Páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2016

SEXO & NEURÔNIOS


Segundo Francesco Bianchi-Demicheli e seus colegas da Universidade de Genebra, a falta de desejo sexual na mulher pode ser indicativo de disfunção de certos circuitos neurais, informação publicada pelo jornalista Damien Mascret – Le Figaro – Paris, 13 de fevereiro de 2012. Esta análise foi testada pela ressonância magnética funcional (ação das imagens no cérebro).
Quanta bagagem de detritos mentais foi acumulada ao longo da vida em hábitos que continham a antimatéria (medo, desamor, saudades aflitivas de amores que partiram, sentimentos de culpa que engendram comportamentos depressivos e outros lixos mentais), tudo isso fervilhando em pensamentos, por ser energia, causando circuitos que destroem neurônios! Em consequencia, o sistema imunológico é afetado e a doença se instala de vez [DEMÊNCIA PRECOCE – 07 de setembro de 2014 – blog Fernando Pinheiro, escritor].
Surgem a cada dia no mundo novas formas de relação entre os casais: casamento aberto quando há conivência entre o casal em manter uma relação extra, uma de cada vez, fora do recinto comum em que ambos vivem, poliamor quando essa conivência é mais ampliada no número de parceiros, e o “free pass” (passe livre) para ter amantes, quantos forem possível, ideia surgida na Inglaterra.
A relação do casal está atolada em decepções e burocracia, ela aparenta cansaço de viver junto com ele que tem dependência dela nas decisões familiares. Nick brinca com a Meg com insinuações que levam à intimidade, mas ela reage quando o clima está mais quente. Há uma rejeição nos avanços sexuais do marido. [UM FIM DE SEMANA EM PARIS – 20 de janeiro de 2016].
Aí está a necessidade do auxílio dos amigos, familiares, namorados de épocas distintas que estão impossibilitados de curtir um romance por falta de estímulo, aquela potência do ser chamada por Spinoza ou a libido de Freud, conhecida com maior amplidão entre os sexólogos. [PÉGASO (XXXIV) – 15/10/2015] – blog Fernando Pinheiro, escritor].
Com relação ao amor, somos a favor da manutenção do sentimento que se passa no coração de cada um que está amando, como aconteceu com Nikiya, a bailarina do templo hindu que se manteve fiel a Solor, o guerreiro, mesmo diante da presença do Rajá que arrumou o casamento de Solor com Gamzatti, a filha dele. Investida sexual ela teve, mas a recusou, tudo isto faz parte do balé Bayadère, música de Ludwig Minkus, coreografia de Marius Petipa, encenado em três atos.
Mordida pela serpente, Nikiya retoma a dança em gestos lânguidos, quase a desfalecer. Um minuto depois, ela cai, o sacerdote brâmane ordena com um gesto a todos os convivas  virar de costas, e se aproxima da dançarina, oferecendo-lhe o antídoto contra o veneno em troca de favores de pertencimento. [NIKIYA VARIATION – 27 de maio de 2016 – blog Fernando Pinheiro, escritor] 
Ter muitas mulheres é sinal de prestígio na Índia e na China, brâmane é a casta mais elevada da sociedade hindu. Ela se recusa a tomar o antídoto, levanta-se e, ao recomeçar a dança, cai desfalecida e morre. Quando ela cai no chão, Solor deixa o lugar de honra onde se encontrava, ao lado do Rajá e da filha, e vai ficar junto à desfalecida, com um abraço a mantem junto ao peito. A cena do 2º ato é fechada. [NIKIYA VARIATION].
Assistimos ao surgimento de um novo relacionamento de casais – casamento branco – destituído de união estável, onde se caracteriza a falta de realização de um acervo comum, mútua assistência, e afectio maritalis. Para muitos, sexo e amizade, ou amizade colorida. [CASAMENTO BRANCO – 10 de dezembro de 2012 – blog Fernando Pinheiro, escritor].
O amor fomenta energias que atingem o campo dos neurotransmissores na parte cerebral e repercute nos níveis emocional e corporal, dando equilíbrio a todas as funções orgânicas, inclusive a genital. A mulher tem o direito de viver a sexualidade [ALÉM DA LOUCURA – 3 de novembro de 2015 – blog Fernando Pinheiro, escritor].
Quando uma pessoa cria, com o pensamento, a dopamina, uma substância que faz a conexão de algumas vias neuronais, não há nenhuma possibilidade de surgir a esquizofrenia ou outra doença mental. Há outras substâncias: endorfina, serotonina. [ASYLUM – 19 de maio de 2014 – blog Fernando Pinheiro, escritor].
Em frequência de onda revestida de incerteza e de desencantos há uma predisposição orgânica para uma disfunção que atinge a célula, depois o órgão, instalando a doença. A saudade pode ser benéfica ou maléfica (dualismo humano) dependendo como a encaramos. No primeiro caso, há um doce enlevo encantando-nos a alma, o coração, o nosso ser profundo que emerge para resplandecer a luz. [EN ARANJUEZ CON TU AMOR – 7 de outubro de 2014].
Vale transcrever as palavras sábias do tribuno Divaldo Pereira Franco que menciona a atuação de Jesus junto aos doentes, contidas na crônica NUDEZ VIOLENTADA – 6 de maio de 2014 – Fernando Pinheiro, escritor:
“Ele sempre interrogava para criar essa empatia do doente que desejava porque ao desejar havia uma interrelação psicofísica em que os neurônios cerebrais produziam fótons que eram absorvidos pelo sistema nervoso central transferidos a glândulas endócrinas e repassados ao sistema imunológico pela força do pensamento.” (1)
(1) DIVALDO PEREIRA FRANCO – A Transformação do Homem na Era da Regeneração, link no Youtube, publicado em 05/07/2013 – palestra proferida ao ensejo da realização do I Congresso Espírita Alagoano.
Os circuitos do desejo sexual no cérebro estão sendo localizados e decifrados pela comunidade científica. A recomendação dos sexólogos aos pacientes é tentar recordar lembranças amáveis que tiveram no tempo em que estavam mais ligados na relação íntima, fazendo despertar em cada um deles a confiança e a tranquilidade do momento em que ambos estão vivendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário