A apresentação
do Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, em 3 atos, coreografia de Marius Petipa e
Lev Ivanov, numa versão de Konstantin Sergeyev, pelo The Kirov Ballet, sob a
direção técnica de Valery Shepovalov, e Kirov Theatre Orchestra conduzida pelo
maestro Viktor Fedotov, tendo como violino solo, Alexander Vasilyev e cello
solo, Sergei Raldugin, tem no elenco os seguintes bailarinos:
Odette/Odile: Yulia Makhalina – Prince Siegfried:
Igor Zelensky – The Princess Regent, Siegfried´mother: Angelina Kashirina –
Court Jester: Yuri Fateyev – Rothbart, an evil magician: Eldar Aliyev – The
Prince´friends: Larissa Lezhnina e Veronika Ivanova – The Prince´tutor:
Vladimir Silakov – Cygnets: Natalia Pavlova, Elvira Krylova, Maya Baturina,
Veronika Ivanova – Four Swans: Galina Yablonskaya, Anna Polikarpova, Tatiana Rusanova, Galina
Rakhmanova – Two Swans: Irina Sitnikova, Olga Volobuyeva – Spanish Dance:
Yelena Sherstynyova, Vladimir Kolesnikov, Natalya Kopyseva, Maxim Piskevich –
Neapolitan Dance: Irina Guseva, Andrei Garbuz – Hungarian Dance – Czardas:
Galina Zakrutkina, Andrei Yakovlev – Mazurka: Yelena Bazhenova, Andrei Bugayev,
Marina Abdullayeva, Pyotr Stasyunas, Viktoria Lebedeva, Vyacheslav Khomyakov,
Nina Borchenko, Gennady Babanin.
O emocionante conto de fadas apresenta o príncipe
Siegfried, a princesa Odette e suas amigas donzelas transformadas em cisne pelo
feitiço de Rothbart, aliás são muitas mulheres-cisnes que só voltam ao estado
normal durante à noite.
1º Ato – Cena 1 – um parque perto do palácio de
Siegfried. Há comemoração com brindes de bebida. Quando o príncipe ia tomar
mais uma taça de vinho, o tutor não permite, mostrando-lhe um livro, ele lhe
entrega a taça. Os casais dançam a valsa.
Num gesto de carinho, as bailarinas colocam uma
coroa na cabeça do príncipe. Ele retira a coroa da cabeça e a põe na mão
esquerda, dançando com o grupo de bailarinas. Quando a mãe dele entra em cena,
vê que o filho é querido pelas mulheres, ele, já sem a coroa, vai ao encontro
dela e beija-lhe as mãos. Mulheres oferecem flores à mãe do príncipe.
1º Ato – Cena 2 – Ao lado de um lago – Deslizam em
águas tranquilas do lago um grupo de cisnes brancos. No cenário um luar esplêndido.
Surge o principal tema musical do balé, popularmente conhecido como Lake in
Moonlight.
O príncipe pega o arco e a flecha e aponta para um
cisne, não atira, apenas faz o colapso da função de onda, atendido, de
imediato, demonstrando que o pensamento cria a realidade.
Quando chegamos lá, tudo vazio em termos de
mobília. Entramos pela sala vazia a significar que teríamos que organizar tudo
dentro da casa, não digo comprar, porque no campo astral não se compra nada,
apenas se pensa e tem o que se deseja. Isto está dentro das possibilidades
quânticas que, conforme agora exploradas por comercial de televisão, são de
infinitas possibilidades. [PÉGASO (XLVI) – 10 de abril de 2016 – blog Fernando
Pinheiro, escritor].
Eis que surge uma bailarina dançando, ele a
acompanha, num jogo de caça e caçador. Aproximando-se, ele para e a faz parar
num instante em que os olhares se encontram, combinando-os. Em seguida, aparece
um grupo de bailarinas, entrando na dança.
Quando começa o adágio, movimento lento da música,
surge pas de deux composto pelo príncipe e a pretendida. Rothbart, usando um manto vermelho e preto,
surge demonstrando suas habilidades, pelas mãos dele emanam sutis
entrelaçamentos, é magia. Depois do adágio, quatro bailarinas, com as mãos
entrelaçadas, fazem a Dança dos Cygnets.
O grupo das dançarinas retoma o bailado, quando
termina, aparece o príncipe levantando para o alto a pretendida, quando toma
conta da cena o tema central do balé. Ela fica encantada pelo príncipe e lhe dá
um beijo, as bailarinas fazem uma roda colocando, no centro, o par dos
enamorados, depois saem de cena porque surge o Rothbart fazendo magia: cisnes
deslizam pelo lago.
2º Ato – Salão de baile no palácio de Siegfried –
O bobo da corte faz um solo de dança, assistido pelo príncipe sentado na
cadeira ao lado da mãe. O baile começa com 6 bailarinas, em vestidos finos e
longos, a mãe dele o incentiva a dançar com elas, ele aceita, entrando na
dança.
A trombeta anuncia a entrada de Rothbart, o mago,
e a sua filha Odile, cisne negro, quando eles se retiram, dois casais
apresentam a dança espanhola, depois outro grupo de dançarinos a Neapolitan
Dance. Em seguida, com muito garbo e beleza, casais de bailarinos fazem a dança
espanhola. Na música é o movimento allegro non troppo.
Na dança húngara (Czardas), uma comitiva de 4
princesas acompanhadas por dançarinos, mesmo dançando com os parceiros, elas
estavam dispostas a ser a predileta do príncipe, caso a escolha recaísse sobre
alguma delas.
A reentrada de Odile (Black Swan) no salão,
acompanhada do pai, faz tudo mergulhar na expectativa. O príncipe e Odile se
encontram e dançam pas de deux num clima que revela a conquista através da
sedução.
No final da dança, o príncipe a escolhe para ser a
esposa, pensando que encontrou a sua amada. No plano acima, a imagem de Odette
aparece dançando como a dizer que ela está viva, não o esquecendo.
3º Ato – Ao lado do lago – Odette sente-se triste
pela rejeição do príncipe, mas mesmo assim dança para aliviar as dores. O
príncipe percebe que foi enganado pelo mago, vai à procura de Odette e ela fica
feliz. Vendo o casal dançar, o mago tenta matá-la. O príncipe parte pra cima
dele e arranca-lhe uma das asas, eliminando-lhe as forças.
Novamente surge o principal tema musical, de
encantadora beleza. Odette fica abatida no chão, sentindo os efeitos do
feitiço, mas é socorrida pelo príncipe que a levanta e a faz sentir feliz ao
lado dele, no final que termina ambos abraçados, em doce enlevo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário