Páginas

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O BEIJO DA LINDA


Preliminarmente, vale salientar que os três sintomas que denotam a presença do Autismo, segundo o médico Dráuzio Varella, são os seguintes:
a) inabilidade para interagir socialmente;
b) dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;
c) padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
Na novela Amor à vida, levada ao ar pela TV Globo, há uma cena em que Rafael (Rainer Cadete), advogado do Hospital San Magno, e Linda (Bruna Linzmeyer), portadora do síndrome de asperger, um tipo de Autismo mais brando, são fotografados, pela irmã Leila (Fernanda Machado), se beijando em praça pública, a iniciativa é da moça que recebeu estímulo da irmã.
O personagem Rafael, que passa ao público o devotamento à pessoa amada que não mede esforços para a conquista se afirmar a cada vez mais, nesta cena entra em maus lençóis, quando é denunciado por Neide (Sandra Corveloni), mãe da Linda, com a acusação de que ele seduziu uma incapaz. Houve apenas um beijo, um beijo puro na opinião do rapaz.
Na discussão em casa, Amadeu (Genésio de Barros), marido da Neide, disse que a Linda tem o direito de aproveitar a vida que Rafael lhe está dando. Ao entrar em casa, o irmão dela, Daniel (Rodrigo Andrade) se revolta com o que está acontecendo e expulsa Rafael, desferindo-lhe um soco no rosto.
A acusação de Neide ganha as ruas e chega a Delegacia, onde o delegado disse que o Rafael será indiciado em processo que terá continuidade no Ministério Público. Logo em seguida, os investigadores de Polícia estão no local de trabalho de Rafael e lhe ordena prisão pelo crime de sedução de incapaz no momento em que Eron (Marcello Antony) se apresenta como advogado.
Segundo a informação da OMS - Organização Mundial de Saúde de que existem no mundo 340 milhões de pessoas depressivas e em 2020 o número se elevará para 400 milhões, por causa de 3 fatores: solidão, ansiedade e medo. Em cada grupo de quatro pessoas, uma tem algum tipo de distúrbio mental, assim é o mundo em que vivemos.
A pessoa pode estar bem de saúde hoje, mas se tomar as drogas lícitas, em grande quantidade, por recomendação médica e controle farmacêutico das receitas, pode vir em pouco tempo a ser uma pessoa incapaz para o relacionamento amoroso. É que o entorpecimento virá com esses remédios que colocam o paciente a ficar dependente.
Na crônica SÍNDROMES – 27 de junho de 2013 – Blog Fernando Pinheiro, escritor, abordamos o tema dessa personagem, iniciada da seguinte forma: “Toda pessoa precisa de independência, mesmo sendo autista", disse o psiquiatra Renan, papel do ator Álamo Facó, referindo-se à asperger Linda, personagem interpretada pela atriz Bruna Linzmeyer na novela Amor à Vida da TV Globo.
A INTERNAÇÃO DE PALOMA – 5 de setembro de 2013 - A nossa contribuição nessa área se estende nas crônicas publicadas no referido blog: A Cura – 13 de fevereiro de 2013 – Tapete – 23 de fevereiro de 2013 – O Jogo Social – 25 de fevereiro de 2013 – Os Domínios da Psiquiatria – 27 de fevereiro de 2013 – O Desmame – 28 de fevereiro de 2013 - O Paciente e o Meio – 1 de março de 2013 – O Mundo de Morfeu – 10 de março de 2013 – Paisagens Íntimas – 14 de março de 2013 - Comparsas – 15 de março de 2013 – O Fim da Psiquiatria – 29 de março de 2013 – Internação Involuntária – 28 de maio de 2013 – A Fuga – 3 de junho de 2013 - Síndromes – 27 de junho de 2013 – O Retorno – 28 de junho de 2013 – O Retorno II e III – 8 e 16 de agosto de 2013.
Considerando que os planos de saúde não têm prestígio no consultório psiquiatra, que abordamos anteriormente, vale ressaltar a opinião de Adriana da Cunha Leocádio, membro da Organização Mundial da Saúde (OMS), no que diz respeito à personagem Linda, na novela Amor à Vida: “o que mais me preocupa é constatar o abandono por parte dos planos e seguros de saúde no que se refere ao tratamento multidisciplinar para essas pessoas.”
O apelo religioso à egregóra da Virgem, a maior egrégora de Gaia depois da luz crística, é um recurso fabuloso aos pacientes e familiares e amigos de pacientes, pois a luz desperta o enflorescer de nossa beleza íntima.
Na canção Ave-Maria, na voz do cantor goiano Lindomar Castilho, há um recrudescimento à devoção de quem esteve por muito tempo ausente, o canto é destinado ao público em geral e não particularmente a ninguém e finaliza com um apelo: “te peço que não que não termines nosso amor... nosso amor, nosso amor... Ave Maria”.
Não pode haver rompimento de um amor, isto só acontece na consciência dissociada planetária, onde a separatividade é uma característica marcante, nos mundos felizes tudo se interliga e o amor é o grande vetor dessa união.

Nenhum comentário:

Postar um comentário