Páginas

domingo, 22 de maio de 2016

PAQUITA


Paquita é um balé, apresentado em 2 atos, bem alegre, com exotismo da Espanha, narra a história de uma cigana que salva a vida de Lucien, filho do comandante d´Herville,  numa tentativa de assassinato realizada por Don Lopez de Mendoza, governador da província de Zaragoza.

O balé Paquita tem o livreto de Pierre Foucher e Joseph Mazilier, com adaptação e coreografia de Pierre Lacotte, depois de Joseph Mazilier e Marius Petipa. A música é de Edouard-Marie-Ernest Deldevez e Ludwig Minkus, versão realizada por David Coleman.

No primeiro Ato, a cena se desenvolve numa praça pública onde é inaugurado a placa em homenagem a Charles d´Herville, irmão do general, assassinado em 25 de maio de 1795 pelas tropas de Napoleão Bonaparte.

Comparece ao evento a alta sociedade local que recebe a comitiva do governador, acompanhado da filha Dona Serafina, o comandante d´Herville e filho. Os soldados, após dar o último retoque na placa comemorativa, iniciam uma dança, sob os olhares das donzelas. Quando eles acabam de dançar, as moças entram em cena. Com sorrisos abertos, o casal de noivos Lucien e dona Serafina se ajunta ao grupo de dançarinas e começam a dançar. Encerrada a dança, eles se retiram.

Entra no recinto a cigana Paquita acompanhada de suas amigas, os homens conduzindo uma carroça se aproximam e armam uma tenda. Em seguida, surge Indigo acompanhado de seus amigos ciganos.

Ele dança com Paquita, incumbe a ela a tarefa de passar o pandeiro (passar o pires para arrecadar dinheiro) entre os participantes da festa, mas ela não aceita, ele faz gesto de batê-la, mas ela, com jeito sedutor, acaricia-lhe a face e o pescoço, faz com ele desista da ordem. Então, ele se afasta. 

Em seguida, entra um grupo de mulheres ciganas trazendo um pandeiro em suas mãos, dançando. À frente, está Paquita fazendo despertar a atenção de Lucien que se comove ao se aproximar. O cigano pega o retrato que está no vestido de Paquita e se retira, Lucien vendo isto, diz a ele devolver o retrato a Paquita, é quando o governador se aproxima e pede para Lucien, noivo da filha dele, não se meter nesse negócio. Ele se retira saudando Paquita que corresponde à saudação.

Em momentos distintos, Paquita e Lucien fazem uma dança solo. Quando Lucien termina o solo dançante, está ao lado de Paquita que sorri pra ele, encantada, mas o governador intervém nessa aproximação e o convida a voltar para o lugar onde está Dona Serafina.   

A dança prossegui, agora estão juntos Lucien e Paquita, surge um clima de namoro. Nesse momento, surge o governador conversando com Indigo arquitetando um plano de morte, no gesto que faz com a mão passando no pescoço.

Entrando pelos fundos da casa, disfarçado numa máscara, o governador combina com Indigo a forma de matar Lucien. Indigo mostra-lhe uma garrafa de narcóticos. Ao sair o governador, Indigo cobra-lhe o pagamento do crime, recebendo um pacote de cédulas. Indigo contrata os bandidos para matar Lucien, dando a eles algumas moedas. Paquita presencia tudo. Indigo a ameaça com gestos: se contar, corto-lhe o pescoço.

No jantar preparado por Paquita, ela derruba os pratos, atraindo a atenção de Indigo que vai ajuntar os cascos, no momento em que ele está de costas, ela troca de copos. Eles tomam a bebida.

Paquita diz a Lucien aguardar um pouco, pede pra ele fazer que está dormindo. Quando Indigo vai pra cima dele com o punhal, sente tonteira e cai sonolento. O casal sai da casa e, quando os bandidos chegam para matar Lucien não o encontram mais.

No segundo Ato – Recepção no palácio do general d´Herville, onde comparece a alta sociedade de Saragoza, prestigiada pela presença do governador e a irmã dele, Serafina, noiva de Lucien. Os anfitriões, marido e mulher, dançam, como também o governador e a irmã dele.

No intervalo da dança, surge Paquita, acompanhada de Lucien, denunciando o governador como mandante do crime visando atingir Lucien, salvo por ela. Envergonhado, o governador se retira. No salão, Paquita vê o retrato do general Charles d´Hervilly, pintado a óleo, o mesmo do medalhão que ela usa para lembrar-lhe o pai. Sensibilizada, ela o mostra aos convidados.

As danças alegres prosseguem sem nenhum incidente para o regozijo de todos presentes no salão de festas. O casal Paquita e Lucien dançam nesse clima de alegria. Os convidados participam da festa conduzida pelo general d´Hervilly.

Dentre as inúmeras apresentações do balé, destacamos a realizada no Palais Garnier pela Opera National de Paris, dirigido por Hugues R. Gall, a diretora de dança, Brigitte Lefèvre, a diretora da l´Ecole de Danse, Claude Bessy, com a participação da Orquestra Ópera Nacional de Paris, sob a direção do maestro David Coleman, decoração e costumes de Luisa Spinatelli, maïtre de ballet, Patrice Bart e script de Jocelyne Rivière.

No elenco os artistas: Agnès Letestu (Paquita, uma jovem cigana), José Martinez (Lucien d´Hervilly), Karl Paquette (Inigo, chefe dos ciganos), Béatrice Martel (Dona Serafina, noiva de Lucien), Richard Wilk (comandante d´Hervilly, pai de Lucien), Céline Talon (mulher do comandante), Jean-Marie Didière (Don Lopez de Mendoza, governador de Saragoza), Isabelle Claravola, Murielle Hallé, Aurélia Bellet, Marie-Solenne Boulet, Miteki Kudo, Muriel Zusperreguy, le grand pas, o Corpo de Baile e Primeiros Dançarinos de l´Opéra National de Paris.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário