Páginas

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

SEM COMPROMISSO

Lançada em 1974, pela gravadora Philips no LP “Sinal Fechado”, a música Sem Compromisso, de Geraldo Pereira e Nelson Trigueiro, foi gravada por Chico Buarque. Há um vídeo no Youtube onde se vê a apresentação do cantor ao lado de Tom Jobim, nome do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, antigo Aeroporto do Galeão.
Na letra da música um casal foi à gafieira para dançar, ele diz que ela só dança com o outro e ela responde que é sem compromisso, ele rebate: “É bom acabar com isso, não sou nenhum Pai-João, quem trouxe você fui eu, não faça papel de louca, pra não haver bate-boca dentro do salão.” O Pai-João é uma referência à casa da mãe-joana, onde todos fazem o que querem.
O relacionamento de casais na densa dimensão trina em que todo o planeta Terra está envolvido, é sempre assim dentro das polaridades medo e amor condicional. A consciência planetária na 3ª dimensão trina vem ocorrendo há 52.000 anos, como temos dito anteriormente.
Aliás, tudo está envolvido nessa dimensão planetária: sistemas de governo, políticas partidárias, apelos religiosos, uniões familiares, negociações de comércio, tudo enfim, caindo nas polaridades do medo e do amor condicional. Todo o sofrimento humano decorre disso.
O medo e o amor condicional, em extremidades opostas, tem uma similariedade profunda que se mantem alimentada em todos os percursos da vida humana. O apelo religioso criou polaridades: deus e o diabo, nessa mesma disposição que condiciona o amor em forma de recompensa e o medo que aprisiona. No entanto, somente o amor incondicional liberta.
No casamento, no namoro ou mesmo numa simples ida acompanhada à gafieira para dançar samba, cria o medo e o amor condicional porque são tão intimamente ligadas um ao outro que um se alimenta de outro, ora se há alimento há duração de vida ou sobrevida.
Há namoros que nem existem, basta alguém que seja admirado por outrem e que haja um cumprimento social, há uma imaginação ilusória de que está namorando quem lhe cumprimentou.
E toda a insinuação que pode acontecer na imaginação de quem voa, nesse plano de voo, se converte em ilusão que irá lhe trazer, diante dos fatos reais, aborrecimentos e tristeza. É difícil dizer a essas pessoas que ninguém namora sozinho ou de longe onde não há nenhuma possibilidade do encontro pessoal. O encontro virtual, na internet, não substitui o encontro pessoal.
Na letra da canção, a moça dá a entender que não tem nada a haver com o acompanhante que lhe trouxe ao salão de festa, e sai dançando com o outro, contente e feliz, mas ele acha que ela tem compromisso com ele, é mole? No entanto, o título da música diz tudo: Sem Compromisso.
O apego a um libertador traz um certo conforto emocional porque o exemplo é ainda o melhor ensino mas, sem a participação individual, ninguém pode sair dessa teia de aranha, simbolizada pela consciência planetária que está indo embora, sem ter a potência do ser, o nosso ser profundo, em ação.
Muito cuidado com o que adicionamos em nossa vida, curtir um simples evento, pois tudo será usado contra nós no desespero de quem busca concretizar a ilusão de que não participamos, pois um ligeiro pensamento pode nos ligar a situações que escolhemos ter a experiência.
O único recurso à nossa disposição é o amor incondicional, quem não o compreender não será nossa a incompreensão.
Não seremos nenhum Pai-João, seremos apenas nós mesmos na transição planetária que está ocorrendo a passos de galope.

Nenhum comentário:

Postar um comentário