Páginas

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

QUEM SENTIU

As imagens do pensamento têm plasticidade e criam semelhanças com o nosso mundo íntimo, tarde de sol tem contraste com a alma nublada revelando sentimentos, assim a canção Quem Sentiu, de Roberta Miranda, inicia em sonoridade melodiosa de um samba.
O contraste prossegue revelando a madrugada transbordando saudade, surgindo a dor. Admiradas por todos nós, a lua e as estrelas enfeitam a rua jorrando a beleza sonhadora.
A canção questiona que tipo de amor está rolando entre ambos, pois há um parodoxo no amante que diz amar a amada e ao mesmo tempo mandando ela circular. Ela lança um olhar no espelho e vê o brilho de seus olhos e acha solução para o seu caso: se quiser continuar assim tem que esquecer quem lhe esquece.
Como a vida está fulgurante em seu caminho, ela usa outra imagem ideoplástica: “não se brinda com uma taça se a outra quebrar.” Seus pensamentos estão na virada de mesa, sem ter a necessidade de quebrar a casa. Há uma contenda entre ambos, ela identifica nele um roubo de seu tempo, de sua juventude revestida de belos encantos e suplica-lhe não mais ferrar a sua vida e declara que o ama em inglês.
Ela pode desaparecer da vida dele como uma gaivota, sem entrar em fossa, mas confirma para ele o sentimento que lhe vai pela alma adentro. O estribilho da canção soa forte: “para de ferrar a minha vida, stop I love you.”
Não é a guerra dos sexos, pois os sexos se atraem e se curtem aos extremos, é a guerra do ego que oscila nas polaridades que denotam diferenças brutais, em profunda contrariedade. Os desníveis comportamentais correm nessa oscilação, variando sempre em circunstâncias que surgem no confronto das personalidades, até mesmo os apelos religiosos, onde são admirados por cada um, podem estar incluídos nesta questão.
Mas o grande vetor desse confronto é a separatividade que já existe antes mesmo que ambos se conhecessem, pois faz parte da consciência planetária dissociada, que todos absorvem, pelo estilo de vida comum a todos. A egrégora que revela o ladrão assaltando pessoas é a mesma que os namorados sentem ao serem explorados não apenas financeiramente mas emocionalmente falando.
A liberdade é fundamental no relacionamento de casais e ninguém pode prender ninguém mesmo que lhe oferecesse muitas melancias ao mesmo tempo ou esporadicamente, de vez em quando, pois é sabido que ninguém come uma melancia sozinho, de uma vez só, há comensais se aproveitando desse ágape.
No Programa Fátima Bernardes – 26/7/2013, na TV Globo, a cantora Roberta Miranda disse que esta música faz parte de um projeto de pesquisa que culminou com o lançamento do CD Roberta Miranda - 25 anos ao vivo em estúdio (Discografia). O público da internet também participou dessa seleção de 18 músicas entre 400 já gravadas por ela no decorrer de sua carreira artística.
Há também um vídeo no Youtube em que aparece a cantora Roberta Miranda cantando ao lado de Alcione, a diva da música brasileira, num acompanhamento musical excelente. Gostei muito desta gravação. Renovo o meu amor por Roberta Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário