Páginas

domingo, 29 de dezembro de 2013

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO

Nos idos de 1920, o maestro e compositor Heitor Villa-Lobos escreveu, entre tantas outras partituras, 8 peças musicais para canto e orquestra, que compõem o ciclo Epigramas Irônicos e Sentimentais, com a letra do poeta Ronald de Carvalho (1893/1935), discriminadas abaixo:
I - Eis a vida; II - Inútil epigrama; III - Sonho de uma noite de verão; - IV - Epigrama; - V - Perversidade; - VI - Pudor; VII - Imagem; VIII - Verdade.
Apresentamos, a seguir, o terceiro epigrama indicando os movimentos musicais e a letra pertinente:
III - Sonho de uma noite de verão
Calmo (profundo), semínima: 54, poco rallentando, um pouco mais (semínima: 72), lento (semínima: 40), pianíssimo, medianamente forte, pianíssimo, diminuindo, andantino (semínima: 76), com surdina, pianíssimo, muito lento, da capo (como no primeiro movimento), diminuendo poco e rallentando.
"Louca mariposa bate na vidraça, vem da noite enorme, vem da noite morna, cheia de perfumes... Fora tudo dorme... que silêncio enorme. Rodam pelas moitas leves vaga-lumes. Louca mariposa bate na vidraça... Como as horas fogem, como a vida passa..."
Vale salientar que a soprano lírico Cláudia Riccitelli interpreta esta música acompanhada ao piano por Nahim Marun. No YouTube podem ser encontradas ainda outras interpretações da soprano, sendo que na Embaixada do Brasil em Roma, nos idos de 2008, interpretou Bachianas, de Villa-Lobos, conduzido pelo Maestro Silvio Barbato, meses depois, no dia 1° de junho de 2009, desaparecido nas águas do Oceano Atlântico, durante o voo 447 da Air France.
Para não ser lembrado apenas como nome de rua no bairro de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, reproduzimos, abaixo, as palavras do escritor maranhense Tobias Pinheiro, proferidas em 09.12.1998, a respeito de Ronald de Carvalho, ao ensejo da realização, em 07 a 11.12.1998, do II Seminário Banco do Brasil e a Integração Social, organizado pela Academia de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil, sob a presidência do escritor Fernando Pinheiro:
"... esse homem que, aos 20 anos, estreava com Luz Gloriosa, onde, no dizer de Graça Aranha, "todo o dinamismo brasileiro se manifesta em uma fantasia de cores, de sons e de formas vivas e ardentes, maravilhoso jogo de sol que se torna poesia".
Príncipe dos Prosadores Brasileiros, jornalista, diplomata, secretário da Presidência da República (governo Getúlio Vargas), Ronald de Carvalho morreu jovem aos 41 anos de idade, em 15 de fevereiro de 1935, vítima de acidente de carros, numa época em que, segundo o poeta Tobias Pinheiro, nem os bêbados morriam atropelados.
Seguindo a tradição maranhense pela poesia, desde Gonçalves Dias a Tobias Pinheiro, tivemos o nosso "Sonho de uma noite de verão", quando morávamos no bairro de Santa Tereza, na cidade do Rio de Janeiro, à época, mergulhado na mesma atmosfera poética de Ronald de Carvalho, musicada por Villa-Lobos:

Voo rasante, entrando pela janela
A borboleta surge em movimentação
Constante na suíte de casal. Eu e ela
A sós, um encontro de grande emoção.

Aterrissando na cama suas asas finas,
Coloridas, relembrando aquele avião
Inglês, a caminho das ilhas Malvinas,
Retido no Galeão, carregando munição.

Emocionado pela breve visita noturna,
Peguei um papel branco e fiz uma urna
E, longe de qualquer sinal de maldade

Recolhi, com carinho, a borboleta feliz
Que, com tanto amor, tanto me quis
E, logo, dei-lhe a merecida liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário