipe.

1º Ato – Cena 2 – Ao lado de um lago – Deslizam em águas tranquilas do lago um grupo de cisnes brancos. No cenário um luar esplêndido. Surge o principal tema musical do balé, popularmente conhecido como Lake in Moonlight.

O príncipe pega o arco e a flecha e aponta para um cisne, não atira, apenas faz o colapso da função de onda, atendido, de imediato, demonstrando que o pensamento cria a realidade.

Quando chegamos lá, tudo vazio em termos de mobília. Entramos pela sala vazia a significar que teríamos que organizar tudo dentro da casa, não digo comprar, porque no campo astral não se compra nada, apenas se pensa e tem o que se deseja. Isto está dentro das possibilidades quânticas que, conforme agora exploradas por comercial de televisão, são de infinitas possibilidades. [PÉGASO (XLVI) – 10 de abril de 2016 – blog Fernando Pinheiro, escritor].  

Eis que surge uma bailarina dançando, ele a acompanha, num jogo de caça e caçador. Aproximando-se, ele para e a faz parar num instante em que os olhares se encontram, combinando-os. Em seguida, aparece um grupo de bailarinas, entrando na dança.

Quando começa o adágio, movimento lento da música, surge pas de deux composto pelo príncipe e a pretendida.   Rothbart, usando um manto vermelho e preto, surge demonstrando suas habilidades, pelas mãos dele emanam sutis entrelaçamentos, é magia. Depois do adágio, quatro bailarinas, com as mãos entrelaçadas, fazem a Dança dos Cygnets.

O grupo das dançarinas retoma o bailado, quando termina, aparece o príncipe levantando para o alto a pretendida, quando toma conta da cena o tema central do balé. Ela fica encantada pelo príncipe e lhe dá um beijo, as bailarinas fazem uma roda colocando, no centro, o par dos enamorados, depois saem de cena porque surge o Rothbart fazendo magia: cisnes deslizam pelo lago.

2º Ato – Salão de baile no palácio de Siegfried – O bobo da corte faz um solo de dança, assistido pelo príncipe sentado na cadeira ao lado da mãe. O baile começa com 6 bailarinas, em vestidos finos e longos, a mãe dele o incentiva a dançar com elas, ele aceita, entrando na dança.

A trombeta anuncia a entrada de Rothbart, o mago, e a sua filha Odile, cisne negro, quando eles se retiram, dois casais apresentam a dança espanhola, depois outro grupo de dançarinos a Neapolitan Dance. Em seguida, com muito garbo e beleza, casais de bailarinos fazem a dança espanhola. Na música é o movimento allegro non troppo.

Na dança húngara (Czardas), uma comitiva de 4 princesas acompanhadas por dançarinos, mesmo dançando com os parceiros, elas estavam dispostas a ser a predileta do príncipe, caso a escolha recaísse sobre alguma delas.

A reentrada de Odile (Black Swan) no salão, acompanhada do pai, faz tudo mergulhar na expectativa. O príncipe e Odile se encontram e dançam pas de deux num clima que revela a conquista através da sedução.

No final da dança, o príncipe a escolhe para ser a esposa, pensando que encontrou a sua amada. No plano acima, a imagem de Odette aparece dançando como a dizer que ela está viva, não o esquecendo.   

3º Ato – Ao lado do lago – Odette sente-se triste pela rejeição do príncipe, mas mesmo assim dança para aliviar as dores. O príncipe percebe que foi enganado pelo mago, vai à procura de Odette e ela fica feliz. Vendo o casal dançar, o mago tenta matá-la. O príncipe parte pra cima dele e arranca-lhe uma das asas, eliminando-lhe as forças.

Novamente surge o principal tema musical, de encantadora beleza. Odette fica abatida no chão, sentindo os efeitos do feitiço, mas é socorrida pelo príncipe que a levanta e a faz sentir feliz ao lado dele, no final que termina ambos abraçados, em doce enlevo.

 
www.fernandopinheirobb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário